****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

terça-feira, 30 de abril de 2013

Juniores Femininas | Ovarense vence em Barcelos e mantém vivas as esperanças de apuramento



A Ovarense somou no passado sábado mais uma vitoria no Campeonato Nacional de Sub-19 Femininas ao vencer por 46-50 na deslocação ao sempre difícil pavilhão do Basquet Barcelos numa partida correspondente à décima segunda jornada da competição. Ao somar a sua quinta vitoria nos últimos seis jogos disputados as vareiras mantiveram-se na luta pelo apuramento quando faltam agora tão só duas partidas para o final da fase regular.

Jogo muito equilibrado em Barcelos com as locais a entrar melhor na partida (14-11) aproveitando alguma falta de coesão defensiva das vareiras.  Estas melhoraram substancialmente nos segundos dez minutos, tomando conta da partida, ao impor desde cedo um ritmo alto que fez com que progressivamente o adversário não conseguisse acompanhar a maior intensidade em campo, agressividade defensiva e a maior velocidade nas transições e maior acerto na finalização das visitantes o que lhes permitiu ir para o intervalo em vantagem (24-28).

Na segunda parte (22-22), ambas equipas estiveram menos bem, num jogo sempre emotivo e bem disputado mas que se tornou menos fluido com muitos falhanços nas zonas próximas do cesto e menos vistoso do ponto de vista técnico. Apesar de não estarmos na defesa tão consistentes como habitual e pouco concentradas na tabela defensiva cedendo alguns segundos lançamentos, conseguimos ir gerindo a vantagem graças a boa entrega do colectivo e a uma melhor circulação da bola que permitiu que chegássemos ao final dos quarenta minutos com um novo resultado positivo que reforça os índices de confiança da equipa antes da crucial partida do próximo fim de semana diante do Académico que poderá decidir o futuro das vareiras na prova.

Jogaram: Carolina Tam (13), Carolina Semedo (6), Maria Dumbrava (11), Sofia Pinheiro (11) e Mariana Pinto (0) - Cinco Inicial - Rute Castro (0), Patrícia Silva (4), Sara Marques (0), Helena Santos (4), Mariana Ferreira (1) e Liliana Fernandes (0).    Treinador: Jorge Maia.

NBA | Top 5 Playoffs Jornada 29/Abril


Juniores B | Próximos Jogos


NBA | Jason Collins é o primeiro jogador da NBA a assumir a sua homossexualidade.


O poste Jason Collins quebrou uma barreira: ele se tornou o primeiro jogador da NBA assumir que é homossexual. A história é a capa da revista Sports Illustrated do próximo mês, que traz a manchete: ”Eu não tive a intenção de ser o primeiro atleta assumidamente gay em uma grande liga norte-americana. Mas já que eu sou, sou feliz para conversar”.

A reportagem traz outras declarações do jogador, que defendeu Boston Celtics e Washington Wizards na última temporada:  Não queria ser o garoto na sala de aula levantando a mão e dizendo: ‘eu sou diferente’. Mas ninguém fez, e é por isso que eu estou levantando minha mão”, disse ele na entrevista.

“Agora eu sou um agente livre, literal e em figurado. Cheguei a esse estado invejável na vida em que eu posso fazer praticamente o que eu quero. E o que eu quero é continuar a jogar basquetebol. Eu ainda amo o jogo, e eu ainda tenho algo a oferecer. Meus treinadores e companheiros de equipe reconhecem isso. Ao mesmo tempo, eu quero ser genuíno e autêntico e verdadeiro”. Collins está na NBA há 12 temporadas, e disputou duas Finais quando defendia o New Jersey Nets.

Ele revelou na entrevista  que só disse ao seu irmão gémeo, Jarron Collins (também jogador profissional de basquetebol), que era gay no ano passado. Conhecido pela marcação dura, Collins diz que isso não tem nada a ver com sua opção sexual. “Eu vou contra o estereótipo gay, e é por isso que eu acho que um monte de jogadores ficarão chocados: Esse cara é gay? Mas eu sempre fui um jogador agressivo, mesmo no ensino médio.”

Ele disse que agora é uma boa época para assumir a verdade, pois antes o preconceito ainda era muito grande. ”Tenho 34 anos de idade. Sou negro. Sou gay”.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

NBA | Top 10 Playoffs Jornada 28/Abril


NBA | Bye Bye Lakers - Warriors vencem Denver e ficam a um passo



Os San Antonio Spurs fizeram o esperado e eliminaram os Los Angeles Lakers após mais uma tranquila vitória por 103 a 82, em Los Angeles.  Os Spurs não perderam uma única partida na primeira rodada dos playoffs para o rival da Califórnia.

Tony Parker foi o melhor anotador dos Spurs, com 23 pontos, enquanto Pau Gasol liderou os Lakers, com 16 pontos. Os Spurs não estiveram atrás do marcador em nenhum momento e chegaram a abrir 25 pontos de vantagem no decorrer da partida. A equipa teve a oportunidade de promover a estreia de Tracy McGrady na temporada.

Os Lakers, que não contaram com os lesionados Kobe Bryant, Steve Nash, Steve Blake, Metta World Peace e Jodie Meeks, tiveram ainda Dwight Howard expulso no início do segundo tempo, após receber a segunda falta técnica.

Foi a oitava vez na história que os Lakers chegaram a uma melhor de sete jogos perdendo por três a zero. Em todas ocasiões, a equipa de Los Angeles acabou derrotada na quarta partida. Foi também a segunda vez na história que os Lakers foi varrido na primeira rodada. A primeira foi em 1967, em uma série melhor de cinco jogos, contra os San Francisco Warriors.

