****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

domingo, 30 de setembro de 2012

LPB | Ovarense Dolce Vita acaba em quarto em S. Pedro do Sul

Vareiros voltaram a ceder no derradeiro quarto e
ficam em últimos no Torneio de S.Pedro do Sul
A Ovarense Dolce Vita encerrou a sua participação no 2º Torneio Cidade Termal que se disputou este fim de semana em São Pedro do Sul com nova derrota, esta vez diante do Algés por 68-78 e finalizou no quarto e último lugar da prova. O Vitória de Guimarães com um cesto no último segundo venceu o torneio depois de bater o Sampaense Basket num excelente jogo de basquetebol por 72-70.

Por segundo dia consecutivo, um derradeiro quarto pouco conseguido acabou por sentenciar a partida em detrimento dos vareiros que voltaram a pagar as consequencias da pouca profundidade existente em termos das rotações de jogadores e do excesso de juventude existente no plantel.

A Ovarense Dolce Vita conseguiu equilibrar a partida com sucesso durante os primeiros trinta minutos reforçando a imagem deixada na véspera: grande capacidade de luta, muita pressão e intensidade defensiva e grande mobilidade no ataque. Num 1º período muito faltoso, a Ovarense conseguiu manter a vantagem conquistada a meio do quarto (12-6). Com uma equipa muito jovem em campo, a equipa de Ovar segurou a vantagem até ao final do 1º parcial, 18-21. Nos segundos dez minutos, o Algés esteve melhor e rapidamente conseguiu passar para a liderança do marcador ainda antes dos 5 minutos de jogo (30-24). Uma vantagem que conseguiu manter até ao intervalo 43-38.

No reatamento, a Ovarense entrou com o seu melhor 5 e voltou a encostar no marcador 45-44, seguindo um período de alternância no marcador, com a Ovarense a dar a volta ao marcador 57-58 no final do quarto.

A vencer à entrada do último período, a equipa vareira entrou muito desconcentrada sofrendo de rajada um parcial de 0-9 que permitiu ao Algés cavar uma boa vantagem que geriu sem grandes dificuldades até ao final da partida.  Até final do encontro a Ovarense ainda tentou aproximar-se mas nunca chegou a colocar em perigo a vitória final do Algés por 78-68.

João Manuel foi o melhor marcador do encontro com 24 pontos seguido por Diogo Correia e Fernando Neves (o melhor anotador da Ovarense) que ficaram logo atrás com 21 pontos cada.

Juniores Femininas | Ovarense inicia campeonato com vitória

A equipa de sub19 femininas da AD Ovarense começou este domingo em Aveiro a defesa do seu título distrital, com uma clara e merecida vitória por 46-59 (16-28 ao intervalo) diante da equipa do Galitos, numa partida típica de inicio de época e em que a equipa vareira manteve sempre um claro ascendente durante os quarenta minutos.

Sub19 Femininas não claudicaram
em Aveiro
Ambas equipas protagonizaram uma partida interessante que reflectiu a espaços algum equilíbrio com os dois conjuntos a mostrar estar ainda numa fase incipiente da época o que acabou por se reflectir no alto número de turnovers e em algumas falhas de concretização.

O jogo começou muito igualado com ambas equipas a revelar problemas na finalização nos primeiros cinco minutos. A partir daí (5-4 para a Ovarense) as vareiras foram controlando sempre o marcador fazendo valer a sua maior fortaleza no jogo interior e a exploração do contra-ataque como principais armas ofensivas. Isto permitiu as visitantes manter-se sempre na frente até ao intervalo com diferenças que oscilaram entre os seis e os doze pontos de vantagem. Ao intervalo, a Ovarense vencia 16-28.

Após o reatamento a Ovarense entrou melhor no jogo aproveitando algum desnorte no jogo de transições das locais. Isto permitiu que as vareiras chegassem a dispor por duas vezes uma vantagem máxima de 18 pontos a meio do terceiro período. Contudo, uma ponta final menos conseguida em que a equipa perdeu varias bolas permitiu às locais recuperar e reduzir para 11 pontos no final do terceiro período (34-45).

O derradeiro quarto ficou marcado pelo equilíbrio com ambas equipas a cometer muitos erros não forçados mas sempre com as visitantes a gerir a partida não permitindo nunca que as locais reduzissem a diferença no marcador para menos de dez pontos. No final, vitória justa da equipa que se revelou melhor em campo.

Marcador: (08-13) (08-15) (18-17) (12-14)
Marcha:     (08-13) (16-28) (34-45) (46-59)

Jogaram pela Ovarense: Ana Pinho, Carolina Semedo, Carolina Tam, Helena Santos, Joana Soares, Maria Dumbrava, Mariana Ferreira, Mariana Pinto, Patrícia Silva, Rute Castro, Sara Marques e Sofia Pinheiro.

Treinador: Jorge Maia

Fundamentos Técnicos | A arte do passe com Lebron James

NBA | A nova promoção dos Sacramento Kings para a próxima época

Juniores B | Novidades Época 2012/2013

* CP Esgueira: Fernando Santos, treinador da equipa de Sub18 Masculina dos esgueirenses, disse ao site do clube numa pequena antevisão à primeira fase da prova que começa hoje, que as expectativas da equipa, para a primeira fase do campeonato distrital, passam por tentar ser competitivos em todos os cinco jogos que irão disputar.

