****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Seleções | Boa segunda parte não da para Portugal chegar a vitoria diante da Itália

João "Betinho" Gomes esteve em grande
com um duplo-duplo (22pts e 10 Ress)
Portugal averbou esta quinta-feira a sua quinta derrota em outros tantos jogos no Grupo F da Fase de Apuramento para o Eurobasket 2013 ao cair em Coimbra diante da Itália por 70-82. Por seu lado, a equipa transalpina continuou a sua marcha invicta na prova e ficou a beira de garantir um lugar no Europeu do próximo ano. A equipa nacional, única sem vitórias no grupo, está assim matematicamente afastada do Campeonato Europeu, na Eslovénia, em Setembro de 2013, quando ainda faltam disputar três jogos. Portugal fez uma boa exibição conseguindo principalmente durante a segunda parte (51-44) do encontro condicionar durante muitos minutos o jogo da poderosa equipa visitante.

Numa partida em que os portugueses conseguiram "lavar" a pobre imagem deixada diante do mesmo adversário no jogo da primeira volta, foi novamente  preponderante para este novo desaire, uma entrada menos conseguida no jogo (9-22 nos primeiros dez minutos). Os italianos entraram muito fortes no desafio exercendo uma pressão defensiva constante no perímetro diante duma seleção portuguesa algo temerosa que revelava pouca dinâmica em campo, que pecava pela pouca eficácia no lançamento  (4/17) mostrando falta de paciência no ataque e pela pouca segurança no jogo (5 turnovers que produziram 8 pontos para os italianos). 

Essa superioridade dos visitantes pareceu confirmar-se no segundo período (10-16) com Portugal a ter novamente muitos problemas para criar boas soluções no ataque. Portugal entrou novamente mal (parcial de 0-6 nos primeiros 3m de jogo) mas foi melhorando a medida que o período avançava ao impor mais intensidade defensiva e uma pressão mais alta o que não permitiu aos italianos tantas facilidades no seu ataque organizado. Mesmo assim, ao descanso as estatísticas revelavam a grande diferença entre as duas equipas com os italianos a ter 50% nos lançamentos de campo contra 24,1% dos portugueses e com onze dos doze jogadores transalpinos a terem concretizado pelo menos dois pontos ao contrario da equipa lusa que ia vivendo praticamente da inspiração de João "Betinho" Gomes.

O vareiro Jaime Silva esteve muito
eficaz (50%) desde a linha dos 3pts
Abaixo no marcador ao intervalo por 19-38, os fantasmas do jogo em Sassari pareceram rondar a prestação lusa mas a segunda parte revelou uma seleção transfigurada, mais combativa e que foi capaz de complicar e de preocupar a espaços, a estrutura italiana.  Portugal arrancou muito bem no 3º período marcando os primeiros 8 pontos impondo maior agressividade defensiva, alternando a defesa zona com a pressão em todo o campo e tirando também partido de alguma soberba e relaxamento dos jogadores visitantes. Pena que esta boa atitude que nos permitiu aproximar-nos a 12 pontos (31-43) não tivesse continuidade com os portugueses a perderem na ponta final do período alguma concentração que permitiu aos italianos regressar aos 17 pontos de vantagem no final do quarto (42-59). 

Portugal voltou à discussão do jogo com um último quarto de excelente qualidade. A equipa portuguesa conseguiu amealhar um parcial de 10-0 graças ao acerto no lançamento exterior (personalizado em Jaime Silva) e à capacidade de "Betinho" Gomes em ações individuais dentro da zona da pintura. Os italianos passam então por um mau momento na partida ao não conseguir contrariar um jogo mais físico e agressivo nas marcações dos portugueses. Portugal conseguiu ainda aproximar-se a sete pontos (54-61) a falta de pouca mais de três minutos mas depois embora continuasse a lutar perdeu alguma objectividade no ataque o que permitiu que a Itália respirasse e conseguisse nos últimos dois minutos, principalmente, manter a vantagem até ao final do desafio.

Na equipa portuguesa, João "Betinho" Gomes esteve em destaque coleccionando um duplo-duplo (22 pontos e 10 ressaltos) aos que somou 3 recuperações. Jaime Silva também esteve em destaque ao somar 15 pontos (5/10 em  L3 pts). O veterano Paulo Cunha somou 8 pontos e 4 ressaltos.