Os San Antonio Spurs aguarda o vencedor da série entre os Denver Nuggets e os Golden State Warriors. 
Nesta eliminatoria, o armador Stephen Curry brilhou mais uma vez e levou a equipa de Oakland ao terceiro triunfo sobre os Denver Nuggets, por 115 a 101, no quarto jogo da primeira rodada dos playoffs da conferência Oeste.


Curry marcou 31 pontos, incluindo seis lançamentos de três pontos em 11 tentativas, além de distribuir sete assistências. Apenas no terceiro período, Curry anotou 22 pontos. O armador Jarrett Jack marcou 21 pontos e Carl Landry contribuiu com 17 pontos. O jogo foi disputado no primeiro período, mas os anfitriões começaram a abrir vantagem a partir do segundo período e pouco foram ameaçados na segunda metade, especialmente após a exibição de Curry no terceiro quarto. O poste Andrew Bogut teve 12 pontos, cinco ressaltos e fez dois bloqueios, além de um belíssimo afundaço sobre JaVale McGee. 

O armador Ty Lawson voltou a liderar a ofensiva dos Nuggets, com 26 pontos e seis assistências.  Andre Iguodala teve 19 pontos e oito ressaltos. Ao todo, os Nuggets tiveram 23 turnovers na noite. Vindos do banco, Corey Brewer fez 14 pontos e Andre Miller teve 12 pontos.

O quinto jogo da série será disputado na terça-feira, no Pepsi Center, em Denver.

Sapatilhas | Nike – LeBron X ‘Pure Platinum’



domingo, 28 de abril de 2013

Juniores Femininas | Ovarense arranca vitoria a ferros e continua a sonhar com apuramento


A duas jornadas do fim desta fase, a Ovarense (7-5) graças a sua suada vitoria em Barcelos, continua a ter possibilidades de apurar-se para a Fase Final embora tenha de vencer obrigatoriamente na próxima partida diante do Académico (8-4) de preferência por mais de oito pontos para anular a desvantagem no confronto directo. As portuenses venceram nesta jornada o Olivais de Coimbra por 65-49 e  mantém o segundo lugar isolado. CPN e Olivais de Coimbra também tem ainda possibilidades num campeonato muito equilibrado e em que só o SC Coimbrões tem lugar já garantido na próxima fase.

LPB | Ovarense Dolce Vita cai em Guimarães e decide tudo na negra na próxima quarta-feira

O V. Guimarães recebeu e venceu a Ovarense, por 79-67, e forçou a disputa da quinta e derradeira partida (2-2) nesta série da 1.ª ronda do playoff da Liga Portuguesa de Basquetebol. Depois do desaire caseiro no sábado, a formação minhota evitou a eliminação prematura e vai discutir a passagem às meias-finais em Ovar, a 1 de maio com o jogo decisivo a ser disputado na próxima quarta-feira, pelas 17 horas, na Arena Dolce Vita, para se ficar a conhecer qual destas duas equipas irá defrontar o SL Benfica na meia-final do playoff. Um grande jogo em perspetiva, entre dois conjuntos que estão a proporcionar uma grande ronda nesta fase do campeonato.

Depois da derrota no dia anterior, o Vitória sabia que não tinha mais margem para errar caso quisesse manter-se na discussão da eliminatória. Conscientes dessa obrigação, os vitorianos entraram mais fortes, e no final do 1º período já lideravam por nove pontos de vantagem (22-13). Terminado o quarto inicial, os vareiros reequilibraram-se, reduziram o sucesso ofensivo dos vimaranenses, ao passo que se tornavam mais concretizadores. O intervalo chegava, com os visitantes a aproximarem-se no marcador (37-32). 

O descanso fez bem aos comandados de Fernando Sá que regressaram para a segunda parte, novamente decididos a fugir no resultado. Pertenceu-lhes o domínio no 3º período, o que fez com que a vantagem pontual aumentasse novamente, desta vez para a casa das dezenas (59-48). No último período a equipa da casa não se deixou surpreender, controlou sem sobressaltos a vantagem acumulada, acabando inclusive por vencer o período (20-19). 

Ao dominar a luta das tabelas (46-32), excelente participação no ressalto ofensivo (16), e com um aproveitamento razoável da linha de três pontos (9/23 – 39%), os vitorianos conseguiram adiar para a negra a decisão desta eliminatória. O MVP da fase regular, Ivan Almeida (22 pontos, 16 ressaltos, 7 assistências e 4 desarmes de lançamento) esteve bastante mais participativo no jogo, o mesmo se poderá dizer de Dain Swetalla que registou igualmente um duplo-duplo (20 pontos e 10 ressaltos). O internacional José Silva (14 pontos, 4 ressaltos e 3 roubos de bola) também esteve a bom nível. 

Miguel Miranda (6 pontos, 11 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola) foi o jogador da Ovarense mais valorizado, já José Barbosa foi o melhor marcador dos vareiros com 15 pontos. Podes ver a estatística do jogo: AQUI

Nas restantes partidas, a Académica venceu novamente em São Paio de Gramaços, desta feita por 90-83, e apurou-se para as meias-finais do playoff. O "estudante" Fernando Sousa, com 19 pontos e 7 ressaltos, foi o melhor. Já em Barcelos, os locais voltaram a derrotar o CAB Madeira por 77-72 e forçaram tambéma  disputa da negra no Funchal.