Para o treinador, a equipa irá abordar cada jogo com a confiança que pode vencê-lo e com o intuito de discutir o resultado em cada uma das partidas.

sábado, 29 de setembro de 2012

Seniores Femininas | Ovarense despede-se do Troféu Vitor Hugo


Foto de Arquivo

A equipa de seniores femininas da AD Ovarense encerrou a sua participação no Troféu Vitor Hugo edição 2012/2013 - que marca o arranque oficial da época no feminino- com duas derrotas. As vareiras perderam na jornada inaugural na passada sexta-feira diante do Lousada AC por 56-65 e hoje foram derrotas pela equipa anfitriã da chave, o Académico do Porto por 43-48.

Como se pode verificar pelos resultados, trataram-se de partidas muito equilibradas em que a jovem equipa vareira - que este ano regressa ao principal campeonato nacional, a Liga Feminina - mostrou que se encontra no bom caminho mesmo contando com algumas ausencias devido a lesões.  

Nos restantes encontros destaques para as vitórias da AD Vagos, vencedor do Troféu Vítor Hugo nos últimos três anos, sobre o Olivais, por 82-68, na primeira jornada do Grupo A, e que lhe permitirá decidir o passe às meias finais diante do CAB Madeira que na segunda jornada deste grupo bateu também a equipa do Olivais por 74-69. Por outro lado, o atual detentor do título da Liga Feminina, o Algés venceu o Quinta dos Lombos por 82-79. 

A competição, recorde-se,disputa-se nos moldes habituais, ou seja as equipas participantes numa 1ª fase distribuem-se por 4 Grupos de 3 equipas cada, apurando-se os vencedores para discutirem a posse do troféu ,em sistema de final-four no fim-de-semana de 6/7 de Outubro, em local ainda a definir. A prova não conta com a participação do CD Torres Novas.

Nas 5 edições anteriores o troféu foi ganho apenas por 2 clubes: CAB Madeira (vencedor das duas primeiras edições, em 2007/08 e 2008/09) e AD Vagos (que ganhou nos 3 últimos anos, 2009/10, 2010/11 e 2011/12).

LPB | SL Benfica abandona jogo em Espanha

Carlos Lisboa foi expulso no
jogo vs o Cáceres
O basquetebol português volta a estar em destaque pela negativa. O embate entre o SL Benfica e o Cáceres deste sábado, relativo à Taça AMSTEL, não chegou ao fim, com o encarnados a abandonarem o campo quando faltavam 4,09 minutos para o término da partida. A equipa portuguesa tomou esta decisão, depois de duas faltas técnicas consecutivas. À altura em que o jogo foi interrompido, os espanhóis venciam por 88-84.

Os campeões nacionais começaram melhor e no final do 1.º período venciam por 29-24. Contudo, o Cáceres deu a volta e foi para o intervalo na frente (48-50).

À Benfica TV, José Tomaz, presidente da secção, explicou esta atitude: "Aconteceu algo que nunca tinha visto e o Benfica, em defesa dos seus jogadores, optou por sair de campo. A arbitragem teve uma série de decisões estapafúrdias e no final da primeira parte, o adversário já tinha beneficiado de 33 lances livres. Acalmou na segunda parte, mas na parte final recuperámos no marcador e inventaram falta".

"O mais incrível é terem assinalado uma falta a Betinho que não existiu, ele fica espantado e assinalam-lhe falta técnica, depois protesta e assinalam-lhe outra e consequente desqualificação, bem como a Miguel Minhava. Junta-se a isso a expulsão a Carlos Lisboa e no meio disto tudo teríamos de jogar os últimos três minutos com quatro jogadores e não nos sujeitámos a isso", acrescentou o dirigente.

Este novo incidente não abona nada em prestigio da modalidade que nos últimos tempos tem vindo a ser notícia pelas razões menos boas. Enfim...

LPB | Ovarense Dolce Vita falha no seu primeiro teste da época

Sampaense Basket e Vitória de Guimarães protagonizarão este domingo a final da segunda edição do Torneio Cidade Termal que até amanhã se disputa em São Pedro do Sul. A equipa de Oliveira do Hospital venceu este sábado a Ovarense Dolce Vita por 47-56 enquanto que os vimaranenses derrotaram o Algés por 87-80 no primeiro jogo da jornada.
Carlos Ferreirinho pôs fim ao
jogo com um afundaço

Num jogo equilibrado, muito táctico e com muita luta, o Sampaense fez valer a sua maior experiência para levar de vencida uma equipa da Ovarense que se apresentou com muitos jovens. A Ovarense começou melhor o jogo chegando a dispor de uma vantagem de 8 pontos a meio do 1º período.Depois de um período de desacerto, a equipa de José Calabote foi recuperando, acabando por terminar o 1º período a perder por 18-14. Os vareiros sofreram um grande contrariedade no inicio do 2º período, com o espanhol Sergi Coll a não regressar ao campo depois do embate com um adversário. Este período foi uma cópia do anterior, com a Ovarense a ter uma vantagem confortável a meio do quarto e a Sampaense a recuperar para apenas 2 pontos a diferença ao intervalo, 31-29.  

Na segunda parte o jogo ofensivo vareiro perdeu claramente eficácia. Durante o terceiro quarto (10-09) a equipa vareira ainda conseguiu manter-se na frente do marcador graças à grande falta de inspiração que ambas equipas mostravam em campo. 

No 4º período, o desacerto ofensivo na Ovarense tornou-se mais evidente mostrando alguma falta de soluções nas rotações. Com Mário Gonçalves limitado, a jovem formação de Ovar apenas conseguiu marcar 7 pontos contra os 17 da Sampaense , que fechava o encontro com um afundanço de Carlos Ferreirinho mesmo em cima do final do encontro, 47-56.