Portugal joga agora no próximo dia 5 de Setembro como visitante diante da República Checa equipa que venceu no outro jogo do grupo a Bielorrusia por 79-72 afiançando o seu segundo lugar na "poule atrás dos italianos.

Por Portugal jogaram: José Silva (2), Mário Fernandes (8), Jaime Silva (15), Paulo Cunha (8), Claúdio Fonseca (3), João "Betinho" Gomes (22), Miguel Minhava (4), Jorge Coelho (2), Elvis Evora (0), João Santos (6), Tomás Barroso (2) e Fábio Lima (0).

NBA | Top 10 dos New York Knicks Época 2011/2012

NBA | Top 10 dos Milwaukee Bucks Época 2011/2012

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Época 2012/2013 | Mário Leite treinador dos Juniores "B" da AD Ovarense

Está encontrado o treinador da equipa de Juniores B da AD Ovarense na época 2012/2013. Mário Leite (1963) é o nome escolhido pelo clube para treinar a equipa vareira durante a próxima época. Embora não tenha sido ainda confirmado de forma oficial pelo clube, o nosso blogue sabe de fonte muito próxima da direção, que o ex treinador da equipa sénior é o homem que vai ter a responsabilidade de dirigir a nossa equipa na próxima temporada.

Natural de Ovar, e associado desde sempre à Ovarense, primeiro como jogador e depois como treinador, Leite possui uma vastíssima experiência e um amplo conhecimento do jogo, apresentando uma extensa trajectória recheada de inúmeros sucessos nos diferentes escalões em que trabalhou na sua carreira como treinador. 

Para ele votos de muitos sucessos.

NBA | Top 10 de Carmelo Anthony na Época 2011/2012

Fundamentos Técnicos | Ganhar Espaço para o lançamento por LeBron James

Época 2012/2013 | Novidades

*  O Illiabum anunciou no seu site que António Barata e Ricardo Semedo continuarão esta época no comando técnico da equipa de Sub18 masculinos. A equipa ilhavense também confirmou o arranque dos trabalhos da pré época para o dia 3 de Setembro.

* A Oliveirense anunciou no seu site que a sua equipa de Sub 18 masculinos irá começar os seus treinos no dia 5 de Setembro.

* Fontes não oficiais do clube informaram que Mário Leite será o treinador da equipa de Sub18 masculinos da Ovarense em 2012/2013.
 
* A AD Sanjoanense anunciou no seu site que Gabriel Valente irá manter-se no comando técnico da equipa de Sub18 Masculinos, pela 3ª época consecutiva. O treinador irá acumular esta função juntamente com a liderança da equipa sénior. No escalão de Sub18 Masculinos Gabriel Valente continuará a ser auxiliado por Nuno Cunha (que o ano passado liderou também as equipas de Sub16 B Masculinos e Sub12 Masculinos). A equipa de São João da Madeira inicia também a sua época dia 3 de Setembro.
 
* O CP Esgueira anunciou no seu site que Fernando Santos, experiente treinador, que ainda durante parte da última época orientou a equipa sénior do Beira-Mar, na CNB1,  irá assumir a liderança da equipa Sub18 Masculina.
 
*  Luís Araújo foi nomeado treinador da equipa de Sub18 do Galitos de acordo com informações veiculadas no site do clube.

 

Hábitos Vencedores | Assim treina lançamento Steve Nash a nova estrela dos LA Lakers

terça-feira, 28 de agosto de 2012

NBA | Top 10 dos Memphis Grizzlies Época 2011/2012

LPB | Novidades Época 2012/2013

CAB Madeira: O CAB Madeira confirmou ontem os nomes de José Costa e Jason Smith como reforços para a temporada 2012-13. Trata-se de um regresso de ambos jogadores à equipa do Funchal. Costa de 38 anos, esteve nas últimas duas épocas ao serviço do FC Porto. O ex capitão da Seleção Nacional vai aportar experiencia na posição 1. Já o norte americano Jason Smith tentará recuperar a boa imagem deixada ao serviço dos madeirenses e que não conseguiu confirmar  a duas épocas quando reforçou a Ovarense Dolce Vita.

SL Benfica: O base norte-americano do Benfica, Ted Scott, que provavelmente irá continuar com os actuais campeões nacionais na próxima época, teve um controlo positivo numa análise realizada no passado mês de Maio.