NBA | Top 5 Playoffs Jornada 27/Abril


Juniores B | Estatísticas Jogo vs BC Cantanhede dia 27/Abril


NBA | O melhor de Ricky Rubio 2012/2013


Sapatilhas | Jordan – Trunner Dominate Pro ‘Electric Green/Black/White’



Internacional | Rapaz de 14 anos impressiona no Basquetebol Colegial


Seventh Woods. Com apenas 14 anos e 1m85cm, ele teve médias de 19.3 pontos, 4.3 assistências, 3.5 ressaltos e 2.7 bolas roubadas, e liderou o Columbia (S.C.) Hammond School ao título estadual da Carolina do Sul, com 22 vitórias e cinco derrotas.

Já considerado “o novo LeBron James”, ele é apontado como a primeira escolha do Draft de 2016 e já tem uma boa parcela de enterradas impressionantes na carreira, além de ter um controle de bola anormal para a sua idade.



sábado, 27 de abril de 2013

Juniores B | Resultados 8ª Jornada Inter Associações (Incompletos)


Académico e Ovarense continuam a sua luta taco a taco pelo primeiro lugar na série B do Torneio Inter Associações 2013. Ambas equipas confirmaram o seu favoritismo na ronda, ao vencerem nos seus respectivos compromissos e mantém-se coladas no topo da classificação embora os portuenses tenham vantagem no confronto directo. A jornada ficará completa amanhã com a disputa da partida entre a Juventude Pacense (3º classificado) e o Salesianos.

Juniores B | Ovarense soma nova vitoria no Inter Associações


LPB | Ovarense adianta-se no playoff com vitoria dramática


A eliminatória entre Vitória e Ovarense continua a proporcionar muita emoção, com os vareiros, depois do triunfo em Guimarães por 84-83, no prolongamento (empate a 75 pontos no final do tempo regulamentar), a colocarem-se novamente na frente da série (2-1). A incerteza no marcador manteve-se até aos instantes finais do jogo, com o cesto da vitória a pertencer a Cristóvão Cordeiro, que de uma forma fácil, beneficiou do facto ter ficado sozinho numa rotação defensiva, convertendo o ressalto ofensivo conquistado. Os dois conjuntos voltam a encontrar-se este domingo, no Pav. do Vitória SC, às 16 horas, para o quarto jogo da série.

Os comandados de Carlos Pinto recuperaram o fator casa, sempre importante numa negra, e dispõem agora de dois jogos para fecharem a eliminatória. Se bem que a vitória neste encontro poderia perfeitamente ter caído para qualquer uma das equipas. Alternâncias no comando do marcador, triplos de belo efeito, penetrações corajosas, marcaram os minutos finais deste emocionante jogo. Paulo Cunha (4 pontos, 9 ressaltos e 5 roubos de bola), no final do tempo regulamentar deixou escapar a bola das sua mãos, num contra-ataque poderia ter dado o triunfo ao Vitória 

Os bases das equipas, José Barbosa (13 pontos, 9 assistências e 8 ressaltos) do lado da Ovarense, e Charles Jr (25 pontos, 9 assistências e 5 ressaltos) pelos vitorianos, assumiram a responsabilidade ofensiva nos derradeiros minutos do tempo regulamentar, bem como nos 5 minutos extra. 

Se bem que nos último ataques utilizados pela Ovarense, a continuidade dos seus movimento lhe tenha permitido obter maior sucesso. Por duas vezes, Mário Goçalves (6 pontos e 4 ressaltos), Brunet (14 pontos e 5 ressaltos) já tinha sido desqualificado, beneficiou do desfazer do bloqueio direto, para da primeira vez converter dois pontos fáceis, e na segunda, apesar de ter falhado, permitiu que o seu companheiro Cristóvão Cordeiro (21 pontos e 8 ressaltos) ficasse sozinho para marcar debaixo do cesto, beneficiando de uma rotação defensiva do seu defensor direto. Podes ver a estatística do jogo: AQUI

O Vitória ainda dispôs de um ataque para tentar passar para frente do marcador, o técnico Fernando Sá insistiu no bloqueio central como forma de criar uma penetração para o cesto ou uma assistência para um tiro fácil, só que a bandeja de Charles Jr acabaria por não entrar no cesto adversário. 

LPB | SL Benfica nas meias-finais ; Académica adianta-se ao Sampaense; Barcelos força quarto jogo


Ao vencer, nos Açores, o Lusitânia por 89-65, o SL Benfica tornou-se na primeira equipa a apurar-se para as meias-finais do playoff da LPB. Uma série limpa (3-0), em que os encarnados conformaram no campo, todo o favoritismo que lhes era atribuído para esta eliminatória. Os atuais campeões ficaram agora à espera do vencedor da ronda entre AD Ovarense e Vitória SC com os vareiros em vantagem (2-1).

Quem se manteve ainda com vida foi o Basquete Barcelos. A equipa minhota forçou o 4º jogo da eliminatória que está a disputar com o CAB Madeira (1-2), num jogo em que  quase se deixou surpreender nos minutos finais. Depois de dispor de uma vantagem confortável já reta final do jogo, um cesto de Rui Coelho a 5 segundos do final, deu a vitória à equipa da casa pela diferença mínima (60-59). O próximo encontro está marcado para este domingo, às 17.30 horas, para mais um embate que se espera equilibrado e bem disputado.