Nuno Morais e Mário Gonçalves com 13 pontos foram os melhores marcadores da Ovarense, ao passo que Brandon Sebirumbi foi o melhor marcador do encontro com 15 pontos.
Vimaranenses mais fortes no
primeiro jogo do Torneio
No primeiro jogo da jornada o Guimarães derrotou o Algés por 87-80 num jogo típico de pré-época com os jogadores de ambas as equipas a mostrar-se algo lentos. Os estreantes na Liga ainda conseguiram chegar ao intervalo a vencer (43-42) mas na segunda parte não conseguiram travar a excelente actuação do internacional português José Silva (31 pontos e 6 ressaltos) e do veterano Paulo Cunha (26 pontos e 11 ressaltos) e mesmo a lutar até ao fim acabaram por ceder.

Do lado do Algés, António Pires (25 pontos, 6 ressaltos e 8 8 assistências) e Diogo Correia (20 pontos e 5 assistências) foram os elementos em maior destaque na equipa de Mário Silva.

Amanhã, a Ovarense Dolce Vita jogará pelo terceiro lugar contra o Algés.

Basquetebol e Música

WNBA | Tina Charles nomeada MVP da WNBA 2012


A jogadora Tina Charles, das Connecticut Sun, foi nomeada a melhor jogadora da WNBA, depois de obter 345 votos dos representantes dos meios de comunicação que participaram na eleição.
A poste das Sun, que no próximo dia 5 de Dezembro completará 24 anos, conseguiu o título de MVP da temporada 2012 superando nas escolhas Candice Parker das Los Angeles Sparks. Charles consegue de esta maneira o seu primeiro título de melhor jogadora depois de ter finalizado em segundo lugar na época passada e de ser nominada como melhor "Rookie" em 2010.
Tina Charles finalizou a fase regular com médias de 18 pontos, 10.5 ressaltos, 1.7 assistências e 33.2 minutos em 33 jogos.

LPB | SL Benfica vence 1º jogo de preparação no Tour por Espanha


O vigente campeão nacional, o SL Benfica venceu esta sexta-feira diante do Grupo Eulen Carrefour El Bulevar da LEB Prata espanhola por 70-61 (38-34 ao intervalo) no primeiro de dois jogos de preparação para a próxima época que a equipa lisboeta está a fazer por terras espanholas.

Numa partida em que a equipa local começou mais forte (22-25), uma boa segunda parte das hostes encarnadas foi fundamental para alcançar o desfecho positivo. A equipa portuguesa impôs uma defesa agressiva que provocou 26 turnovers aos locais e dominou as tabelas.

Na segunda parte, o SL Benfica fez valer o seu maior peso na zona da pintura e o seu maior número de soluções nas rotações dos jogadores interiores para alcançar uma vitória justa diante duma equipa que mostrou estar ainda numa fase mais atrasada da sua preparação. Dos doze atletas convocados para esta dupla jornada de preparação, apenas Elvis Évora não jogou.

O SL Benfica volta a jogar hoje diante do Cáceres na disputa do Torneio Amstel.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Juniores B | Apresentação Época 2012/2013

NBA | LeBron James favorito a vencer prémio de MVP da época regular

Aproxima-se a passos largos o início de mais uma época na NBA. LeBron James, atual MVP da fase regular, das finais e campeão com os Miami Heat é o principal candidato a vencer o prémio de melhor jogador (MVP) da fase regular. A votação foi levada a cabo pela ESPN, que ouviu a opinião de vários especialistas. Kevin Durant, estrela dos Oklahoma City Thunder, equipa que perdeu por 1-4 na final com os Miami, surge no segundo lugar. A fechar o pódio está o "super homem" Dwight Howard, que trocou os Orlando Magic pelos LA Lakers. Eis a lista dos primeiros vinte jogadores:

1 – LeBron James (Miami Heat)
2 – Kevin Durant (Oklahoma City Thunder)
3 – Dwight Howard (Los Angeles Lakers)
4 – Chris Paul (Los Angeles Clippers)
5 – Derrick Rose (Chicago Bulls)
6 – Kobe Bryant (Los Angeles Lakers)
7 – Kevin Love (Minnesota Timberwolves)
8 – Dwyane Wade (Miami Heat)
9 – Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder)
10 – Deron Williams (Brooklyn Nets)
11 – Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks)
12 – Rajon Rondo (Boston Celtics)
13 – Andrew Bynum (Philadelphia 76ers)
14 – Blake Griffin (Los Angeles Clippers)
15 – Pau Gasol (Los Angeles Lakers
16 – Tony Parker (San Antonio Spurs)
17 – Carmelo Anthony (New York Knicks)
18 – Chris Bosh (Miami Heat)
19 – Steve Nash (Los Angeles Lakers)
20 – LaMarcus Aldridge (Portland Traiblazers)