Segundo o jornal Record, Ted Scott, de 26 anos, acusou consumo de canabis, uma droga considerada social e que não serve para melhorar o rendimento desportivo. Por ser a primeira vez e face ao tipo de substância utilizada, a penalização do jogador do Benfica deverá ser leve, a exemplo do que sucedeu em casos anteriores. Refira-se que o jogador já se encontra em Portugal e deverá apresentar a sua defesa junto à Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP).

NBA | Quincy Miller dominador na NC Pro-Am

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Seleções | Portugal soma quarta derrota e diz practicamente adeus ao Europeu

A Seleção Nacional perdeu esta segunda-feira, em Fafe, o jogo da 5ª jornada da Fase de qualificação para o Eurobasket 2013, frente à Bielorússia por 75-82. Trata-se da quarta derrota lusa e embora matematicamente ainda possa ser possível que Portugal aspire a um lugar na Eslovénia no próximo ano os lusos ficam agora praticamente a depender de um milagre. Depois dos desaires em Itália (45-97), em casa com a República Checa (67-74) e na visita à vice-campeã do Mundo Turquia (62-74), a Bielorússia era um adversário teoricamente accesível para mudar a sorte, mas os pupilos de Mário Palma, ainda sem afinarem a eficácia ofensiva, não foram consistentes e estiveram sempre atrás no marcador.

Mostrando novamente uma grande falta de consistencia como já tem sido habitual nesta Fase de Apuramento, alternando bons momentos com outros menos conseguidos, a equipa orientada por Mário Palma voltou a entrar mal no jogo com um parcial de 0-8, que revelava falta de concentração ofensiva e pouco acerto nas marcações. O resultado final do período (15-28) mostrou uma seleção com muitos problemas na concretização e na organização do seu jogo ofensivo e pouca capacidade defensiva para contrariar o ataque bielorrusso. Nos segundos dez minutos, os lusos melhoraram graças ao acerto no lançamento exterior (Mário Fernandes e Jaime Silva) e a um maior equilíbrio nas tabelas.  Ao intervalo, Portugal perdia por 44-37.

Portugal recuperou no terceiro período ao revelar maior colectivismo em campo explorando o contra-ataque, criando uma maior dinâmica no processo ofensivo e aproveitando alguma quebra no jogo de transições da equipa visitante. Valeu neste período uma melhoria na prestação ofensiva de João "Betinho" Gomes que apostou mais nas ações 1x1 perto do cesto, na boa actuação debaixo da tabela de Claúdio Fonseca e na vivacidade que ia impondo no jogo Mário Fernandes e, à entrada para o derradeiro quarto, estava apenas a um ponto dos bielorrussos (57-58).

No entanto, Portugal voltou a perder a concentração e o fio de jogo no inicio do derradeiro quarto sofrendo nos primeiros 3m45 do período um parcial de 0-10 que afastou os visitantes novamente para os onze pontos (57-68) no marcador. Portugal nunca conseguiu recuperar acusando também nos derradeiros instantes algum desgaste mental e físico que permitiu aos bielorrussos ir gerindo a vantagem até ao final.

Portugal voltou a mostrar pouca eficácia no ataque (45% em lançamento de campo) quando comparado com o seu adversário (57%) e esteve mal nos lançamentos desde a linha de lance livre (apenas 57%). Outro capítulo onde Portugal não esteve bem foi nas bolas perdidas (17). A equipa lusa teve muitos problemas também para travar o maior poderio físico dos bielorrussos na zona da pintura (34 pontos concretizados nessa área) e principalmente nos momentos decisivos,  revelou alguma falta de serenidade, maturidade e experiência para gerir o andamento do jogo.

Mário Fernandes (19 pontos) e "Betinho" Gomes (12 pontos e oito ressaltos) foram os principais destaques portugueses.

No outro jogo da jornada a República Checa deu uma grande surpresa ao vencer a Turquia por 82-64 ocupando agora o segundo lugar do grupo.

Por Portugal jogaram: Cinco Inicial: José Silva (2), Mário Fernandes (19), João Santos (14), João "Betinho" Gomes (12) e Élvis Évora (0). Jogaram ainda: Cláudio Fonseca (15), Jaime Silva (8), Paulo Cunha (0), Miguel Minhava (0), Jorge Coelho (2), Nuno Oliveira (0) e Tomás Barroso (3).