Por último, a Académica de Coimbra está de novo na frente da eliminatória frente ao Sampaense, depois do triunfo alcançado este sábado em S. Paio de Gramaços (86-65). Num jogo em que os conimbricenses dominaram deste o quarto inicial, e se ao intervalo ainda tudo parecia bem encaminhado para uma vitória dos conimbricenses (51-30), no final do 3º período (70-43) era quase impossível aos comandados de José Calabote darem a volta ao resultado. Para forçar um 5º jogo, o Sampaense tem que obrigatoriamente vencer o jogo que se realiza amanhã, pelas 16 horas, no Pav. Serafim Marques.

NBA | Top 5 Playoffs Jornada 26/Abril


Sapatilhas | Nike – Air DT Max ’96 ‘Black/White’



NBA | Top 5 playoff Jornada 25/Abril


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Juniores Femininas | Ovarense vence e aferra-se ao apuramento



A equipa de Sub-19 femininas da Ovarense conseguiu sobreviver a um mau primeiro período e com uma grande demonstração de carácter e atitude venceu esta quinta feira no Raimundo Rodrigues, em Ovar, a equipa do Olivais de Coimbra por 49-43 em jogo da 11ª Jornada do Campeonato Nacional, mantendo intactas as suas hipóteses de apuramento para a Fase Final do escalão.

Numa partida de capital importância para ambas as equipas uma vez que estavam frente a frente duas das quatro equipas que ainda lutam pela última vaga que da aceso a essa instância da prova e em que era proibido perder, a equipa vareira entrou algo ansiosa revelando alguma intranquilidade na gestão das transições, pouco acerto no lançamento exterior e alguma falta de intensidade no ressalto o que permitiu que as visitantes ganhassem ascendente  na parte final do primeiro período ao angariar uma vantagem de 9 pontos no marcador (10-19) através da concretização de alguns cestos fáceis e no seguimento de alguns segundos lançamentos gerados por falhas de concentração do colectivo. 

No inicio do segundo período manteve-se a mesma tónica mas a partir dos três minutos as vareiras reagiram e ao aumentar a pressão defensiva e  alarga-la a todo o campo, conseguiram forçar alguns erros na equipa conimbricense. Nesta fase do encontro as vareiras conseguiram traduzir essa maior aplicação dentro de campo na concretização de alguns cestos que lhe foram permitindo aos poucos,  aproximar-se no marcador, indo para o intervalo a perder apenas por 4 pontos (24-28) mas deixando no ar a ideia de que a reviravolta poderia ser alcançada a qualquer momento.

A confirmação desse ascendente das locais viria a verificar-se na segunda parte quando o jogo mudou totalmente de sentido passando a ser controlado pelas vareiras que puderam então dar a cambalhota ao marcador. As locais  se mostraram durante estes vinte minutos mais solidas, revelando mais dinâmica e solidariedade nos processos defensivos, mais concentração e intensidade na redução dos espaços e mais agressividade nas tabelas o que provocou mais lançamentos forçados da equipa visitante e o consequente menor aproveitamento ofensivo da equipa de Coimbra  permitindo que a Ovarense fosse construindo progressivamente uma vantagem que sem ser muito expressiva foi suficiente para gerir o resultado até ao final dos quarenta minutos.


Importante vitoria das vareiras que deixa tudo em aberto para os próximos jogos, sendo que cada um dos próximos desafios até ao fim da prova serão autenticas finais. Segue-se agora a visita ao Basquete Barcelos, no próximo Domingo.

OVARENSE - Olivais:  49 - 43
(10-19; 14-09; 15-10; 10-05)

Jogaram: Carolina Tam (13), Maria Dumbrava (12), Mariana Pinto (2), Sara Marques (1) e Sofia Pinheiro (5) - Cinco Inicial - Carolina Semedo (15), Liliana Fernandes (0), Rute Silva (1), Patrícia Silva (0), Helena Santos (-), Mariana Ferreira (-) e Cecília Baptista (-).  Treinador: Jorge Maia

Sapatilhas | Jordan – Melo M9 ‘Black/White/Gym Red’



quinta-feira, 25 de abril de 2013

NBA | Top 10 Playoffs Jornada 24/Abril


Sapatilhas | Nike – Kobe 8 System Elite ‘Superhero’


Juniores A | Ovarense vence novamente e continua a sonhar com apuramento


Juniores B | Excesso de confiança quase comprometia a vitoria


Uma Ovarense muito perdulária e em baixa rotação sofreu para vencer no passado Domingo por 50-52 na sua visita a Esgueira em jogo a contar para a sétima jornada do Torneio Inter Associações 2013. A formação vareira precisou de empregar-se a serio para poder garantir a sua sexta vitória na competição num jogo em que a grandes espaços pareceu estar sempre excessivamente confiante e relaxada o que foi permitindo aos locais, que exibiram uma excelente atitude ao longo dos quarenta minutos, galvanizar-se complicando muito a tarefa da equipa de Ovar que só assegurou a vitoria no último segundo.

Os vareiros tiveram uma tarde para esquecer a nível do lançamento de média e longa distancia (3/28) e mesmo na zona de pintura falharam muitos cestos fáceis o que somado a baixos níveis de agressividade nas tabelas e a alguma falta de intensidade defensiva foi permitindo que os locais fossem equilibrando a partida. 

Depois de um primeiro quarto equilibrado (14-14) marcado pelo nosso baixo aproveitamento ofensivo (6/18) e de um segundo período (17-11) onde melhoramos mostrando mais dinâmica a nível ofensivo jogando com mais fluidez e seleccionando melhor os lançamentos, conseguimos chegar ao intervalo em vantagem 25-31.

