****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

NBA | Top 10 Jornada 30/Janeiro

Juniores B | Antevisão da Fase Final

Começa amanhã no Pavilhão Capitão Adriano Nordeste em Ílhavo a  Fase Final  de Sub18 Masculinos momento alto nesta primeira parte da época porque definirá o campeão distrital da temporada 2012/2013 e a segunda equipa que se apurará para a disputa do Campeonato Nacional. Preve-se uma das mais disputadas  fases finais dos últimos anos com qualquer uma das quatro equipas participantes a poder optar pelo título, tal o equilibrio que tem prevalecido ao longo da época. A Ovarense tentará recuperar um título que lhe tem sido esquivo nas últimas épocas, uma vez que não consegue vencer o Campeonato Distrital desde a época 2006/2007.
As fases finais são competições concentradas onde normalmente existe muita pressão com jogos muito competitivos o que por vezes pode facilitar as surpresas. Basta uma má noite para estragar o trabalho de toda uma época pelo que é muito importante manter altos indices de concentração e uma atitude muito forte para poder lutar pelo melhor resultado em todas as partidas. Embora seja importante considerar o histórico de jogos entre as diferentes equipas ao longo da época, a prova está claramente em aberto para qualquer um dos conjuntos participantes até porque agora tudo começa de zero e o passado na temporada já não conta para nada
 
A equipa vareira irá estrear-se amanhã sexta-feira pelas 22h15 diante do Galitos. Será um confronto interessante em que se defrontarão a melhor defesa do campeonato (Ovarense) contra o melhor ataque (Galitos) num jogo que se prevê muito intenso e em que provavelmente não haverão grandes diferencias pontuais no final dos quarenta minutos. Ambas equipas dividiram na sua serie particular em jogos muito renhidos  em que os pequenos detalhes foram importantes para decidir o vencedor. O nosso adversário é claramente uma equipa muito competitiva, com alguns jogadores que reunem grande experiencia competitiva e que gosta de jogar um basquetebol ofensivo, muito rapido, que alterna bem o jogo interior com o lançamento exterior.  Contudo a equipa aveirense tem sido ao longo da temporada uma equipa algo irregular em todos os processos do jogo alternando bons momentos com outros menos conseguidos a nivel ofensivo e sofrendo a espaços nos jogos de lapsos na concentração defensiva.
Para superar este primeiro passo será necessario manter altos niveis de concentração desde o arranque do jogo, pelo trabalho colectivo, pela coesão defensiva e pela paciencia na gestão das posses de bola. Será também fundamental não entrar relaxados nem com excessos de confiança e triunfalismos. A nossa humildade e o nosso espírito de equipa, a nossa intensidade e a nossa concentração deverão ser também primordiais para podermos levar de vencida este primeiro adversário e conseguir assim aproximarnos dos nossos objectivos.

Não deixes de apoiar a tua equipa no inicio da Fase Final Distrital esta sexta-feira pelas 22h15 em Ílhavo.

NBA | Top 5 Jornada 29/Janeiro

Juniores B | Infografia Fase Final Distrital

Fundamentos Tácticos | Correr o contra-ataque, utilizar bem os corredores

Motivação | Acreditar e Iutar até vencer

Citações Grandes Treinadores

"Quando uma equipa talentosa consegue ter confiança e combina isso com instinto, ousadia e esforço, então ela está pronta para lutar pelo sucesso".

Pat Ryley - Treinador NBA

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

NBA | Top 10 Jornada 28/Janeiro

Juniores B | Definidos os Árbitros presentes na Fase Final Distrital

Motivação antes da Grande Final: Na união como equipa está a nossa força

Citações de Grandes Treinadores

"Há sempre a motivação de querer ganhar. Todo mundo tem isso. Mas um campeão necessita, para além de querer ganhar de ter um extra na sua atitude, na sua concentração e no seu espírito combativo em campo".

Pat Riley - Treinador NBA

Juniores B | Ovarense supera com éxito último teste antes da Fase Final

A Ovarense superou com exito o seu derradeiro teste antes da Fase Final Distrital ao encerrar esta segunda-feira a sua participação na 2ª Fase do Campeonato Distrital com uma vitória diante do CP Esgueira por 74-70 numa partida em atraso correspondente a 13ª jornada da competição e que foi jogada em Ovar devido a impossibilidade que a equipa de Aveiro tinha de usar o seu pavilhão. Num jogo em que quase sempre estivemos na frente do marcador, a equipa vareira acabou por sofrer muito nos últimos instantes para levar de vencida um adversário que mesmo limitado no número de atletas disponiveis para o desafio se mostrou sempre organizado, muito motivado e com excelente atitude ao longo dos quarenta minutos.


Terceira partida em quatro dias para os vareiros que fizeram uma razoavel exibição em termos ofensivos mostrando boa dinamica no ataque, agressividade na tabela ofensiva e segurança nas transições. Em contraste, a equipa esteve algo desinspirada em defesa, mostrando-se algo lenta e macia, adoecendo de alguma falta de coesão e de espirito colectivo nas ajudas e de alguma desconcentração na leitura dos movimentos ofensivos do adversário.