NBA | Top 10 dos Detroit Pistons Época 2011/2012

Juniores B | Provas oficiais arrancam este fim de semana

O equilíbrio existente entre as diferentes equipas e a ausência de um claro favorito , marcam o arranque oficial da época 2012/2013 no escalão de Sub18 masculinos que  dará inicio este fim de semana para a maior parte das equipas participantes na competição.
Esta época serão doze os clubes que lutarão pela ansiada conquista do título distrital e pelo apuramento para as provas nacionais. Nesta primeira fase da competição, os doze conjuntos foram divididos em dois grupos, dos quais os primeiros quatro classificados de cada chave irão depois discutir numa segunda fase todos contra todos, o apuramento para a Fase Final Distrital. Com alguns movimentos em termos de planteis e de equipas técnicas, cada uma das equipas tentará fazer valer os seus argumentos para atingir os seus objetivos.
Galitos, Ovarense, Sangalhos, Sanjoanense e Illiabum, sem necessariamente respeitar essa ordem,surgem à partida como as equipas que se apresentam como as mais fortes candidatas a lutar pelo campeonato distrital.  Vigentes bi campeões distritais, a equipa do Galitos muda de treinador mas mantém um núcleo interessantes de jogadores com experiência, aos que juntou alguns atletas fisicamente fortes de primeiro ano. Some-se a isto o facto de se terem reforçado com dois bons jogadores que vem acrescentar centímetros e disponibilidade física (Ricardo Martins, ex Gafanha e Julien Viaud, ex Sangalhos) e obtém-se um candidato que parte novamente na linha da frente do favoritismo.  
Ovarense e Sangalhos não mexeram muito nos seus planteis embora tenham sofrido de alteração no comando técnico. Ambas equipas valem pelos seus coletivos sendo que os vareiros mantém basicamente o grupo que foi campeão de sub16 a duas épocas e que em teoria lhes da grande profundidade em termos de rotações e de opções nos diferentes sistemas de jogo que vier a utilizar. No caso dos bairradinos, dispõem de um conjunto de atletas de segundo ano que garantem solidez, mas subsistem algumas duvidas quanto a aportação que possa vir dos atletas mais novos e da possibilidade de gerir todo o conjunto em competições prolongadas.
Sanjoanense e Illiabum completam o grupo dos principais candidatos. Ambas equipas tem continuidade no comando técnico e apresentam-se claramente mais fortes que na época transata. A equipa de São João Madeira ganhou altura e poder na zona da pintura com a chegada dos atletas de 1º ano embora persistem algumas dúvidas quanto a profundidade da equipa nas soluções da condução do jogo. Pouco se sabe da preparação da equipa sanjoanina o que cria uma grande expectativa a sua volta. No caso dos ilhavenses, a equipa possui uma equipa que peca pela excessiva juventude do plantel, assente em demasia nos jogadores de 1º ano embora mantenha em aberto a possibilidade de se reforçar com Andrew Costa (Ex Gafanha) que poderia acrescentar experiência e maior profundidade ofensiva.
Na luta pelo apuramento para a 2ª fase, Oliveirense, Gafanha, Esgueira e ACR Vale de Cambra aparecem como as equipas candidatas a ocupar essas vagas. Brandoense, Gica e AD Vagos são em teoria as equipas com menos probabilidades de alcançar ditas vagas embora sempre exista a possibilidade de surgir uma surpresa.
Tudo está preparado para o apito inicial nos diferentes pavilhões. A emoção volta a unir-nos na festa do basquetebol.
Quadro de Jogos da primeira Jornada

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

NBA | Top 10 dos Washington Wizards Época 2011/2012

LPB | Ovarense Dolce Vita participa no 2º Torneio Cidade Termal em S. Pedro do Sul

  • A cidade de São Pedro do Sul torna-se no próximo fim de semana na capital do basquetebol, quando ali se disputar a segunda edição do Torneio Cidade Termal que contará com a presença de quatro equipas da Liga Portuguesa de Basquetebol. A Ovarense Dolce Vita vai tentar defender o título alcançado na primeira edição do torneio juntando-se as equipas do Algés, Vitória de Guimarães e Sampaense Basket numa prova que procura promover a modalidade na região e no concelho de S. Pedro do Sul.  
  • Disputado no fim de semana antes do inicio da época oficial, esta será uma boa oportunidade para as equipas avaliarem as suas equipas, muito embora não se apresentem na máxima forca, uma vez que muitas delas ainda não têm estrangeiros. Será portanto a possibilidade dos atletas nacionais se mostrarem aos seus treinadores. 
  • Na primeira jornada da prova, o Vitória de Guimarães defrontará o Algés enquanto a Ovarense Dolce Vita irá jogar diante do Sampaense Basket. Os vencedores jogam a final no domingo enquanto que as equipas derrotadas no primeiro dia chocarão pelo 3º/4º lugar. Para além do torneio de seniores, irá também disputar-se um torneio de minibasquetebol e dois jogos dos escalões de formação envolvendo seleções distritais de Viseu.

LPB | Novidades Época 2012/2013

* SL Benfica: Depois de ter organizado no passado fim de semana o Torneio Internacional de Lisboa, no qual defrontaram o Asefa Estudiantes e o Lagun Aro Gipuzkoa equipas da principal liga espanhola (ACB), os vigentes Campeões Nacionais vão agora novamente confrontar mais duas equipas do basquetebol espanhol. Os próximos adversários serão o Cáceres 2016, sábado, na disputa do Troféu AMSTEL e o Grupo Eulen Carrefour El Bulevar de Ávila amanhã, equipas da Addeco Oro e Addeco Plata, respectivamente.

* Galitos/Tley: A última equipa a confirmar a sua participação no campeonato 2012/2013 continua a reforçar-se para a sua época de estreia na principal liga do pais. Desta vez o clube anunciou a contratação do internacional Sub20, Sérgio Santos (Ex-Algés), um extremo de 19 anos de idade, com 1.98m de altura e que no último Campeonato da Europa de Sub20 registou as médias 7.5 pontos e 4.2 ressaltos por partida. O clube também anunciou as dispensas de Carlos Sicó, João Mesquita e André Palma.