Na segunda parte apareceu o lançamento exterior na equipa local que aproveitou alguma falta de coesão  defensiva e alguma permissividade principalmente no terceiro quarto (09-17) para dar a volta ao resultado. Foram os piores momentos da equipa vareira no desafio mostrando-se muito desacertada na concretização (3/18), pouco agressiva nas tabelas (7 contra 11 dos locais) e algo desconcentrada em defesa.

No inicio dos derradeiros dez minutos (12-8) a  defesa que caracterizou a campanha da equipa vareira esta época apareceu e tomou conta do duelo. A 2m34s do final os visitantes graças a um parcial de 12-3 pareciam ter assegurado a vitoria (52-45) mas incompreensivelmente alguma precipitação na gestão e circulação da bola e alguns lapsos de concentração ainda propiciaram uma última reação dos locais que chegaram a ter a possibilidade na sua última posse de bola de empatar o vencer a partida mas felizmente sem o poder conseguir.

Na primeira de uma série de três partidas em que a equipa vareira jogará como visitante nesta fase decisiva da competição, fica para a história o resultado, claramente melhor do que a exibição e o alerta de que temos de encarar todas as partidas e todos os adversários com a mesma intensidade, concentração e atitude, de forma a evitar surpresas que se possam traduzir em percalços inesperados no nosso trajecto nas provas onde estamos inseridos. 

FICHA DO JOGO:

OVARENSE (14+17+09+12): Ricardo Martins (2), Gabriel Diaz (6), José Soares (0),  Nuno Monteiro (3), Nuno Leite (9), Josué Costa (8), Ricardo Ribeiro (2), Domingos Loureiro (4), Rodrigo Soeiro (6), Rodolfo Castro (2), Sebastião Casaca (8)  e André Vaz (2).    - Treinador: Mário Leite.

CP ESGUEIRA (14+11+17+08): Lineu Pinto (0), Airton Fernandes (13), Djenaten Cuma (17), João Marques (0), Daniel Figueiredo (9), José Costa (7) e Daniel Soares (4).  Treinador: Fernando Santos.

Árbitros: André Santos e Bruno Velha (Não excluiram nenhum jogador)

MVP OVARENSE: Rodrigo Soeiro  (6 Pontos/4 Ressaltos/2 Desarmes Lançamento).

A equipa regressa a acção no próximo Sábado com uma longa deslocação até Cantanhede para defrontar o BC Cantanhede actual 4º classificado da competição.

Videos | Top 5 de la NBA D-League - 16ª Semana


Juniores Femininas | Ovarense joga hoje com a vitoria como único objectivo

NBA | Segue a dança de treinadores



Quando ainda está recente o fecho da fase regular da NBA, o mercado de treinadores continua em alvoroço. Quase três anos depois, Mike Brown está de volta aos Cleveland Cavaliers. A franquia anunciou a contratação do treinador de 43 anos na manhã desta quarta-feira, dando fim a negociações que se estendiam desde o último fim de semana. Ele já havia comandado a equipa por cinco anos (2005-10) e chega para substituir o recém-demitido Byron Scott.

Segundo Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, o contrato acertado entre as partes vai ter duração de cinco temporadas e Brown receberá cerca de US$20 milhões no período. O último ano de vínculo seria opção da equipa.


Por outro lado, os Charlotte Bobcats vão iniciar mais uma "offseason" em busca de um novo treinador. A franquia anunciou a demissão de Mike Dunlap na tarde desta terça-feira, após apenas uma temporada no cargo. Com isso, a direção da franquia da Carolina do Norte parte para a contratação do sexto técnico em dez anos.

“O gerente-geral Rich Cho e eu conduzimos nossa avaliação da temporada e nos encontramos com Mike para refletir sobre o desempenho da equipa. Nós decidimos que era preciso fazer uma mudança no comando da equipa. Queremos agradecer-lhe por sua contribuição e desejar-lhe o melhor no futuro”, declarou o presidente de operações, Rod Higgins, por meio de nota oficial.

Ainda não existem informações sobre possíveis nomes que interessem aos Bobcats. Na última temporada, o auxiliar Brian Shaw (Indiana Pacers) era o favorito da direção para assumir o posto, mas recusou a proposta. É possível que o ex-base seja sondado novamente.

Dunlap foi contratado em Junho do ano passado, aceitando o desafio de comandar a equipe de pior campanha da história da liga. A contratação foi recebida com choque pela imprensa especializada, uma vez que o profissional de 54 anos era apenas o assistente da Universidade de St. John’s. Sob o comando do treinador, Charlotte aumentou seu aproveitamento de 10.6% para 25.6% de vitórias e conseguiu ficar à frente dos Orlando Magic na classificação final da temporada 2012-13.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Juniores Femininas | Classificação Campeonato Nacional


Numa competição que tem estado marcada pelo grande equilíbrio existente entre todas as equipas participantes e a falta de quatro jornadas para o final desta fase, o SC Coimbrões tem praticamente garantida a sua presença na Final Four Nacional e só um descalabro muito grande lhes impedirá de atingir esse objectivo. Menos clara está a definição da equipa que ocupará  a segunda vaga uma vez que até quatro equipas (Olivais, Académico, CPN e AD Ovarense) se encontram em cerrada luta por chegar a essa posição sendo que as vareiras tem de vencer todas as partidas para manter as suas esperanças de revalidar o título conquistado na passada época. 