Num jogo que foi endurecendo consoante passavam os minutos, os vareiros estiveram quase sempre na frente do marcador mas talvez pelo desgaste acumulado ao longo desta última semana de competição acusaram alguma perda de ritmo nos últimos quatro minutos que permitiram que os visitantes regressasem ao jogo em boa parte graças a concretização desde a linha de lance livre (13 pontos nos últimos dez minutos) e ao acerto desde a linha de três pontos. Contudo a nossa equipa soube reagir bem a todos os problemas que surgiram nos derradeiros instantes para assegurar a décima vitória na prova e conseguir o segundo lugar da classificação nesta fase da competição. Destaque positivo para o facto de todos os atletas intervinientes na partida terem concretizado pontos e para o bom espírito mostrado pelos atletas nos momentos mais complicados na partida, onde revelaram união, determinação e fortaleza mental para superar todas as adversidades que foram surgindo nos instantes finais. Destaque negativo mais uma vez para a arbitragem que mostrou alguma prepotencia na gestão da partida sendo connivente com algumas situações de jogo violento, acabando por lamentavelmente tornar-se na protagonista de uma partida em que os atletas de ambas equipas pela sua entrega ao jogo mereciam melhor.


Resta-nos agora trabalhar esta semana com dedicação e concentração a tope para preparar da melhor forma possivel a nossa participação na Fase Final Distrital, ponto alto desta primeira metade da época. A equipa agradece todo o apoio e carinho de quem a acompanhou neste desafio. Próxima partida, sexta-feira dia 01 de Fevereiro pelas 22h15 na primeira jornada da Fase Final em Ílhavo diante do Galitos.

Juniores B | Cartaz Oficial da Fase Final Distrital

Fase Final Distrital Sub18 Masculinos | O palco dos Jogos



A sede da Fase Final Distrital de Sub18 Masculinos da época 2012/2013 é o Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste, situado na Avenida 25 de Abril, na cidade de Ílhavo. É uma instalação dedicada a pratica do basquetebol e que acolhe todos os jogos das diferentes equipas da formação do Illiabum clube assim como também a equipa sénior que participa no Campeonato da Proliga.

 Para quem quiser assistir "in loco" aos jogos as coordenadas GPS são:

Coordenadas decimais: 40.60338, -8.671026
Coordenadas DMS: 40° 36' 12" N 08° 40' 16" W

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Juniores B | Estatísticas jogo vs o CP Esgueira dia 28/Janeiro

Juniores B | Calendário Definitivo da Fase Final

Motivação | Defender, Defender até vencer

Hábitos Vencedores | Team Work e Espírito de Equipa

"Isto é um jogo de equipa e um homem só não vence, nem perde sozinho. No final, normalmente, ganha a melhor equipa."

Wilt Chamberlain - Mítica estrela da NBA

Campeonato Distrital | Classificação Final 2ª Fase


Com a disputa esta segunda-feira do CP Esgueira-Ovarense ficou concluída a 2ª Fase do Campeonato Distrital de Sub18 Masculinos. A vitória dos vareiros permitiu-lhes alcançar o segundo lugar na classificação atrás somente do Illiabum que carimbou o apuramento directo para o Campeonato Nacional e garantiu a organização da Fase Final Distrital que se irá disputar no próximo fim de semana de 1 a 3 de Fevereiro. As outras duas equipas que se apuraram para a Final 4 foram o Galitos e a AD Sanjoanense. Sendo assim, na abertura da prova que se disputará na sexta-feira e que aguarda  ainda pela confirmação dos horários, irão defrontar-se a primeira hora o Illiabum vs a AD Sanjoanense enquanto que logo depois chocarão a Ovarense e o Galitos.

Na parte baixa da tabela a Oliveirense conseguiu finalmente ultrapassar o CP Esgueira e ficar em sexto lugar enquanto que o Brandoense não conseguiu vencer nem por uma única vez na prova.

NBA | Kyrie Irving e Tony Parker são eleitos melhores da 13ª semana


A NBA anunciou na tarde desta segunda-feira que os bases Kyrie Irving (Cleveland Cavaliers) e Tony Parker (San Antonio Spurs) foram escolhidos os melhores jogadores da semana nas conferências Leste e Oeste, respectivamente. A votação compreendeu o período de 21 a 27 de janeiro.

Irving comandou os Cavs em uma semana invicta, com três vitórias. Neste período, o base acumulou médias de 35.6 pontos, 4.0 rebotes, 4.0 assistências e 61.2% de aproveitamento nos lançamentos de campo. No último sábado, ele converteu uma cesta de três pontos faltando menos de um segundo para assegurar o triunfo por 99 a 98 contra os Toronto Raptors.

Já Parker liderou os Spurs a vitórias nos quatro compromissos da semana, com 24.5 pontos, 9.5 assistências e 60% de acerto nos arremessos tentados. Sua melhor actuação aconteceu contra os New Orleans Hornets, na última quarta, quando marcou 24 pontos e distribuiu 13 passes decisivos.

Outros nove jogadores foram citados na votação desta semana: Josh Smith , Kyle Korver (Atlanta Hawks), Ty Lawson (Denver Nuggets), Blake Griffin (Los Angeles Clippers), LeBron James (Miami Heat), Ersan Ilyasova (Milwaukee Bucks), Ryan Anderson (Hornets), Kevin Durant (Oklahoma City Thunder) e Nicolas Batum (Portland Trail Blazers).

NBA | Top 10 Jornada 27/Janeiro

Juniores B | Ovarense fecha Fase Regular com Vitória

Citações de Grandes Treinadores

"Trabalho, cooperação e sacrifício são imprescindíveis para que haja espírito de equipa."


Lolo Sainz - Treinador Espanhol

Juniores B | Vasco da Gama Campeão no Porto

A equipa do Vasco da Gama sagrou-se no passado fim de semana , sem surpresa, Campeã Distrital da Associação do Porto. Depois de uma Fase Regular sem derrotas os vascainos não se deixaram perturbar pelo favoritismo anticipado e conseguiram sempre impor o seu jogo, através de um domínio claro das tabelas e da boa percentagem de lançamento exterior dos seus “atiradores”. Por outro lado, a capacidade evidenciada em manter um elevado ritmo constante, acabaria por lhes render maiores dividendos, particularmente nas segundas partes dos jogos.