Mundial 3x3 | A vitoria da Sérvia nos Masculinos

Mundial 3x3 | Sérvia, Usa e França Campeões Mundiais em Atenas


A Sérvia conquistou a medalha de ouro nos homens, EUA nas mulheres e a  França o misto nas finais do Campeonato Mundial FIBA ​​3x3 disputado em Atenas, Grécia. A Ucrânia e a França tinham equipas em todos os três eventos que se disputaram este domingo mas só a França viria a ganhar um deles.

A final feminina foi equilibrada até perto do final mas finalmente prevaleceu a maior qualidade da equipa norte americana. A França partiu em vantagem mas as americanas conseguiram reagir principalmente da mão da sua melhor jogadora, Chiney Ogwumike. Abaixo por dois com ainda algum tempo para jogar as francesas sofreram uma falta considerada intencional pela arbitragem mas embora a concretizar o lance livre a França não conseguiu lançar em tempo útil tendo perdido o desafio por 17-16.

Na final masculina, os franceses novamente entraram melhor desta vez contra a Sérvia. Os sérvios, mais baixos, eram incapazes de lidar no poste baixo contra os jogadores franceses mais fortes fisicamente. Contudo, apelando ao lançamento exterior os sérvios foram equilibrando a partida. A um minuto do final o marcador registava empate a 12 mas Marko Savic concretizou dois cestos consecutivos que permitiram aos sérvios respirar. Os vencedores ainda concretizaram um lance livre que lhes permitiu garantir a vitoria por 16-13.

Com uma vantagem de altura considerável, os franceses abriram a final mista com uma boa vantagem. Os argentinos tentaram reagir mas entraram rapidamente em problemas de faltas o que lhes foi dificultando a partida. Os sul americanos chegariam ao final da partida com um só jogador na quadra permitindo uma fácil vitoria dos galos por 14-8 no jogo mais desnivelado dos que se disputaram na derradeira jornada.   

Nas competições individuais, Pirgit Puu da Estónia Puu ganhou o desafio de Habilidades, Stanislav Votroubek da República Checa no lançamento de 3 pts, enquanto que um afundaço monstro sobre uma motocicleta feito pelo venezuelano Deivi Ananguren lhe valeu o título no Concurso de Afundaços.

Mundial 3x3 | USA e o espectáculo de Ira Brown

Videos | O melhor de Rudy Gay Época 2011/2012

domingo, 26 de agosto de 2012

Seleções | Sub20 Femininas despedem-se com vitoria mas não impedem a despromoção


A Seleção Nacional feminina de Sub-20 venceu, este domingo, a Grã-Bretanha, por 62-54, na última jornada do Campeonato da Europa (Divisão A), que decorreu em Debrecen (Hungria). A equipa precisava classificar-se na 13ª posição para evitar a descida, mas acabou por ser 14ª, regressando à Divisão B juntamente com a Letónia e a Grã-Bretanha.

Jéssica Almeida esteve
em grande na despedida
do Europeu
O selecionador nacional, Eugénio Rodrigues contou, pela primeira vez, com todas as jogadoras que levou à Hungria, incluindo as três atletas que sentiram mais dificuldade em recuperar da intoxicação alimentar, ocorrida na véspera do início da competição: Filipa Bernardeco, Joana Jesus e Brigitta Cismasiu. No encontro deste domingo, Jéssica Almeida (20 pontos) e Daniela Domingues (18) foram as melhores marcadoras.

Com este resultado, Portugal terminou em 14.º lugar, atrás da Itália, que conseguiu garantir a manutenção na Divisão A, enquanto a seleção portuguesa foi despromovida à Divisão B.

Por Portugal alinharam: Daniela Domingues (18), Victória Pacheco (8), Filipa Bernardeco (0), Paula Couto (0), Brigitta Cismasiu (0), Inês Faustino (0), Inês Pinto (2), Jessica Almeida (20), Joana Jesus (3), Laura Ferreira (4), Maria Andrade (7) e Joana Soeiro (0). 

Mundial 3x3 | Dia de decisões


O Mundial de 3x3 que se está a disputar em Atenas, Grécia conhece hoje a sua derradeira jornada com a disputa das meias finais e finais de todas as competições.