Fundamentos Tácticos | Diferentes exemplos de como correr o Pick and Roll

Internacional | A Liga Endesa começa com espectáculo

A Liga Endesa da Espanha apresentou-se de forma oficial esta quarta-feira na sede da empresa que patrocina a competição diante de uma grande quantidade de espectadores. O concurso de lançamentos triplos, ganho pelo ucraniano Sergey Gladir, e o de afundaços, ganho pelo turco com passaporte americano James Gist, foram o prólogo perfeito para uma prova que se inicia neste fim de semana. Será que a nossa FPB pode aprender alguma coisa com os nossos vizinhos ?


Citações de Grandes Treinadores

"O mais importante é a EQUIPA, a disciplina táctica e a nossa atitude; Por sempre o individual ao serviço do colectivo. Não temos de estar demasiado preocupados com o jogo dos outros (respeita-los sim, ter em conta os seus pontos fracos, saber aproveita-los mas sem obsessionar-nos). Se nós fizermos bem o nosso trabalho teremos quase todo a caminho andado para a vitória. Devemos ter sempre confiança em nós próprios porque somos uma boa equipa e ninguém é melhor do que nós se lutarmos tanto como eles."

Eduardo Burgos - Treinador Espanhol

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Humor | Os penteados mais famosos dos 80 na NBA

Liga Feminina | Ovarense inicia época com a disputa do Troféu Vitor Hugo

A competição feminina arranca já este próximo fim-de-semana, sexta-feira, dia 28, com a disputa da 1ª Fase de Apuramento da V Taça Vítor Hugo da Liga Feminina. As equipas foram divididas em quatro grupos, sendo que cada um deles é composto por três formações. Este será o primeiro troféu em disputa na presente temporada, embora sirva igualmente de preparação para o início do campeonato, bem como o melhor conhecimento das equipas que compõem este ano a Liga Feminina. A equipa da Ovarense que regressa este ano à Liga Feminina ficou inserida no Grupo B juntamente com as equipas do Académico do Porto e do Lousada AC.


1ª Fase de Apuramento

Fundamentos Técnicos/Tácticos | A importancia da mobilidade no jogador interior

Exemplo de um jogador possante (Nathan Jawai - FC Barcelona Regal), um interior que faz da mobilidade, velocidade, força e potencia as suas principais armas. Destaque para a capacidade de finalizar as jogadas a partir dos pick and roll, movimentos de costas com finalização pela linha de fundo, a capacidade de bloqueio e mobilidade e por último o poder intimidatorio quando defende.

Juniores B | Antevisão da 1ª Jornada

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Humor | Os bigodes mais famosos dos 80 na NBA

Fundamentos Tácticos/Técnicos | Apontamentos de Defesa todo o campo

Exemplos de boa defesa em todo o campo da Seleção da Espanha com os jogadores a recuperar sempre que são ultrapassados o quando ficam presos nos bloqueios directos. Boas ajudas nas penetrações e boa defesa do 1x1 principalmente por JC Navarro na última ação do vídeo evitando a penetração do adversário e levantando as mãos para contestar o tiro.

Fundamentos Técnicos/Tácticos | Defesa do Poste por Bruce Bowen

Juniores B | Novidades Época 2012/2013


* Sangalhos DC: A equipa bairradina perdeu a jogar como local e em dia de apresentação diante do Ginásio Figueirense por 53-70 em partida de preparação disputada no passado sábado. Relembre-se que a equipa do Sangalhos será uma das nossas adversárias na primeira fase do campeonato distrital que se inicia no próximo fim de semana.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

LPB | Novidades Época 2012/2013

Galitos/Tley: A equipa do Barreiro anunciou a contratação do base de 24 anos, Pedro Pinto (Ex Barreirense)  que na passada temporada registou as médias de 6.5 pontos e 2.6 assistências por partida.

CAB Madeira: A equipa madeirense oficializou a contratação do extremo-poste de 22 anos e 2m04, João Guerreiro (Ex-Barreirense). No ano transacto, Guerreiro registou as médias de 5.4 pontos, 4.1 ressaltos e 1.4 roubos de bola por partida.

Ovarense: De acordo com o site Basketotal.com, Miguel Miranda jogará com a equipa vareira na próxima época. De confirmar-se a noticia seria um regresso à equipa vareira depois de passagem pelo FC Porto. Já Nuno Cortez é carta fora do baralho uma vez que o internacional irá jogar na próxima época na Proliga ao serviço da Oliveirense.

Videos | A defesa nunca descansa de acordo com Avery Bradley dos Boston Celtics

Juniores B | Novidades Época 2012/2013

* GD Gafanha/CP Esgueira: Ambas equipas disputaram este domingo um jogo de preparação tendo em vista a sua participação na 1ª fase do Campeonato Distrital que começa no próximo fim de semana. A equipa de Esgueira venceu num jogo equilibrado por 41-54. Relembre-se que a equipa da Gafanha da Nazaré será uma das nossas adversárias nesta primeira fase do Campeonato tendo apresentado um conjunto muito jovem e com algumas ausências importantes: Ricardo Martins (Galitos) e Andrew Costa (a treinar no Illiabum).

A equipa do GD Gafanha, que se apresentou este domingo diante do CP Esgueira

Citações de Grandes Treinadores


"No desporto de alta competição não há lugar para "não me apetece".


Scott Hawk - treinador assistente nas Connecticut Sun da WNBA

Atitudes | Quão especial és tu ?