GDB Leça, Guifões SC e Dragon Force Basquetebol também se qualificaram para a Fase Zonal do Campeonato Nacional. No cinco ideal da prova estiveram três jogadores dos novos campeões distritais: Guilherme Sequeira, Nuno Ferreira e João Guimarães, Francisco Santos do Guifões SC e João Lucas do Dragon Force. o MVP da Fase Final foi o vascaino Nuno Ferreira.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Campeonato Distrital | Resultados

Quando ainda faltam por actualizar alguns resultados a semana final do Campeonato Distrital de Sub18 masculinos fica marcada pela confirmação do  grande equilíbrio imperante durante toda a disputa da prova. Com o Illiabum já garantido no 1º lugar ficavam ainda por definir a classificação final da fase que irá permitir fazer o alinhamento dos jogos para a final 4.

O Galitos assegurou no mínimo o terceiro lugar depois de vencer este domingo a Sanjoanense que sofreu a sua quinta derrota na competição. Agora são dois os cenários que ficam em aberto para o jogo de amanhã que a nossa equipa irá disputar diante do CP Esgueira. Se a Ovarense vencer ficará em 2º lugar com record de 10-4 igual que o Galitos mas com vantagem no confronto directo. Se perdermos o jogo ficaremos em 4º com record de 9-5 igual que a Sanjoanense mas em desvantagem no confronto directo o que automaticamente nos levará a fazer o primeiro jogo da prova diante do anfitrião, o Illiabum.

Juniores B | Ovarense regressa às vitorias

A Ovarense regressou às vitórias este sábado depois de derrotar a domicilio a Oliveirense por 30-49 em jogo a contar para a 14ª jornada da segunda fase do Campeonato Distrital de Sub18 Masculinos. Os vareiros que dominaram sempre a partida mas que se mostraram muito oscilantes ao longo dos primeiros trinta minutos, só poderam consolidar o triunfo graças a um bem conseguido último quarto em que finalmente fugiram no marcador.


A Ovarense deslocou-se até Oliveira de Azeméis consciente de que este desafio chegava no momento ideal para inverter o ciclo menos positivo pelo que a equipa atravessava, agora que se aproxima a Fase Final onde se vai discutir o título distrital. No entanto, o inicio da partida não foi o melhor com a equipa a entrar algo desconcentrada principalmente em termos defensivos o que permitiu que os locais rapidamente ganhassem uma vantagem de 5 pontos no marcador. Reagimos bem depois de algumas correções e ao melhorar a coesão defensiva e ao aumentar a intensidade no jogo conseguimos através de um parcial de 8-0 passar para a frente do marcador condição que se iria manter até ao final da partida. No segundo período (13-09), os vareiros mantiveram a consistencia defensiva mas não atingiram uma diferença maior no placard ao mostrar-se muito perdulários na finalização bem seja nos lançamentos de campo como desde a linha de lance livre. Ao intervalo os vareiros venciam por 23-17.

No reatamento as equipas entraram pouco concentradas nos processos ofensivos com pouca eficácia na finalização e com transições mais lentas e confusas. A nível defensivo estivemos bem mas ao não poder traduzir em pontos o nosso grande fluxo de jogo de ataque acabamos inclusive por perder o período (7-8). Nos derradeiros dez minutos, entramos com outra atitude mostrando mais estabilidade e rapidamente chegamos pela primeira vez na partida a uma vantagem de dois dígitos (35-25) com 7m28s para o final. A partir daí fomos sempre "in crescendo", imprimindo muita velocidade nas transições, boa dinâmica no ataque organizado e principalmente fomos mais assertivos na hora da concretização. Se somarmos a tudo isto uma quebra acentuada na prestação da equipa local que ofensivamente se foi diluindo (um cesto de campo em 10 minutos) e que também foi perdendo coesão defensiva, os vareiros acabaram por chegar à uma vitoria tranquila e justa dadas as diferenças existentes entre ambos conjuntos.


A equipa agradece o apoio de todos os familiares e amigos. O último jogo da Fase Regular será já esta segunda feira diante do Esgueira. Será o derradeiro teste antes da disputa da Fase Final na próxima semana em Ílhavo.

NBA | Top 10 Jornada 26/Janeiro

LPB | Benfica vence Taça Hugo dos Santos

O Benfica conquistou este domingo pela segunda vez a Taça Hugo dos Santos de basquetebol, ao vencer a Académica por 85-74, na final da quarta edição, que decorreu no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital.

Os lisboetas, que ao intervalo venciam por 48-34, repetiram o triunfo  de 2010/2011 (76-75 ao FC Porto) e igualaram os dois títulos dos "dragões". João "Betinho" Gomes foi o MVP da Final com 25 pontos e 7 ressaltos.

A equipa de Coimbra ainda tentou uma última reacção no último quarto quando à entrada dos derradeiros cinco minutos se aproximou a 5 pontos (69-74) mas a maior experiência dos lisboetas lhes permitiu gerir a pressão e acabar até por dilatar a vantagem até ao resultado final.

Relembre-se que a Ovarense Dolce Vita tinha caído ontem nas meias finais do Troféu diante dos lisboetas.

