****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Juniores B | Antevisão da Jornada

Este fim de semana a equipa de Sub18 masculinos da Ovarense irá disputar a última jornada dupla da Fase Regular  da segunda fase do Campeonato Distrital. Os vareiros irão disputar duas partidas de elevado grau de exigência diante de adversários complicados, com o objectivo de retomar o caminho dos resultados positivos e também de manter viva a esperança de chegar ainda ao primeiro lugar da competição.  A equipa vareira, que viu quebrada uma série de 7 vitórias no passado domingo depois de ter caído em Ílhavo, terá pela frente dois adversários difíceis que se encontram em situações totalmente diferentes mas que tudo farão para tentar vencer.


No sábado receberemos a visita da equipa do Galitos. A equipa aveirense é uma das candidatas a lutar pelo título distrital esta época tendo também garantido o seu apuramento na passada jornada. Os visitantes possuem um plantel integrado por bons jogadores, fisicamente bem constituídos com alguns deles a reunir uma vasta experiência competitiva. São sempre uma equipa muito difícil de bater,  muito agressiva em defesa e que gosta de praticar um basquetebol rápido e muito ofensivo. Os galináceos possuem bons argumentos ofensivos combinando com sucesso o jogo interior com a presença de bons lançadores de media e longa distancia. Contudo, os aveirenses são uma equipa que por vezes se tem mostrado ao longo desta época algo inconsistentes padecendo de alguns lapsos de concentração defensiva e de alguma falta de colectivo em ataque.

No domingo, o nosso adversário será a  equipa do CP Esgueira que depois de um excelente inicio do campeonato  acabou por ficar fora do apuramento na passada semana.  Do Esgueira sabemos que tem uma equipa constituída na maior parte por jogadores de segundo ano, muito atléticos, agressivos em termos defensivos e nas tabelas e que praticam um basquetebol muito colectivo onde a velocidade e a intensidade são pilares fundamentais. Possui também bons lançadores. Trata-se, por último, de uma equipa experiente uma vez que praticamente todos os seus integrantes já tem muitos jogos acumulados neste escalão depois de terem participado no ano transacto sem grande sucesso, nas competições de Sub18.  Sendo uma equipa que tradicionalmente é difícil de bater quando joga em casa ,os esgueirenses no entanto não tem conseguido esta época continuidade exibicional quando jogam  no seu pavilhão apresentado neste momento registo negativo. Por último, destaque negativo para a ABA pelo facto de ter nomeado Jorge Braga como um dos árbitros desta partida, depois de ter sido fortemente criticado pelo seu mau e controvertido desempenho na passada semana em Ílhavo com prejuízo claro para a  nossa equipa.

Para vencer ambas partidas será necessário manter altos níveis de concentração, intensidade, coesão e solidariedade defensiva e capacidade de luta nas tabelas. Será também importante manter uma atitude positiva encarando cada partida com responsabilidade e no ataque jogar com inteligencia, procurando sempre as melhores soluções, sem individualismos. A unidade como equipa e o nosso colectivo serão fundamentais para poder sair desta difícil dupla jornada com a vitoria em ambas partidas.

6 comentários:

  1. Não foi só na semana passada que ele esteve mal em Ílhavo, esta época, quando apita lá tem sempre tendência a favorecer a equipa da casa. Sem retirar mérito ao Illiabum.

    ResponderEliminar
  2. Seria interessante saber quantas vezes apitou? que escalão? resultado? ... Há muita gente a apitar e decidir, com menos "conversa" e com outra "visibilidade"... verdadeiras "promessas"! Outras "eternas" promessas! ... Quanto ao retirar mérito ao Illiabum ... pois seria difícil, não jogou sempre em casa... ganhou fora... e aos candidatos!

    ResponderEliminar
  3. Em Ílhavo o Sr Jorge Braga apitou já 7 jogos de equipas A com saldo de 5 vitorias e duas derrotas ambas da equipa de SUb19 Femininas do Illiabum que era claramente inferior as suas adversárias.

    * Nos Sub18 Masculinos apitou duas vezes contra adversários directos: Vitórias do Illiabum diante da Sanjoanense (5 pts) e da Ovarense (2pts).

    * Nos Sub14 Masculinos apitou uma vez: Vitória do Illiabum diante da Ovarense.

    *Nas Sub14 Femininas apitou uma vez: Vitória do Illiabum diante do Esgueira.

    * Nas Sub16 Femininas apitou uma vez: Vitória do ILliabum diante do Gica.

    Concordo com o comentário acima quando se diz que o homem favorece a equipa da casa, principalmente nos jogos mais complicados. E também concordo que não é por isso que se deva tirar mérito ao Illiabum mas o próprio clube devia ser parte interessada em que esse árbitro não apitasse os jogos deles em casa.

    Bernardo Miranda

    ResponderEliminar
  4. Sr Bernardo interessante estatisticas! Seria bom estender a outros arbitos, ou melhor a todos e analisar as suas prestações pelas vitorias ou clubes... em Ovar em Sub 18 por exemplo calculo que não foi Jorge Braga a apitar por exemplo... existem mais "Jorges Bragas" a apitar clubes onde jogaram ou fizeram a sua formação... se esta correcto fazerem-lo? Pois digo que não até porque em outras situações ou em nas que refere podemos visualizar erros que prejudicaram a equipa da "casa"! Quando ganhamos os erros dos arbitros, como os dos jogadores ou treinadores "perdem o valor", quando perdemos ... fazemos outras analises! Normal

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo, pelo que li ninguém desmereceu as prestações do Illiabum. O que estava em causa era a prestação do Jorge Braga. Pelo que vi em Ovar o Illiabum ganhou lá bem e não houve nenhum árbitro a proteger a Ovarense como em efeito se verificou no jogo entre as duas equipas em que o árbitro em questão favoreceu claramente o Illiabum. Aliás, Jorge Braga nem deveria aceitar apitar jogos do Illiabum. Mas deixe estar....é muito possivel que agora que a Fase Final vai ser disputada em Ílhavo, Jorge Braga seja nomeado para algum dos jogos. Claro que não é só Jorge Braga, claro que há mais árbitros que pecam por incompetencia ou com intencionalidade mas pelo que me apercebi nestes comentários o que estava em causa era a prestação desse árbitro nesse jogo em específico.

    Bernardo Miranda

    ResponderEliminar
  6. Em SJMadeira uma equipa de 1 ano deixou bem claro como nesta fase (com ajudas para alguns) se ganha os dois jogos disputados com os 3 outros candidatos! Importante momento para estes miúdos de 1 ano que assim ganham uma ida ao Nacional e a "pressão" de jogar uma fase final em sua casa! Será sem duvida uma boa experiência para grande parte destes atletas de 1 ano! Agora espera esta equipa e as restantes uma fase final bem disputada e onde TODOS podem conquistar o título! Equilíbrio vai ser a palavra de ordem! Parabéns IC.

    ResponderEliminar