Os jogadores especiais prestam contas a si próprios e são de confiança:

* Assumem a sua própria culpa, em qualquer situação, e procuram ver qual foi o seu contributo (ou falta dele) para a situação em questão. Nunca culpam os outros em primeiro lugar.

* Procuram soluções, em vez de apontarem os problemas. Não se queixam, nem se lamentam.

* Fazem as coisas oportunamente. Não adiam até ao último segundo.

* Dão sempre mais de si do que aquilo que exigem aos outros.

* Procuram assumir a seu cargo todas as tarefas e responsabilidades a que são capazes de dar resposta, em vez de diferirem e "passarem a bola" aos outros.

* Estão em processo de constante melhoria, à procura de evoluir e dar mais de si à equipa. Estão sempre à procura de dar um novo e melhor contributo à equipa.

* São pro-activos e têm prazer em estudar o jogo (as tendências e também o seu próprio jogo). Desta forma, estão sempre em cima dos acontecimentos e sabem o que precisa de ser feito em qualquer altura.

* Fazem aquilo que não lhes é pedido, simplesmente, porque sabem que tem de ser feito. E não é necessário que ande um treinador em cima deles a dizer-lhes que precisam de o fazer.

* Fazem aquilo que precisa de ser feito. Sem desculpas.

* Exigem aos outros que cumpram os seus deveres, porque sabem a importância que o desempenho dos papéis de cada um tem na relação da equipa com a vitória. A responsabilidade individual torna-se responsabilidade colectiva: "Eu faço aquilo que tenho a fazer, para que a minha equipa consiga aquilo que tem que conseguir: vencer.".

* São sempre os jogadores de maior confiança dentro da equipa - todos acreditam e confiam neles, desde o treinador principal até ao 13º jogador...

domingo, 23 de setembro de 2012

Internacional | Real Madrid vence a Supertaça da Espanha

As penetrações de Sérgio LLull
foram sempre uma dor de cabeça
para a defesa do Barcelona
O Real Madrid derrotou este domingo em Saragoça a equipa do FC Barcelona Regal por 95-84 e arrecadou o primeiro troféu da época, a Supertaça de Espanha. Com o ex-NBA Rudy Fernandez a liderar a equipa (22 pontos, 5 ressaltos e duas assistências), o Real Madrid se mostrou quase sempre superior acabando por vencer com alguma facilidade um adversário que acusou alguma ansiedade e alguma falta de contundencia nos momentos chaves da partida.

Foi também a primeira vez que a equipa de Madrid venceu esta competição na sua história.

Real Madrid venceu pela primeira vez
a Supertaça
A equipa branca soube contrapor o seu jogo exterior a maior fortaleza do jogo interior dos catalães. Para além disso os vencedores foram sempre mais eficazes que o seu adversário (64-46% em L2) (43% em L3 para as duas equipas) e 81-79% desde a linha dos lançamentos livres).

Na equipa branca, Jaycee Carroll somou 17 pontos em 24 minutos e Sérgio Llull acrescentou 14 pontos, 5 ressaltos e duas assistências. Nos derrotados os mais destacados foram Nathan Jawai (20 pontos), Joe Ingles acrescentou 16 e Xavi Rabaseda 11 que resultaram estéreis no esforço de chegar à vitória.

NBA | O "ShowTime" regressa a Los Angeles

LPB | SL Benfica acaba em 4º no Torneio Internacional da Luz

A equipa de Basquetebol do Benfica perdeu este domingo, dia 23 de Setembro, com o Lagun Aro por 70-80, em jogo a contar para o Torneio Internacional da Luz.

Depois de perdido no sábado, dia 22, com o Asefa Estudiantes por apenas quatro pontos, o Benfica defrontou a segunda equipa da principal Liga do país vizinho presente no Torneio Internacional de Basquetebol. Ao longo do encontro os benfiquistas experimentaram um pouco de tudo. Lideraram confortavelmente no arranque do encontro, tiveram que correr atrás do prejuízo, muito por culpa da má entrada na etapa complementar, acabando por discutir, apesar da diferença final, o jogo nos minutos finais.

O Lagun Aro procurou também recuperar da derrota sofrida na véspera com o Cáceres conseguindo recuperar de uma má entrada no jogo. O resultado com o Benfica indicava equilíbrio ao intervalo (39-39).

No terceiro período, os espanhóis ganharam vantagem sobre o Benfica e acabaram, assim, na frente, por 52-56. A formação orientada por Carlos Lisboa aproximou-se no início do quarto período (62-63), no entanto, o Lagun acabou por voltar a estar melhor na finalização, vencendo por 70-80.

O Benfica terminou na quarta posição do Torneio Internacional de Basquetebol, onde aproveitou para solidificar os seus processos. Recorde-se que estes foram os primeiros jogos de preparação dos Campeões Nacionais.

O Estudiantes de Madrid acabou por chegar ao títuo depois de vencer na final por 81-70 a equipa do Cáceres também da Espanha.

Juniores B | Novidades Época 2012/2013

* Galitos: A equipa sub 18 masculina recebeu ontem o Dragon Force FC Porto para mais um jogo de preparação. A equipa aveirense perdeu por 46-62 tendo chegado ao intervalo já a perder por 22-37 numa partida controlada de principio a fim pela equipa portista.

Relembre-se que este mesmo adversário enfrentou na semana anterior em Viseu a nossa equipa que até esse momento apenas tinha efectuado oito sessões de treinos e vinha de ter disputado uma partida muito exigente em termos físicos tendo também vencido na final do Torneio de São Mateus por 39-61.