NBA | Marc Gasol é eleito melhor defensor da temporada


A NBA anunciou nesta quarta-feira que o poste espanhol Marc Gasol, dos Memphis Grizzlies, foi eleito o melhor defensor da temporada. Essa é a primeira vez que um jogador dos Grizzlies ganha o prémio.

A eleição foi feita por 121 jornalistas e profissionais de mídia dos Estados Unidos e do Canadá. Gasol, que teve médias de 14.1 pontos, 7.8 ressaltos e 1.7 desarmes de lançamento, recebeu 212 pontos. O extremo LeBron James, dos Miami Heat, foi o segundo colocado (149 pontos), e o extremo-poste Serge Ibaka, dos Oklahoma City Thunder, o terceiro (122 pontos).

Cinco pontos foram concedidos para votos de primeiro lugar, três pontos para votos de segundo lugar e um ponto para terceiro lugar.

Gasol foi um dos pilares da defesa da equipa de Memphis, a melhor da temporada regular. Os Grizzlies, sofreram, em média, 89.3 pontos por partida.

NBA | Top 10 Playoffs Jornada 23/Abril

Sapatilhas | Nike – KD V Elite



NBA | JR Smith eleito melhor sexto homem da temporada


O base-extremo J.R. Smith, dos New York Knicks, foi anunciado na tarde desta segunda-feira como o vencedor do prêmio de melhor reserva da temporada 2012-13. Em votação que envolveu 121 jornalistas especializados dos EUA, o atleta de 27 anos somou 72 votos de primeiro lugar e 484 pontos no geral. Os bases Jamal Crawford (Los Angeles Clippers, 352 pontos) e Jarrett Jack (Golden State Warriors, 170 pontos) acabaram na segunda e terceira posições, respectivamente.

Smith liderou os reservas da liga em média de pontos (18.1) e em número de partidas com, no mínimo, 20 pontos saindo do banco (29). Ele torna-se o terceiro Knick a ser escolhido melhor sexto jogador de uma temporada, tendo sido antecedido por Anthony Mason (1995) e John Starks (97). O jogador torce para que o prêmio ajude a mudar a forma como tem sido visto ao redor da NBA.

“Eu tenho sido conhecido por ser um jogador individualista por tanto tempo que só queria mostrar a todos que podia ser um cara de equipe. Esse prêmio não é sobre pontos. É mais sobre o time em que jogo”, declarou Smith, em entrevista coletiva com a presença do treinador Mike Woodson e do gerente-geral Glen Grunwald.

O prémio recebido nesta segunda-feira serve para coroar a melhor temporada da carreira de Smith. O jogador, que chegou aos Knicks no ano passado, obteve médias de 18.1 pontos, 5.3 ressaltos, 2.7 assistências e 1.3 bolas roubadas em 80 jogos disputados na campanha (todos saindo do banco). De acordo com o site da ESPN, ele deverá exercer a cláusula de rescisão prévia existente no contrato com os Knicks e testar o mercado como agente livre irrestrito em Julho.

NBA | Paul George eleito jogador com a maior evolução esta época



A NBA anunciou nesta terça-feira que o extremo Paul George, dos Indiana Pacers, foi eleito o jogador que mais evoluiu na Liga (Most Improved Player).

Com 52 primeiras escolhas entre 120 jornalistas desportivos dos Estados Unidos e do Canadá, George somou 311 pontos, superando o base venezuelano Greivis Vasquez, dos New Orleans Pelicans, que obteve 146 pontos, e o poste Larry Sanders, dos Milwaukee Bucks, que angariou 141 pontos.

Aos jogadores foram concedidos cinco pontos para cada voto de primeira escolha, três pontos para cada voto de segunda escolha e um ponto para cada voto de terceira escolha.

Na temporada passada, George foi apenas o quarto anotador da equipa de Indianapolis (12.1 pontos) e atuava 29 minutos por partida. Já em 2012/13, o extremo é o principal jogador e anotador dos Pacers. Suas médias subiram para 17.4 pontos e o tempo em campo aumentou em oito minutos. Além disso, ele distribuiu mais assistências na atual temporada do que na anterior (passou de 2.4 para 4.1).

George, de 22 anos, está em sua terceira temporada na NBA, a terceira pelow Pacers. Por conta do ótimo desempenho na temporada, o extremo foi selecionado pela primeira vez para o All-Star Game.

Juniores A | Ovarense joga hoje para o Nacional

terça-feira, 23 de abril de 2013

NBA | Top 5 Playoffs Jornada 22/Abril

Juniores A | Ovarense vence Sangalhos

Juniores B | Classificação Torneio Inter-Associações


Juniores B | Próximos Jogos


Juniores B | Resultados da 7ª Jornada (Incompletos)


Quando falta ainda por se realizar o jogo BC Cantanhede-Juventude Pacense (que só se disputará na próxima quinta-feira), os líderes da competição não cederam e mantém-se colados a três jornadas do final desta fase. O Académico não teve dificuldades para vencer o Salesianos em duelo entre equipas do Porto. Já a Ovarense sofreu mais do esperado para levar de vencida o CP Esgueira mas ao alcançar a vitoria continua com todas as hipóteses de apurar-se para a próxima etapa da prova.

NBA | Phil Jackson de regresso?


Os Cleveland Cavaliers, Brooklyn Nets e os Sacramento Kings estariam   interessados na contratação de Phil Jackson para a próxima época informou o analista de basquetebol Brian Windhors.