No sector masculino, Sérvia-Ucrânia e França-Israel discutirão o acesso à final do campeonato. Os sérvios eliminaram (20-16)  a equipa dos USA, uma das principais favoritas nos quartos de final enquanto que a Ucrânia bateu a Rússia por 19-17. Na outra meia final, a França derrotou 16-15 a equipa anfitriã num jogo decidido nos últimos instantes e Israel derrotou 21-11 a surpreendente seleção da Venezuela que tinha deixado no caminho a forte equipa da Eslovénia. No sector feminino, a Ucrânia vai defrontar a equipa da França enquanto que a favorita USA irá ter pela frente a equipa da Austrália. Por último nas equipas mistas, França e Ucrânia também repetem duelo enquanto que na outra meia final estarão presentes a Argentina e a República Checa.

Música | Video Promoção NBA 2012-13

NBA | Top 10 dos Dallas Mavericks na Época 2011/2012

Videos | Lendas da NBA: Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird

sábado, 25 de agosto de 2012

Seleções | Sub20 Femininas sofrem nova derrota no Europeu


A Seleção Nacional feminina de Sub-20 perdeu, este sábado, em Debrecen (Hungria), diante da congénere da Letónia, por 51-53, em jogo da 2.ª jornada da 2.ª volta da fase de classificação entre o 13.º e 16.º lugares, do Campeonato da Europa (Divisão A).

Já com a despromoção à Divisão B garantida, após a derrota de ontem frente à Itália, no encontro de hoje Portugal dominou a 1.ª parte (23-15), mas foi impotente para travar a reação da seleção letã, a quem tinha ganho na 1.ª volta (60-57).

Daniela Domingues (16 pontos) e Joana Soeiro (10) foram as melhores marcadoras da Seleção Nacional que contou, apenas, com nove jogadoras, uma vez que Filipa Bernardeco, Joana Jesus e Brigitta Cismasiu ainda não recuperaram da intoxicação alimentar que atacou a seleção no 1.º dia de competição.

Portugal defronta a Grã-Bretanha amanhã domingo, no último jogo deste Europeu.

Mundial 3x3 | Conhecidos já os apurados para oitavos de final

A primeira edição oficial do mundial de basquetebol 3x3 continua a decorrer em Atenas, Grécia. Ontem ficaram já definidas as equipas masculinas que se apuraram para a fase de eliminatoria directa que começa hoje a noite.

Assim sendo no sector masculino, estes são os cruzamentos:

Eslóvenia-Venezuela ;
França - República Checa ;
USA - Bulgária ;
Rússia - Roménia ;
Grécia - Egipto ;
Sérvia - Argentina ;
Espanha - Ucrânia e
Israel - Inglaterra.

No sector feminino ainda se joga a esta hora para definir os cruzamentos de oitavos de final.

NBA | Top 10 de Russell Westbrook Época 2011/2012

Citações de Grandes Jogadores

"A chave para o sucesso é crescer continuamente em todas as áreas da vida - física, mental, espiritual e emocionalmente."

Julius Erving - Ex-estrela da NBA

Documentos | Assim jogaba Kobe Bryant no Instituto

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Seleções | Portugal soma novo desaire no apuramento para o Eurobasket'13


Portugal sofreu a terceira derrota em três jogos no grupo F de apuramento para o Eurobasket'13, desta feita na Turquia, por 62-74. Após as derrotas frente à Itália (97-45) e República Checa (74-67), a Seleção Nacional voltou a somar mais um desaire que compromete as suas aspirações de alcançar o apuramento.

Ao terceiro jogo desta fase de apuramento, os jogadores portugueses entraram bem no jogo, pelo que o desenrolar do mesmo assumiu contornos diferentes dos anteriores. A Seleção Nacional começou bastante bem (17-17 no 1.º período) mas os turcos, conjunto cotado no panorama europeu - e que não contou com as estrelas Hedo Turkoglu, Mehmet Okur e Enes Kanter, todos da NBA -, fizeram valer o seu poderio.


O segundo período (14-25) acabou por deitar por terra o eventual sonho de uma vitória por terras turcas, embora Portugal saia de cabeça erguida, pois realizou uma boa exibição. A envergadura dos atletas turcos, eficazes a intimidar os laamentos dos lusos, bem como a pouca pontaria dos atiradores portugueses acabaram por ser os principais fatores que precipitaram um mau momento dos pupilos de Mário Palma que assim nunca mais conseguiram liderar o marcador.

O poste Cláudio Fonseca (16 pontos e 10 ressaltos) e o extremo Betinho Gomes (19 pontos e 8 ressaltos) foram os elementos em maior evidência na formação orientada por Mário Palma, que pecou principalmente nos lançamentos de campo (apenas 31,3 %) que contrastam com a eficácia revelada pelos locais (51,1%).