Hoje será a vez de CD Gafanha e CP Esgueira defrontarem-se na Gafanha da Nazaré no derradeiro desafio de preparação de ambas equipas de cara a próxima época.

Videos | NBA: Os bases "voadores"

LPB | SL Benfica derrotado pelo Estudiantes no Torneio Internacional da Luz

O Benfica perdeu com os espanhóis do Asefa Estudiantes por 81-85, na estreia no Torneio Internacional da Luz, que decorre entre hoje e domingo, na Luz, e que conta ainda com as participações do Lagun e do Cáceres, igualmente do país vizinho.

Perante uma das formações mais fortes da Liga ACB, o principal escalão do basquetebol espanhol, os encarnados estiveram praticamente desde o arranque em desvantagem, sendo obrigados a correr atrás do prejuízo.

Após o terceiro período, o Estudiantes vencia por 18 pontos (51-69). No entanto, os benfiquistas não baixaram os braços e com Heshimu Evans (14 pontos), LaceDarius Dunne (13 pontos) e Seth Doliboa (19 pontos) com bom aproveitamento ofensivo, o SL Benfica começou uma recuperação de grande qualidade.
Os atuais campeões nacionais ainda deram finalmente um ar da sua graça no derradeiro período, mas a recuperação não foi suficiente acabando por perder por apenas 4 pontos.

Hoje, o Benfica lutará pelo 3.º lugar frente ao Lagun Aro Gipuzkoa outra equipa da ACB que foi derrotado pelo Cáceres ontem na primeira jornada.

sábado, 22 de setembro de 2012

Juniores B | Novidades Época 2012/2013


* Galitos: A equipa de Sub-18 Masculinos A recebe esta noite, às 21h00 o Dragon Force FC equipa que já defrontamos no Torneio de São Mateus na passada semana.

*Sangalhos DC: A equipa bairradina vai apresentar-se este sábado no seu pavilhão. A equipa principal dos Sub 18 masculinos irá defrontar as 21h30 a forte equipa do Ginásio Figueirense enquanto que a segunda equipa defrontará a equipa da Académica de Coimbra pelas 14h30.


Juniores B | Calendário Definitivo 1ª Fase Distrital


* Todos os jogos em casa serão no Pavilhão Raimundo Rodrigues

Basquetebol e Música

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Juniores B | Novidades Época 2012/2013

* CD Gafanha/CP Esgueira: Ambas equipas chocam este domingo pelas 18h30 na Gafanha da Nazaré em jogo de preparação para a próxima época.

* Sangalhos DC: A equipa bairradina vai apresentar-se este sábado no seu pavilhão. A equipa principal dos Sub 18 masculinos irá defrontar as 21h30 a forte equipa do Ginásio Figueirense enquanto que a segunda equipa defrontará a equipa da Académica de Coimbra pelas 14h30.

* Galitos: O poste/extremo (1995) Julien Viaud (Ex Sangalhos) reforça a equipa galinácea. Os aveirenses disputaram no passado fim de semana em casa um torneio triangular de preparação tendo em vista a nova época. No rescaldo dos jogos somaram uma vitoria e uma derrota: No primeiro jogo caíram diante do GDB Leça por 28-77 e no segundo jogo venceram o SC Guifões por 63-51.

Registe-se que a equipa aveirense fez jogar nestes dois encontros de preparação os seguintes atletas: David Peralta, Tiago Almeida, Hugo Verde, José Troía, Hugo Rangel, João Padilha, Emanuel Silva, Diogo Sousa, Pedro Mealha, Bernardo Fernandes, João Gonçalves, Julien Viaud e João Tavares.

LPB | Novidades Época 2012/2013

* Sampaense Basket: A equipa que será treinada este ano por José Calabote anunciou a contratação dos extremos norte-americanos Brandon Sebirumbi  (Ex Furnan University) e Al Rapier (Ex State University).

* Lusitânia Expert: A equipa açoriana anunciou a contratação do base norte-americano Jeremy Goode, de 25 anos de idade que vem da liga cipriota e que já tem experiencia na liga portuguesa. Em 2010/2011 ao serviço do CB Penafiel o norte-americano registou as médias de 18.2 pontos, 3.7 assistências e 2.7 roubos de bola por partida.


* SL Benfica: Com quatro reforços no plantel - os internacionais Carlos Andrade e Cláudio Fonseca e os norte-americanos Ricky Franklin e LaceDarius Dunn -, os encarnados apresentaram-se oficialmente assumindo o favoritismo de cara à próxima época. Os atuais campeões nacionais vão disputar a partir de amanhã um Torneio Internacional no seu pavilhão que reunirá as equipas do Estudiantes de Madrid, o Lagun Aro (ambas equipas da Liga ACB espanhola) para além do Caceres da LEB Ouro do mesmo pais.

LPB | Galitos/Tley do Barreiro ocupará vaga do Barreirense na Liga

Parece estar encontrada uma solução para a próxima edição da LPB. Tal como tinha sido avançado pelo presidente da FPB, Mário Saldanha, a solução passava por convite enviados a clubes da Proliga para entrarem na LPB. Curiosamente outra equipa do Barreiro, o Galitos/Tley foi um dos clubes que respondeu afirmativamente ao desafio lançado e anunciou já o seu plantel, com que irá fazer a estreia na principal competição nacional.

Para encarar a sua temporada de estreia na LPB, a equipa do Barreiro conta já com alguns reforços alguns dos quais vindos do vizinho Barreirense Cepsa. Confirmados estão o veterano António Tavares e os jovens João Fernandes e Daniel Coelho. A lista de reforços não se fica por aqui, registando-se a chegada de vários atletas oriundos do Montijo BA, mas também do Eléctrico FC e do Seixal FC.

