A Ovarense manteve intactas as suas opções de revalidar o título nacional de Sub-19 Femininos ao vencer no passado sábado no Raimundo Rodrigues a equipa do CPN por 54-43. As vareiras sobreviveram a um segundo período menos conseguido e com uma grande segunda parte (34-18) venceram por segundo dia consecutivo limpando a jornada dupla que dava inicio a segunda volta da competição o que combinado com os outros resultados da jornada lhes permitiu voltar a estar no grupo de equipas que lutam pelas duas vagas que dão acesso a Fase Final Nacional.
Num desafio nem sempre bem jogado, entre dois conjuntos que estavam proibidos de perder para não se verem prematuramente afastados das posições cimeiras, houve sempre entrega a 100% as vareiras conseguiram superiorizar-se graças ao emprego de grande intensidade e entreajuda nos processos defensivos, da solidariedade e entrega revelada em cada momento de jogo, da maior fortaleza mental para gerir a pressão do jogo e pela maior eficácia na concretização.
No segundo quarto, as locais passaram pelo seu pior momento no jogo ao perder alguma consistencia na sua exibição. Em termos defensivos deu mais espaço as jogadoras nortenhas ao permitir-lhes sair mais vezes em contra-ataques, foi menos dominante nas tabelas permitindo alguns segundos lançamentos e foi menos pressionante nos cortes das linhas de passe. Ofensivamente, perdemos algum discernimento acelerando em demasia o jogo e fazendo más seleções de lançamento o que permitiu que ao intervalo (20-25) as visitantes chegassem em vantagem no marcador.
Na segunda parte a situação alterou-se. A Ovarense entrou mais concentrada e coesa, impondo maior intensidade e agressividade defensiva, mais lúcida nas transições e mais assertiva na concretização o que lhe permitiu ir ganhando maior solidez na sua prestação. A equipa foi capaz de asfixiar as visitantes condicionando ao máximo o ataque das portuenses e ao conseguir alternar com sucesso o lançamento exterior com as penetrações foi ganhando uma boa vantagem que lhe permitiu virar o rumo dos acontecimentos e consolidar no final do terceiro quarto uma vantagem de sete pontos (37-30).
No derradeiro período (17-13) as vareiras mantiveram a qualidade do seu jogo ofensivo e embora perdendo alguma intensidade defensiva fruto do cansaço acumulado pelo jogo da véspera ainda conseguiram alargar a diferença pontual até aos onze pontos alcançada pela primeira vez a 6m26s do final. As locais tiveram o tino suficiente para gerir essa vantagem até ao apito final que reflectem a justiça do resultado e premeia a garra e o querer das nossas atletas ao longo dos quarenta minutos.
Jogaram: Carolina Tam (7), Maria Dumbrava (15), Carolina Semedo (10), Mariana Pinto (0) e Sofia Pinheiro (15) -Cinco Inicial- Patrícia Silva (0), Sara Marques (7), Liliana Fernandes (0), Rute Castro (-) e Cecília Baptista (-). Treinador: Jorge Maia
Sem comentários:
Enviar um comentário