NBA | As jogadas tontas da semana "FUNNY" Shaqtin' A Fool

Juniores B | Estatísticas jogo vs Oliveirense dia 26/Janeiro

NBA | Top 10 Jornada 25/Janeiro

sábado, 26 de janeiro de 2013

Juniores B | Ovarense soma segunda derrota consecutiva

A Ovarense perdeu esta sexta-feira diante do Galitos por 46-49 em jogo em atraso correspondente a 12ª jornada da 2ª fase do Campeonato Distrital de Sub18 Masculinos e que marcava o inicio de um ciclo exigente de três partidas antes da disputa da Fase Final do escalão no próximo fim de semana em Ílhavo. Numa partida onde as defesas se superiorizaram aos ataques, a baixa eficácia desde a linha de lance livre, algumas facilidades concedidas no ressalto defensivo e alguma falta de concentração ao longo dos quarenta minutos, foram cruciais para precipitar a derrota diante de uma equipa visitante que conseguiu estar na frente do marcador durante toda a partida.


Foi uma partida algo atípica para a nossa equipa. Tinhamos quase duas semanas sem jogar e tivemos durante a semana alguns condicionalismos na preparação da partida ao não poder dispor de todo o plantel. Talvez por isso, revelamos alguma ansiedade e intranquilidade sem revelar especial intensidade no jogo com algumas faltas de concentração comprometedoras que se reflectiram especialmente durante os primeiros 25 minutos de jogo numa prestação pouco conseguida em que facilitamos muito no ressalto defensivo permitindo segundos e terceiros lançamentos, em que tivemos pouca segurança nas transições e em que estivemos pouco asertivos de cara ao cesto, falhando muito nas zonas interiores e sem boa selecção de lançamento. Acresce a todo isto o facto de termos estado pouco eficazes desde a linha de lance livre (38%) em momentos chaves do desafio que não nos permitiram ter um melhor rendimento em termos pontuais. Por isso, não surpreende que os visitantes com uma melhor atitude em campo, sempre mais agressivos e rápidos sobre a bola, estivessem sempre na frente do marcador chegando a dispor de até 11 pontos como vantagem máxima nos primeiros vinte minutos embora uma boa ponta final no segundo período nos permitisse reduzir as diferenças ao intervalo para seis pontos (20-26).

Pese a uma má entrada na primeira metade do terceiro período (parcial de 4-11) que nos deixou a 13 pontos de diferença (24-36) com 4m10s por jogar, soubemos reagir e a partir dai conseguimos estar claramente melhor. Alternamos com mais sucesso o lançamento exterior com o jogo interior e principalmente incrementamos os nossos niveis de intensidade defensiva o que obrigou aos visitantes a cometer mais erros. No final do período continuavamos a perder (34-39) mas mostramos que podiamos voltar a discussão do resultado.

No derradeiro quarto, o jogo manteve o equilibrio com os visitantes a tentar gerir a magra vantagem e os vareiros a tentar reduzir. Conseguimos com grande empenho e atitude chegar pela primeira vez ao empate (46-46) com 2m43 por jogar, ao aproveitar a nossa maior dinamica no ataque organizado, uma melhor selecção de lançamentos e um aumento da eficácia principalmente no lançamento exterior. Com o jogo a poder cair para qualquer um dos lados, foram no entanto, os visitantes a ser mais lúcidos na gestão das ultimas posses de bola conseguindo também através do lançamento exterior chegar a vitoria numa partida em que ficou claramente a sensação de que se tivessemos jogado desde o inicio com a mesma atitude, concentração e intensidade que mostramos nos últimos quinze minutos poderiamos ter sido nós a celebrar no fim.

Depois deste resultado os vareiros que já estão apurados para a fase final mantém vantagem no confronto directo com o Galitosdispós ao longo do jogo.

Juniores B | Estatísticas jogo vs Galitos dia 25/Janeiro

Juniores B | Ovarense regressa às vitorias

LPB | Ovarense diz adeus à Taça Hugo dos Santos

A Ovarense Dolce Vita caiu este sábado diante do SL Benfica por 58-68 numa partida realizada no  Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital e ficou arredada da final da Taça Hugo dos Santos. A equipa benfiquista irá defrontar à Académica de Coimbra que derrotou na outra meia-final a equipa do  CAB Madeira por 84-68.

A Ovarense entrou bem no jogo e no final dos primeiros dez minutos encontrava-se na frente do marcador 16-12. Mas a equipa lisboeta fez algumas correcções defensivas no segundo período que condicionaram o ataque dos vareiros o que os levou a passar para a frente do marcador ao intervalo 25-31.

Na segunda parte voltou a entrar melhor a Ovarense que ao aumentar a intensidade defensiva conseguiu dificultar os processos ofensivos do Benfica que se viu limitado a tão só dez pontos contra 21 da Ovarense, conseguindo os vareiros terminar o terceiro quarto em vantagem 46-41.

No entanto o último quarto acabou por ser mau para a Ovarense. Com menos soluções para as rotações, com maior desgaste acumulado e com os lisboetas a dominar claramente nas tabelas, os vareiros foram perdendo consistencia acabando por ceder diante de um Benfica mais forte que conseguiu aumentar a intensidade do jogo permitindo-lhes ir ganhando alguma vantagem no placard que no final se traduziu nos 58-68. Nos vareiros, Miguel Miranda esteve em destaque com 21 pontos e 5 ressaltos. Podes ver a estatística do jogo AQUI

 "Valeu a vitória. Não começámos bem e só estivemos bem nos períodos pares. Ganhámos com a defesa", afirmou Carlos Lisboa, enquanto Carlos Pinto, técnico dos vareiros, disse que o "desgaste físico" da sua equipa foi determinante, perante um Benfica com uma "rotação mais larga".