Entre os turcos, Semih Erden (que já passou pelos Boston Celtics) foi o melhor jogador, com 19 pontos e 4 ressaltos.

No outro jogo da "poule", a Itália foi ganhar à Bielorrússia, por 84-63, e comanda o grupo com o pleno de êxitos. Portugal recebe, na segunda-feira, a Bielorrússia, outra formação que também ainda não venceu.

Por Portugal jogaram e marcaram: José Silva (5), Mário Fernandes (5), Jaime Silva (1), Paulo Cunha (0), Cláudio Fonseca (16), Betinho (19), Miguel Minhava (2), Jorge Coelho (2), Elvis Évora (2), João Santos (10), Tomás Barroso (0) e Fábio Lima (0).

Mundial 3x3 | O melhor do primeiro dia

Seleções | Sub20 Femininas perdem e dizem adeus a Divisão A do Europeu

A Seleção Nacional feminina de Sub-20 hipotecou a sua permanência na Divisão A, depois de perder com a Itália, por 52-56, na quarta e antepenúltima jornada da fase de relegação do Europeu de basquetebol do escalão, que decorre em Drebrecen (Hungria).

A equipa portuguesa consentiu que as transalpinas vencessem o primeiro período (16-15) e o terceiro (10-7), mas o resultado favorável no segundo (16-10) permitiu à seleção de Eugénio Rodrigues entrar nos últimos 10 minutos com vantagem de dois pontos (38-36). A Selecção Nacional manteve-se na lideraa do marcador até à entrada para o derradeiro quarto. Aí, as alternâncias no marcador começaram a ser uma constante, com as duas equipas a trocarem cestos de um lado e do outro. A que as transalpinas passaram definitivamente para a frente do marcador quando faltava pouco mais de 1 minuto para jogar.  No entanto, o conjunto português ainda tentou reagir mas não mais ocnseguiu passar para a frente, perdendo pela segunda vez em quatro jogos nesta fase.

Jessica Almeida (12 pontos) e Daniela Domingues (11) foram as portuguesas mais concretizadoras.

No sábado, Portugal joga com a Lituânia, no penúltimo jogo da fase de relegação, despedindo-se do Europeu no domingo, com o segundo embate com a Grã-Bretanha. Recorde-se que na fase de relegação, apenas a nação vencedora garante a permanência na Divisão A, enquanto as três restantes descem à Divisão B em 2013.

Por Portugal jogaram e marcaram: Daniela Domingues (11), Vitória Pacheco (4), Filipa Bernardeco (-), Paula Couto (3), Brigitta Cismasiu (-), Inês Faustino (1), Inês Pinto (7), Jéssica Almeida (12), Joana Soeiro (3), Joana Jesus (-), Laura Ferreira (9) e Maria João Andrade (2).

LPB | Carlos Pinto e Nuno Manarte estarão no comando da Ovarense Dolce Vita

A A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva Ovarense informaram esta sexta-feira no seu site oficial que a nova dupla técnica da formação vareira para a época 2012/2013, será composta por Carlos Pinto e Nuno Manarte.

Esta é uma aposta em duas figuras naturais de Ovar, que bem conhecem o clube. Carlos Pinto, que treinou no clube durante largos anos diversas equipas dos escalões de formação, e já desempenhou as funções de treinador principal da equipa sénior masculina, assumiu nos últimos anos papel preponderante enquanto treinador adjunto. Possuidor de um vasto curriculum, é formador da Escola Nacional de Basquete da Federação Portuguesa de Basquetebol e um profundo conhecedor da modalidade. Sendo naturalmente o eleito para comandar os destinos da renovada equipa para os novos desafios que se aproximam.

Ao seu lado terá Nuno Manarte, um símbolo do clube e da cidade de Ovar que coloca um ponto final na sua larga carreira como jogador passando a dar o seu contributo a partir do banco de suplentes. Nuno Manarte segue o exemplo de outras figuras marcantes do clube Vareiro, e depois de uma grande carreira a vestir a camisola negra, mantém a ligação ao clube ao integrar a equipa técnica para 2012-13. Ligado desde sempre ao seu clube do coração, percorreu, enquanto jogador, todos os escalões de formação e cedo integrou a equipa sénior, que exemplarmente capitaneou durante várias épocas, terminando assim uma brilhante carreira, reconhecida por todos. Assume, neste momento novas funções ao serviço da Ovarense Basquetebol, colocando todo o seu conhecimento de campo e larga experiência ao serviço da equipa.

