****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

sábado, 28 de julho de 2012

Seleções | Má entrada no jogo dita nova derrota dos Sub16 Masculinos no Europeu


A seleção nacional de Sub16 masculinos disse adeus este sábado a possibilidade de terminar nos seis primeiros lugares do Europeu B que se está a disputar em Bucareste, Roménia ao perder diante da seleção de Israel por 64-73. Uma má entrada na partida (09-22 no primeiro período) foi determinante para o desfecho final do encontro. Portugal somou assim a sua terceira derrota consecutiva na prova depois de ter iniciado da melhor maneira a sua participação na competição ao ter ganho os seus primeiros quatro jogos.

Os lusos que venciam 4-2 após a disputa dos primeiros três minutos de jogo, quebraram na sua concentração sofrendo um parcial de 5-20 nos restantes sete minutos que permitiu aos israelitas tomar conta da partida com algum conforto. Nesta fase do encontro, Portugal voltou a estar mal no capítulo da segurança (8 turnovers) e da estabilidade defensiva e precipitou muitos lançamentos o que redundou numa presença em campo algo desequilibrada que garantiu aos israelitas muitos pontos em consequencia dos turnovers portugueses.

Nos segundos dez minutos, Portugal conseguiu inverter a marcha dos acontecimentos ao apresentar-se mais agressivo do ponto de vista defensivo, aproveitando também algum desleixo na organização ofensiva do seu adversário. Com um parcial de 8-0 nos primeiros quatro minutos, Portugal encostou no marcador. O jogo a partir daqui conheceu um maior equilibrio, embora sem Portugal nunca conseguir passar para a frente do marcador. Aliás, a equipa lusa chegou a estar por varias vezes  um ponto atrás no marcador mas revelando alguma falta de concentração e consistencia, deixou sempre que os israelitas voltassem a fugir no placard. Contudo o jogo se encontrava perfeitamente em aberto ao intervalo com Portugal atrás no marcador 28-34.

No regresso dos balnearios os portugueses mantiveram a mesma atitude conseguindo novamente neutralizar o ataque do adversário chegando novamente a encostar a um ponto (39-40) a meio do periodo. Foi o momento de mais fulgor dos portugueses que se revelaram mais assertivos nos lançamentos e conseguiram tirar maior aproveitamento dos erros forçados que iam cometendo os adversários. Contudo, uma boa ponta final dos israelitas lhes permitiu segurar a vantagem no final do terceiro quarto (43-48).

No derradeiro quarto a equipa nacional ainda tentou apostar o tudo por tudo na recuperação do resultado mas a equipa adversária manteve uma extraordinaria performance a nivel ofensivo não tendo falhado nenhum dos seus primeiros seis lançamentos de campo na primeira metade do período o que lhe permitiu gerir uma vantagem que andou sempre na casa dos dez pontos até ao final da partida impossibilitando a boa reação portuguesa.

Israel acaba por justificar a vitoria com alguma naturalidade uma vez que manteve uma maior regularidade ao longo da partida. Portugal voltou a revelar-se perdulario no transporte da bola (20 turnovers), pouco eficaz no jogo exterior (6/20) e pouco consistente na defesa da zona da pintura (36 pontos sofridos) num jogo em que conseguiu equilibrar a luta nas tabelas. Resta agora a Portugal lutar amanhã pelo sétimo lugar na prova contra a Macedonia.

Francisco Amiel (15 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências), Benvindo Mendes (11 pontos e 3 ressaltos) e Diogo Araújo (9 pontos e 5 ressaltos) foram os melhores anotadores de Portugal. O vareiro Rodrigo Soeiro não saiu do banco.


Sem comentários:

Enviar um comentário