Na segunda meia-final a história do jogo conta-se pela superioridade da Académica desde o primeiro minuto. O CAB entrou mal e a equipa de Coimbra aproveitou para conquistar, desde logo uma vantagem acima da dezena de pontos. O CAB batalhou para voltar ao jogo e ainda venceu o segundo período por 13-17 que dava 7 pontos de vantagem aos "estudantes" no intervalo.

No terceiro período ainda se assistiu a algum equilíbrio mas os últimos 10 minutos mostraram uma Académica mortífera e eficaz no ataque ao cesto cavando cedo uma vantagem na ordem dos 15-20 pontos. Vantagem que geriu até final marcando encontro na final com o Benfica após clara vitória por 84-68.

LPB | Ovarense joga hoje nas meias finais da Taça Hugo de Santos

NBA | Top 5 Jornada 24/Janeiro

Campeonato Distrital | Ovarense perde com Galitos

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Música Antes dos Grandes Jogos

Juniores B | Ovarense recebe hoje o Galitos

Juniores A | Ovarense Campeão Distrital 2012/2013

A Ovarense venceu esta quinta-feira em Aveiro a equipa do Galitos por 61-49 e conquistou de forma invicta o Campeonato distrital de Sub20 Masculinos revalidando o título alcançado na época anterior. A equipa vareira fez jus ao favoritismo que lhe era atribuído antes da realização da Fase Final alcançando uma vitória clara no jogo decisivo diante de um adversário que nunca baixou os braços mas que não conseguiu contrariar o maior número de soluções da equipa vareira.

Ambas equipas revelaram alguma ansiedade no inicio da partida cometendo muitos erros e fazendo normalmente lançamentos precipitados que se traduziram em baixa eficácia e poucos pontos. Prova disso o parcial dos primeiros quatro minutos (2-4). A partir do equador do quarto, os vareiros melhoraram substancialmente na circulação da bola e  na dinâmica ofensiva conseguindo finalizar em vantagem (15-10) no final dos primeiros dez minutos. No segundo período (15-12) os vareiros voltaram a não entrar bem sofrendo um parcial de 2-6 nos primeiros 2m20s ao não saber ler bem a defesa mais agressiva imposta pelos locais que provocou um aumento de "turnovers" e algumas dificuldades na circulação da bola no ataque. Contudo a equipa do Galitos não conseguiu manter o ritmo de jogo, perdendo algum fulgor na parte final do quarto que permitiu aos vareiros esticar a diferença para os 8 pontos ao intervalo (30-22).


No que foi uma tendência ao longo do jogo, o reatamento voltou a estar marcado por nova má entrada (2-7 em 1m20). Seguiu-se depois um período de quase 4 minutos com o resultado a não sofrer alterações (32-29)  em que ambas equipas mostraram muita entrega mas pouco discernimento. O Galitos não aproveitou algum elám e foram os vareiros que novamente com uma boa ponta final no quarto (9-4) dilataram a vantagem para 10 pontos pela primeira vez na partida (45-35) resultado com que finalizou o período.

No último quarto a equipa local ainda tentou fazer um forcing final a procura de inverter a marcha dos acontecimentos mas os jogadores da Ovarense mantiveram a serenidade e apesar de ofensivamente não estarem, a espaços, a conseguir fazer fluir o jogo, controlaram sempre os acontecimentos gerindo o resultado até à vitória final e a conquista do título.

No 1º jogo do último dia da prova o Illiabum derrotou o Sangalhos por 61-55. A equipa de Ílhavo esteve sempre na liderança acabando por vencer naturalmente apesar do Sangalhos se ter aproximado no marcador nos instantes finais da partida. Com este resultado o Illiabum ficou em 3º lugar e o Sangalhos na 4ª e ultima posição.

Alinharam e sagraram-se campeões distritais 2012/2013: Renato Fião, Gonçalo Stringfellow, Gonçalo Rocha, Pedro Costa, Pedro Soares, Júlio Silva, Emanuel Sá, João Ribeiro, Nuno Leite, Domingos Loureiro, Rodrigo Soeiro e Rodolfo Castro. Treinador: Nuno Manarte. Seccionistas: Victor Morais e João Manarte.

Todos os elementos que integram a  família dos Sub18 Masculinos endossam os seus parabéns aos novos Campeões Distritais, ao seu pessoal técnico e de apoio nesta hora de enorme felicidade pelo sucesso alcaado. Com esta vitória, a Ovarense somou o seu segundo título a nivel distrital depois de que no passado fim de semana as Sub19 Femininas se sagrassem campeãs em São João da Madeira.

Fundamentos Técnicos | A arte de bem assistir

NBA | A Liga dá a bem vinda aos New Orleans Pelicans


 Através do seu site oficial na Internet, os New Orleans Hornets confirmaram que a partir da próxima época mudarão de nome passando a denominar-se New Orleans Pelicans, pondo assim fim a mais de uma década com a anterior denominação. A mudança já vinha sendo anunciada desde que a família Benson comprasse a franquicia. A ideia é identificar mais o clube com a cidade e o estado onde se encontra localizado associando-o à uma ave autóctona de Lousiana. As cores que identificarão a nova denominação serão o azul escuro e o dourado.

NBA | New York Knicks é a franquia mais valiosa da NBA, de acordo com a revista Forbes


Os New York Knicks ultrapassaram os Los Angeles Lakers e são agora  a franquia mais valiosa da NBA, segundo a lista publicada pela revista Forbes, nesta quarta-feira.