Os Cavaliers, organização que despidiu Byron Scott como seu treinador, tem estado em contacto com Jackson para que retorne ao seu papel de protagonista na NBA. O consagrado ex-treinador dos Chicago Bulls e LA Lakers já manifestou em varias oportunidades o seu desejo de regressar, preferencialmente num lugar de direcção. 

Não é a primeira vez que os Cavs tem mostrado interesse na contratação de Jackson. Já em 2005 tinham tido reuniões mas depois inclinaram-se por contratar Mike Brown. 

O sonho de Jackson é ter uma posição similar a de Pat Riley nos Miami Heat. Assim poderia realizar trocas desde a gerência mas também pode ser uma especie de mentor do treinador principal. Para além disso o paquete contractual de Riley também inclui ações do clube em seu nome. Em Janeiro passado Jackson declarou a diversos meios de informação especializados em basquetebol que não voltaria a treinar nenhuma equipa outra vez. Mesmo assim a Fox Sports informou que Jackson estaria encantado de poder sentar-se no banco dos Cavs.

Jakson de 67 anos, conseguiu 11 títulos em 20 épocas na NBA angariando um espectacular balanço de vitorias e derrotas: 1155-455.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Juniores B | Estatísticas Jogo vs CP Esgueira dia 21/Abril


Juniores Femininas | Segunda parte pouco conseguida dita desfecho negativo


A Ovarense viu este sábado interrompida a sua série de três vitórias consecutivas no Campeonato Nacional de Sub19 femininas ao cair derrotada na sua visita ao SC Coimbrões por 58-55 numa partida em que deixou escapar a oportunidade de alcançar uma vitória que poderia ter sido importantíssima  para atingir o objetivo de chegar a Fase Final Nacional. 

Diante do líder da classificação que soma unicamente uma derrota na competição, as vareiras apresentaram-se muito personalizadas fazendo uma primeira parte de excelente nível conseguindo estar sempre por cima no jogo, controlando o ritmo do desafio e dominando em todos os capítulos, o que lhes permitiu chegar ao intervalo a vencer por 20-32. 

Na segunda parte a equipa da casa reagiu e ainda durante o 3º período conseguiu anular a desvantagem trazida da primeira parte e passou mesmo para a frente do marcador, terminado este parcial a vencer 39-38. 

Nos derradeiros dez minutos as vareiras mantiveram-se sempre na discussão da vitória, conseguindo mesmo alcançar uma vantagem de quatro pontos, mas aí acabaram por não ter a sorte do jogo, com as locais a conseguir alguns cestos felizes que aliados à  falta de eficácia da nossa equipa, sentenciaram o desfecho do jogo que acabou por pender para o Coimbrões.

O próximo jogo da nossa equipa é no dia 25 Abril no Pavilhão Dr. Raimundo Rodrigues pelas 15h00 diante do Olivais Coimbra numa partida que poderá ser crucial para manter as aspirações de chegar ao apuramento.

NBA | Top 10 Playoffs 21/Abril


NBA | Não houve surpresas na primeira jornada dos playoffs



Sem surpresas. Assim correu a primeira jornada dos playoffs da NBA decorrida entre sábado e domingo. No Oeste, os quatro cabeças de série venceram os seus encontros. Os San Antonio Spurs ganharam o primeiro jogo da série frente aos LA Lakers, por 91-79. A formação texana contou com a inspiração do seu Big Three, composto por Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginobili. O extremo/poste terminou com um duplo-duplo (17 pontos e 10 ressaltos), ao passo que o francês e o argentino chegaram aos 18 pontos - o base juntou ainda 8 assistências. Entre a formação da Califórnia, que, já se sabe, não contam com Kobe Bryant, foram Dwight Howard (20 pontos e 16 ressaltos) e Pau Gasol (16 pontos, 16 ressaltos e 6 assistências) os melhores elementos.


Com extrema facilidade, os Oklahoma City Thunder superaram também os Houston Rockets  A diferença de 29 pontos no marcador foi a maior de todos os jogos realizados nesse final de semana. Kevin Durant foi o melhor anotador, com 24 pontos. Mas quem se destacou ainda mais foi seu companheiro Russell Westbrook, quem ficou muito próximo de um triplo duplo: 19 pontos, oito ressaltos e dez assistências para ele na noite. 



Sábado tinha sido a vez dos Denver Nuggets e LA Clippers adiantarem-se na série. A equipa de Denver foi a que mais sofreu e só chegou a vitoria (97-95) graças a inspiração do veterano Andre Miller que saiu do banco para marcar 28 pontos incluindo o cesto decisivo a dois segundos do fim no agónico triunfo diante dos Golden State Warriors que perderam ainda por lesão o seu poste David Lee. 

Por seu lado os Clippers confirmaram o seu favoritismo ao derrotar os Memphis Grizzlies por 112-91com Chris Paul em grande (23 pontos e 7 assistências).

No Leste a tónica manteve-se com os favoritos a vencer sem muitas dificuldades ma maioria dos jogos. Os atuais campeões, os Miami Heat arrasaram os Milwaukee Bucks (110-87) com uma soberba actuação de LeBron James que foi o melhor anotador e roçou o triplo duplo (só faltaram duas assistências).  Em Indiana, os Pacers entraram com o pé direito no playoff da NBA, ao vencerem em casa os Atlanta Hawks por 107-90. A equipa de Frank Vogel comandou as operações desde o 1.º período e contou com um grande Paul George. O extremo, que este ano se tornou all-star, assinou um triplo-duplo (23 pontos, 11 ressaltos e 12 assistências). George, aliás, realizou uma exibição algo estranha, na medida em que concretizou apenas três lançamentos de campo em 13 tentativas, mas esteve quase perfeito da linha de lance-livre (17 em 18). Os Pacers contaram ainda com seis jogadores na casa das dezenas em pontos. Do lados dos Hawks, o base Jeff Teague, com 21 pontos e 7 assistências, foi o melhor elemento.