Para já, sabe-se que o Galitos Tley tem confirmados os nomes de António Tavares, Daniel Coelho, João Fernandes e Pedro Pereira (todos eles ex-Barreirense, sendo que o último não competiu na temporada passada) David Feio, Idrissa Silá, Joao Mesquita, Onesimo Onana e Ricardo Raimundo (todos ex-Montijo BA), Daniel Machado (ex-Seixal FC), Tiago Brito (ex-Eléctrico FC), André Palma, Carlos Sicó, Denis Neves, José Pedro Ferreira e Tomas Rodrigues.

Fundamentos Técnicos | Diferentes Movimentos dos Postes

Juniores B | Novidades Época 2012/2013


 
* Galitos, Oliveirense e CP Esgueira : As equipas apresentam-se este fim de semana aos sócios.

* Sanjoanense: O clube pediu o adiamento do jogo da primeira jornada que a opõe à AD Ovarense para o dia 05 de Outubro.

Fundamentos Técnicos | Exemplos de agressividade e mobilidade no jogo interior (Em defesa e Ataque)

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

LPB | Crise continua

Depois da Federação Portuguesa de Basquetebol ter convocado uma reunião entre os clubes que restam na LPB e os 12 inscritos no Campeonato da Proliga, o presidente Mário Saldanha, em declarações à RTP, deu a conhecer quais os verdadeiros objectivos do encontro que terá lugar no próximo dia 22.

Relembre-se que a FPB anunciou ontem em comunicado oficial que "face às desistências confirmadas na Liga Portuguesa de Basquetebol, e no sentido de encontrar soluções que valorizem esta competição, promoverá uma reunião no próximo sábado, dia 22, na Sede da FPB, pelas 10,30h, com os clubes participantes nesta prova e na Proliga, bem como com as Associações Distritais a que estes pertencem."

Mário Saldanha
Presidente de FPB

Para Saldanha, a principal preocupação neste momento continua a ser a de valorizar a competição, mas, segundo o próprio dirigente, a estratégia passa por algo simples e surge na forma de solução rápida. "Os objectivos são encontrar clubes que possam e tenham disponibilidade para participar na Liga. Encontrar, dentro dos clubes mais mediáticos da Proliga, quem está disponível para poder participar na Liga." Assim mesmo, o presidente da FPB  considera que é muito importante garantir a viabilidade da competição pelo que defende que o campeonato se faça com mais de dez equipas: ""Não podemos ver a nossa Liga somente com 10 clubes. É perigoso porque da forma como encontramos o país e com as dificuldades que os clubes têm, acredita-se que mais algum possa desistir durante a época. Temos de salvaguardar a qualidade da rova, temos que salvaguardar a continuidade da prova."

Se finalmente se concretizarem as propostas da FPB, os principais campeonatos nacionais (Liga e Proliga) poderão sofrer reajustamentos. Para Saldanha, um hipotético atraso no arranque da LPB não é razão para preocupação uma vez que segundo o dirigente ainda existe muito tempo para poder reestruturar as competições.

Por último, segundos algumas informações veiculadas em alguns sites na Internet mas que ainda não foram confirmadas, a Oliveirense e o Galitos do Barreiro seriam as equipas que poderiam passar a integrar na próxima época a Liga.

Fundamentos Técnicos | Ganhar espaço no 1x1 após saida do bloqueio

Basquetebol Feminino | Ticha Penicheiro diz adeus ao basquetebol

A portuguesa Ticha Penicheiro, rainha das assistências da história da Liga norte-americana feminina de basquetebol profissional (WNBA), decidiu terminar a sua carreira, despedindo-se com um «obrigado por todo o apoio».

Na sua página oficial na Internet, a melhor jogadora portuguesa de história anunciou o abandono do basquetebol, «que foi e será sempre» o seu «primeiro amor», devido a uma série de lesões que quase não a deixaram jogar na presente temporada.

Na hora do adeus, a melhor jogadora portuguesa de todos os tempos, afirmou que existem «muitas pessoas responsáveis» pelo seu sucesso no basquetebol, agradecendo «a Deus pelo talento», por a ter «abençoado». «Nunca tomei nada por garantido e sempre respeitei e honrei o basquetebol», disse ainda Ticha Penicheiro, manifestando o «orgulho» por «ser portuguesa» e frisando que «sempre tentou representar Portugal com a melhor da sua habilidade».

Ticha Penicheiro cumpriu grande parte da sua carreira na WNBA, a competição mais importante do basquetebol feminino, que abandona como a ¿rainha¿ das assistências: lidera a lista histórica em termos totais (2.597) e de média (5,7). A internacional lusa  representou Portugal em mais de 100 jogos; segue ainda como segunda no ranking de roubos de bola (763) e quinta no total de minutos (12.783), isto ao serviço das Sacramento Monarchs, que ajudou a chegar ao título em 2005, das LA Sparks e das Chicago Fire, sempre com o número 21.

Nos intervalos da WNBA, Ticha atuou também em várias equipas europeias, nomeadamente no Spartak Moscovo, vencendo a Euroliga, USK Praga, Galatasaray, TTT Riga, Vallencienes, Ekaterinburgo, Gdynia ou Lavezzini Parma.

Citações de Grandes Treinadores

"A força da equipa está em cada um dos seus membros...a força de cada um dos seus membros é a equipa."


Phill Jackson - Treinador NBA

Fundamentos Técnicos | Ressalto