De acordo com a publicação, os Knicks valem 1,1 bilhão de dólares. Os Lakers, segundo da lista, vale 1 bilhão de dólares. O terceiro clube mais valioso são os Chicago Bulls (800 milhões de dólares), seguidos por Boston Celtics (730 milhões de dólares) e Dallas Mavericks (685 milhões de dólares). Os Miami Heat, atuais campeões da Liga, são os sextos colocados, com um valor de 625 milhões de dólares.

O detalhe é que, no ranking do ano passado, a franquia novaiorquina valia 780 milhões. Os principais motivos desse aumento significativo de 41% no faturamento foram a maior arrecadação: com a venda de ingressos, após a reforma do Madison Square Garden, com os contratos de transmissão dos jogos e com a venda de camisas – o Knicks foi o time que mais vendeu camisas entre Abril e Novembro do ano passado (época da Linsanity).

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Juniores Femininas | Ovarense conhece adversários no Campeonato Nacional


As recentes campeãs distritais de Aveiro no escalão de Sub19 Femininas ficaram a conhecer as suas adversárias no Campeonato Nacional, Zona Norte. A equipa vareira irá participar num grupo de oito equipas em que se encontram duas equipas da Associação de Aveiro, quatro que pertencem à Associação do Porto, uma da Associação de Coimbra e uma da Associação de Braga. A primeira jornada está marcada para dia 3 de Fevereiro mas a equipa vareira só se vai estrear na competição no dia 16 na recepção à AD Sanjoanense. Podes ver o calendário da prova, AQUI 

NBA | Top 10 Jornada 23/Janeiro

Juniores B | Antevisão da Jornada

Este fim de semana, a equipa de Sub18 masculinos da Ovarense irá entrar na recta final da segunda fase do Campeonato Distrital. Os vareiros irão disputar três partidas de elevado grau de exigência diante de adversários complicados e num curto lapso de tempo, com o objectivo de retomar o caminho dos resultados positivos, tentar finalizar esta fase da competição na melhor posição possível e começar a preparar a nossa participação na Fase Final Distrital. A equipa vareira, que viu quebrada uma série de 7 vitórias na última partida que disputou depois de ter caído em Ílhavo, irá regressar à acção esta sexta-feira pelas 21h00 no Pavilhão Raimundo Rodrigues quando receba a visita do Galitos, curiosamente um dos nossos adversários na Final 4 que se irá jogar de 1 a 3 de Fevereiro. 

Os visitantes chegam a Ovar com um plantel integrado por bons jogadores, fisicamente bem constituídos com alguns deles a reunir uma vasta experiência competitiva. São sempre uma equipa muito difícil de bater,  muito agressiva em defesa e que gosta de praticar um basquetebol rápido e muito ofensivo. Os galináceos possuem bons argumentos ofensivos, combinando com sucesso o jogo interior com a presença de bons lançadores de media e longa distancia. Contudo, os aveirenses são uma equipa que por vezes se tem mostrado ao longo desta época algo inconsistentes padecendo de alguns lapsos de concentração defensiva e de alguma falta de colectivo em ataque.
Para vencer a partida será necessário manter altos níveis de concentração, intensidade, coesão e solidariedade defensiva e capacidade de luta nas tabelas. Será também importante manter uma atitude positiva encarando cada partida com responsabilidade e no ataque jogar com inteligencia, procurando sempre as melhores soluções, sem individualismos. A unidade como equipa e o nosso colectivo serão fundamentais para poder sair desta primeira etapa do exigente ciclo que  se avizinha com a vitoria.
Não deixes de apoiar a tua equipa esta sexta-feira no Pavilhão Raimundo Rodrigues em Ovar.

Juniores A | Ovarense soma nova vitoria e decide título hoje com o Galitos

A Ovarense somou esta quarta-feira a sua segunda vitoria na Fase Final de Sub20 Masculinos que decorre no Pavilhão do Galitos em Aveiro depois de vencer o Sangalhos por 67-51 em jogo da segunda jornada da prova. Os vareiros foram sempre superiores aproveitando o seu maior leque de soluções e a sua vantagem em termos físicos que lhes permitiu controlar as tabelas mas mesmo assim sentiram algumas dificuldades para levar de vencida uma combativa equipa bairradina que nunca baixou os braços.

No final da primeira parte, a Ovarense vencia por 37-28. Os vareiros entraram muito fortes depois do regresso do intervalo e com um parcial de 8-0 nos primeiros 3m30s do terceiro quarto chegaram a dispor de uma vantagem máxima de 19 pontos no equador do período. Contudo, a partir dai a equipa perdeu algum fio de jogo, alguma dinâmica em termos ofensivos e foi menos selectiva na hora de lançar ao cesto com o que permitiu que o seu adversário reagisse e reduzisse a diferença para os 14 pontos (49-35).

No derradeiro quarto a equipa do Sangalhos ainda aproveitou alguma falta de eficácia da equipa vareira para aproximar-se a sete pontos (58-51) com perto de três minutos para o fim de jogo mas a Ovarense recuperou a sua concentração e com um parcial de 9-0 sentenciou definitivamente o destino do jogo.

A Ovarense irá decidir hoje pelas 22h15 o título distrital quando jogue diante da equipa do Galitos que derrotou o Illiabum por 70-63 no 1º jogo da 2ª jornada da Fase Final Distrital. A equipa de Aveiro também teve algumas dificuldades para superar um adversário que acabou por lhes complicar muito a vitoria. Os anfitriões desta fase final entraram melhor na partida e conseguiram liderar no marcador até o final do terceiro período. No entanto, o Illiabum reagiu e conseguiu inclusive passar para a frente já no último quarto mas nos últimos cinco minutos o Galitos foi mais forte acabando por chegar a vitoria.