Nos outros dois emparelhamentos, os Brooklyn Nets foram muito superiores aos Chicago Bulls vencendo por 106-89. O poste francês Joakim Noah, peça chave dod Bulls e que se recuperava de uma lesão, teve seus minutos controlados por Tom Thibodeau, atuando apenas 13 minutos. Sem ele, Carlos Boozer e Taj Gibson foram os principais responsáveis por tentar marcar, sem sucesso, Brook Lopez. A defesa dos Bulls, seu ponto forte, não esteve numa noite inspirada, permitindo que os Nets convertessem 55,8% dos seus lançamentos, sendo seis deles da linha dos três pontos. Essa foi a primeira vitória do treinador P.J. Carlesimo em playoffs desde 1997, quando estava à frente do Portland Trail Blazers.

Por último no jogo mais equilibrado desta primeira jornada, os New York Knicks venceram num duelo que só se decidiu nos últimos instantes os Boston Celtics por 85-78.

Juniores B | Ovarense alcança sofrida vitória em Esgueira


Juniores A | Ovarense recebe hoje a visita do Sangalhos para o Campeonato Nacional


domingo, 21 de abril de 2013

LPB | Ovarense divide resultados no inicio dos Playoffs



O primeiro jogo da eliminatória entre Ovarense e Vitória foi favorável aos vareiros (77-68) que, tirando partido do fator casa, cedo marcaram distâncias neste encontro. A vantagem construída pelos comandados de Carlos Pinto durante a primeira parte (49-32) viria a revelar-se decisiva na etapa complementar, obrigando os vitorianos a correr sempre atrás do prejuízo.

Com o base José Barbosa (4 pontos, 8 assistências, 3 ressaltos e 3 roubos de bola) a comandar na perfeição os ataques vareiros, exímio na exploração dos bloqueios diretos, com percentagens de lançamento muito boas, e ao controlar a tabela defensiva, os vareiros souberam ultrapassar um adversário que se adivinhava muito complicado. Sergi Coll (18 pontos, 7 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola) a dominou com enorme eficácia o jogo interior da Ovarense, e Miguel Miranda (10 pontos, 9 ressaltos, 6 assistências e 4 roubos de bola) voltou a funcionar como um líder dentro de campo, gerindo bem os ritmos de jogo, e a própria ansiedade da equipa.

No Domingo foi a vez do Vitória vencer e empatar a eliminatória a 1, depois do triunfo alcançado, em Ovar, por 75-62. Um encontro em que o domínio do jogo foi dividido, tendo sido apenas decidido no derradeiro período do encontro.

A boa prestação ofensiva dos visitantes, comandados de Fernando Sá, nos últimos 10 minutos (26 pontos marcados) foi determinante para o sucesso dos vitorianos. De realçar também, o magnifico desempenho no ressalto ofensivo (21 ressaltos) e o bom desempenho da linha de lance-livre (23-27 – 85%). Desta forma, estão encontrados os principais motivos pelos quais o Vitória conseguiu empatar a eliminatória.

O jovem José Barbosa (16 pontos, 8 assistências e 4 ressaltos) voltou a exibir-se a bom nível, e o mesmo se poderá dizer do poste espanhol Sergi Coll, que terminou o encontro com 12 pontos, 6 ressaltos, 2 assistências, 2 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento.

A eliminatória está a confirmar o equilíbrio esperado, já que durante a fase regular ambas as equipas já tinham provado que podiam perfeitamente vencer na condição de visitante. A emoção muda-se agora para Guimarães, para dois jogos em que continua a não existir um conjunto favorito.

sábado, 20 de abril de 2013

Juniores Femininas | Ovarense perde "in extremis" em Coimbrões


NBA | Anthony e Curry melhores do mês de Abril



A NBA anunciou que o extremo Carmelo Anthony (New York Knicks) e o base Stephen Curry (Golden State Warriors) foram eleitos os melhores jogadores do mês de Abril nas conferências Leste e Oeste, respectivamente.

Carmelo participou de oito dos dez compromissos dos Knicks no período, que terminou o mês com apenas duas derrotas. O extremo anotou médias de 36.9 pontos, 9.9 ressaltos e quase 54% de aproveitamento nos lançamentos de campo. Ele finalizou a temporada como melhor anotador da liga (28.7 pontos por jogo) e tornou-se o segundo jogador da história da franquia de New York a anotar 40 ou mais pontos em três partidas consecutivas.

Já Curry comandou os Warriors a cinco vitórias e três derrotas em Abril, com médias de 25.4 pontos, 3.9 ressaltos, 8.1 assistências e 2.1 roubos de bola. Com os 36 lançamentos de longa distância anotados no período, o base acumulou 272 bolas de três pontos na temporada e quebrou o anterior recorde de Ray Allen (269, em 2005-06).

Outros seis jogadores foram citados na votação deste mês: Deron Williams (Brooklyn Nets), Greg Monroe (Detroit Pistons), Kobe Bryant (Los Angeles Lakers), Kevin Durant, Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder) e Al Jefferson (Utah Jazz).