Alinharam: Renato Fião, Gonçalo Stringfellow, Gonçalo Rocha, Pedro Costa, Pedro Soares, Júlio Silva, Emanuel Sá, João Ribeiro, Nuno Leite, Domingos Loureiro, Rodrigo Soeiro e Rodolfo Castro.  Treinador: Nuno Manarte.

Fundamentos Tácticos | Erros defensivos

NBA | Lakers podem jogar na China na próxima offseason


Talvez como uma forma de aproveitar a popularidade do astro Kobe Bryant, a NBA pode fazer os Los Angeles Lakers atravessar o mundo no segundo semestre de 2013. De acordo com Dave McMenamin, da ESPN, a liga pensa em enviar o "team" angelino à China na próxima offseason para a disputa de amistosos de pré-temporada.

Os Lakers iriam disputa os China Games, contra um adversário ainda a ser definido. Em Outubro, o campeão Miami Heat jogou contra os Los Angeles Clippers em Pequim e Xangai. As duas partidas marcaram a sexta edição do evento promocional. Com Kobe a dizer que irá se aposentar dentro de duas temporadas, seria a provável última oportunidade do público do Oriente assistir ao ídolo em ação profissionalmente.

A última vez que os Lakers fizeram parte de um dos eventos internacionais da NBA foi em 2010, quando foi a principal atração do Europe Live. Na oportunidade, a equipa realizou parte da sua preparação para a temporada seguinte nas cidades de Londres e Barcelona.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

NBA | Top 10 Jornada 22/Janeiro

Juniores B | Antevisão das últimas jornadas da 2ª Fase do Campeonato Distrital

A 2ª fase do Campeonato Distrital de Sub18 Masculinos irá encerrar no próximo fim de semana com a disputa da última jornada da prova e com o acerto do calendário depois dos vários jogos adiados, na maior parte dos casos por causa do mau tempo reinante no passado fim de semana que impediram que se realizassem algumas das partidas. A jornada permitirá delinear em definitivo a grelha final da classificação o que irá determinar a ordem dos jogos da Fase Final que se irá disputar de 1 a 3 de Fevereiro em Ílhavo. Será um final de prova longo para algumas equipas e especialmente exigente para a Ovarense uma vez que terá de fechar a sua participação na competição com um ciclo exigente de três partidas em quatro dias.

A longa maratona de jogos deste fim de semana, arranca na sexta-feira em Ovar com o interessante duelo entre a Ovarense e o Galitos, duas das equipas já apuradas para a Fase Final. Num jogo que se prevê equilibrado, o principal objetivo de ambas equipas é a vitoria que lhes permita obter uma melhor classificação. Para além disso é importante como teste, uma semana antes do arranque da Fase Final pelo impacto psicológico que pode ter e pela dinâmica emocional que pode gerar quando resta tão pouco tempo antes da disputa do ponto mais alto da época a nível distrital.

No sábado irão disputar-se duas partidas ambas correspondentes a 14ª Jornada. Assim sendo, a Ovarense desloca-se até Oliveira de Azeméis com pouco tempo de recuperação entre jogos para defrontar uma equipa sempre complicada quando joga como visitada e que tem vindo a crescer nas últimas jornadas, cujo único objetivo neste momento passa por alcançar o sexto lugar da classificação. À noite a AD Sanjonense irá receber o CP Esgueira partindo como clara favorita à vitoria. Os locais procurarão também lavar a má imagem deixada na sua anterior partida onde foram cilindrados em casa pelo Illiabum.

No Domingo, disputam-se também duas partidas: O líder Illiabum irá receber o lanterna vermelha, Brandoense num jogo em que não deverá ter muitos problemas para vencer dadas as diferenças existentes entre ambos conjuntos. O jogo mais importante do dia será em Aveiro onde o Galitos receberá a AD Sanjoanense. Novo duelo entre equipas que marcarão presença na Fase Final de prognóstico incerto e que poderá ser decisivo ou não, para determinar a ordem final da classificação.

Esta segunda fase do Campeonato só ficará concluída na segunda-feira com a disputa do jogo CP Esgueira-Ovarense que será celebrado, no entanto, em Ovar devido aos problemas que neste momento assolam o Pavilhão de Esgueira. Será uma partida em que poderá não estar nada em jogo dependendo dos resultados dos outros encontros mas que para a nossa equipa poderá causar algum transtorno uma vez que irá ser disputada na semana em que arrancará a Final 4.

NBA | Derrick Rose muito perto de regressar aos treinos

Boas notícias para os Chicago Bulls, já que o base Derrick Rose, ausente há quase nove meses, deverá voltar a treinar em pleno já nesta semana, segundo avançou o próprio técnico dos Bulls, Tom Thibodeau.
“Está muito perto. Este será o próximo passo”, declarou o treinador quando questionado se Rose estava próximo de voltar a treinar com a mesma intensidade de seus companheiros.

“Ele está fazendo bem sua parte, mostrando muita paciência e tem que continuar focando em sua reabilitação. Não importa o que aconteça, ele não irá voltar antes de estar totalmente pronto”, finalizou Thibodeau, dando a entender que o retorno do armador ainda pode demorar um pouco. Recorde-se que Rose já fez alguns lançamentos nas últimas partidas dos Bulls, nomeadamente diante de Boston e Phoenix.

Derrick Rose, que já havia perdido 27 jogos na temporada passada, chegou via draft aos Chicago Bulls em 2008. Desde então disputou 279 jogos e acumula médias de 21 pontos e 6.8 assistências por partida.

A novidade certamente deixará os adeptos dos Bulls ainda mais otimistas, já que a temporada está a correr muito bem à equipa de Chicago, que soma 24 vitórias e 16 derrotas, apesar de nos últimos jogos nem ter podido contar com Luol Deng.

Juniores B | Próximos Jogos

Juniores A | Ovarense vence com autoridade na sua estreia na Fase Final

A Ovarense estreou-se da melhor maneira na Fase Final Distrital de Sub20 Masculinos ao vencer de forma categórica esta terça-feira em Aveiro a equipa do Illiabum por 70-51 no jogo de encerramento da primeira jornada da competição. Numa partida dominada de principio a fim pela equipa vareira foram fundamentalmente a boa intensidade defensiva, o controlo das tabelas e a boa dinâmica no ataque os factores que permitiram a equipa vareira superiorizar-se a equipa adversária, completando uma boa exibição. Ao intervalo a Ovarense já vencia por 36-22. Na segunda parte os vareiros dilataram a vantagem que chegou a cifrar-se nos 25 pontos para acabar vencendo sem deixar grandes margens para dúvidas.

No primeiro jogo da jornada a equipa anfitriã, o Galitos derrotou o Sangalhos por 98-43 confirmando-se como o principal adversário da nossa equipa na luta pelo título.

Alinharam: Renato Fião, Gonçalo Stringfellow, Gonçalo Rocha, Pedro Costa, Pedro Soares, Júlio Silva, Emanuel Sá, João Ribeiro, Nuno Leite, Domingos Loureiro, Rodrigo Soeiro e Rodolfo Castro.  Treinador: Nuno Manarte.

Hoje, quarta-feira, na segunda jornada da competição, o Galitos defrontará o Illiabum pelas 20h15 enquanto que a nossa equipa irá defrontar o Sangalhos pelas 22h15.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

NBA | Boozer e Durant são eleitos melhores da semana


A NBA anunciou na tarde desta segunda-feira que o extremo-poste Carlos Boozer (Chicago Bulls) e o extremo Kevin Durant (Oklahoma City Thunder) foram escolhidos os melhores jogadores da semana nas conferências Leste e Oeste, respectivamente. A votação compreendeu o período de 14 a 20 de janeiro.

Boozer comandou os Bulls a uma semana de três vitórias em quatro partidas, com médias de 23.0 pontos e 14.8 ressaltos. Seus pontos altos no período foram os 36 pontos que marcou contra os Toronto Raptors, na última quarta-feira, e os 20 ressaltos acumulados diante dos Boston Celtics, dois dias depois.

Durant também comandou seu clube em uma semana de três triunfos em quatro jogos. Neste período, o extremo teve médias de 37.5 pontos, 5.8 ressaltos e 2.2 roubos de bola. Na última sexta, ele estabeleceu a maior marca da temporada e de sua carreira ao marcar 52 pontos na vitória dos Thunder sobre os Dallas Mavericks.

Outros cinco jogadores foram citados na votação desta semana: LeBron James (Miami Heat), Greivis Vasquez (New Orleans Hornets), Russell Westbrook (Thunder), Jrue Holiday (Philadelphia 76ers) e DeMarcus Cousins (Sacramento Kings).

LPB | MVP e Cinco Ideal da Jornada

Ivan Almeida, o extremo cabo-verdiano do Vitória SC, recebeu a distinção de jogador mais valorizado do fim-de-semana. O extremo da equipa vimaranense registou 30 pontos marcados, 13 (6+7) ressaltos, 9 faltas provocadas, 4 triplos (em 8 tentativas), 4 assistências, 3 roubos de bola e 3 desarmes de lançamento. Com a sua prestação, Almeida igualou o melhor registo da prova até ao momento (que era seu). Contudo a grande exibição não evitou a  derrota da sua equipa frente ao Sampaense.

Pedro Pinto (Galitos/Tley) foi nomeado como o MVP Nacional. Os outros três integrantes do cinco ideal da jornada foram os norte americanos Steven Baker (Sampaense) e Marcel Momplaisir (Lusitânia) e o montenegrino Marco Lonkovic (Basquet Barcelos).

NBA | Top 10 Jornada 21/Janeiro

Juniores B | Jogos adiados já foram reprogramados

A equipa de Sub18 masculinos ficou a saber esta segunda-feira as novas datas em que serão disputadas as partidas da 12ª e 13ª jornadas do Campeonato Distrital que foram adiadas devido ao mau tempo reinante no passado fim de semana. A equipa vareira ficará com um calendário muito apertado nas próximas duas semanas que condicionará certamente a preparação para a disputa da Fase Final, ponto mais alto da competição distrital. A nossa equipa irá jogar um total de seis partidas num lapso de dez dias (entre os dias 25 de Janeiro e 02 de Fevereiro, dia da última jornada da Fase Distrital que será disputada em Ílhavo). Acresce a isso a participação de alguns dos nossos atletas na Fase Final de Sub20 masculinos que se disputará a partir de hoje e até quinta-feira na cidade de Aveiro.

Assim sendo, a Ovarense receberá a visita do Galitos na próxima sexta-feira dia 25 de Janeiro, pelas 21h00 no Pavilhão Raimundo Rodrigues, jogando depois no dia seguinte pelas 15h00 em Oliveira de Azemeis. O jogo da 13ª jornada diante do CP Esgueira foi reprogramado para a segunda-feira dia 28 pelas 21h00 sendo que por impossibilidade de usar o seu pavilhão a partida será disputada em Ovar, no Pavilhão Raimundo Rodrigues. Nessa mesma semana conclui o exigente ciclo de jogos que afrontará a equipa vareira com a disputa da fase final, dias 1, 2 e 3 de Fevereiro.