Está assim constituída a nova dupla técnica, que vai liderar a equipa da Ovarense Dolce Vita na época 2012/2013.

NBA | Top 10 de Jeremy Lin na Época 2011/2012

NBA | Top 10 dos Charlotte Bobcats Época 2011/2012

Mundial 3x3 | Arrancou ontem em Atenas primeiro Mundial oficial organizado pela FIBA

Esta quinta feira, arrancou em Atenas, Grécia,  a primeira edição do Campeonato Mundial FIBA 3x3 com jogadores de um total de 32 países  que participarão em seis competições diferentes. Embora as temperaturas em Atenas se mantenham muito altas durante o transcurso do evento de quatro dias, os jogos se realizarão a partir das 18h00 locais e até as 23h00 o que permitirá poupar os atletas ao desgastante calor.

O secretário geral da FIBA e membro do COI, Patrick Baumann manifestou-se entusiasmado com a resposta de todos os países participantes e vaticinou o inicio de uma nova era para o basquetebol de elite. Relembre-se que a FIBA tenta incorporar o basquetebol 3x3 como modalidade de exibição nos próximos Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro em 2016.

Na prova organizada pela FIBA se disputarão os campeonatos masculinos, femininos, mistos e os concursos Shoot-out, afundaços e o desafio de habilidades. As 24 equipas foram divididas em 4 grupos de 6 equipas cada um que jogarão todas contra todas na primeira fase. A partir dai, as quatro primeiras classificadas de cada chave apuram para os oitavos de final onde começa o sistema de eliminatoria directa até chegar a final. As partidas tem duração de 10 minutos que poderão não ser necessários caso alguma equipa chegue aos 21 pontos antes desse prazo. Cada equipa está formada por quatro atletas.

Na competição masculina os Grupos ficaram definidos da seguinte forma:

A) Rússia, Grécia, Israel, Estónia, Bulgária e Brasil.
B) Eslovénia, Sérvia, Espanha, República Checa, Letónia e Nepal.
C) França, México, Ucrânia, Venezuela, Argentina e Guam.
D) USA, Inglaterra, Turquia, Roménia, Egipto e Líbano.

Depois de completado o primeiro dia de jogos, Rússia, Eslovenia, França, USA e Inglaterra são as únicas equipas que ainda não perderam nenhum dos seus jogos disputados mantendo-se na frente da classificação.

Na competição feminina os Grupos ficaram definidos da seguinte forma:

A) Austrália, Ucrânia, Estónia, Taiwan, Brasil e México.
B) França, Hungria, República Checa, Eslováquia, Grécia e Nepal.
C) Rússia, Espanha, Roménia, Turquia, Inglaterra e Jordânia.
D) USA, Bulgária, Alemanha, Holanda, Argentina e Angola.

Na primeira jornada, Austrália, França, Hungria, Rússia, Espanha, USA e Bulgária lideram invictas os seus respectivos grupos.

Podes acompanhar o Mundial 3x3 no seguinte link: Mundial 3x3 Atenas 2012

Videos | Lendas da NBA : Wilt Chamberlain

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

LPB | Novidades Época 2012/2013

SL Benfica: Os actuais campeões nacionais iniciaram esta quinta-feira, dia 23 de agosto, os trabalhos da nova época desportiva, com os habituais testes médicos e físicos.

Lusitânia Expert: Augusto Sobrinho junta-se a Daniel Monteiro, Mohamed Camará e Marcel Momplaisir na lista de renovações do SC Lusitânia Expert. Além deste quarteto de atletas, a equipa açoreana confirmou também as renovações dos vínculos com mais uma série de atletas. Carlos Dias, Cláudio Bettencourt, David Tavares, Miguel Freitas, Rui Silva e Rui Sousa vão continuar a fazer parte da equipa comandada por Nuno Barroso.

Vitoria SC Guimarães: O base André Bessa foi hoje confirmado como integrante do plantel do Vitória SC que irá atacar a temporada 2012-13. A notícia foi avançada pelo próprio clube minhoto.

Videos | Chris Brown, Gilbert Arenas e Josh Selby deixam a sua marca no Goodman Roundbal

Documentos | O Regresso de Derrick Rose - Episódio 1

Derrick Rose e Adidas apresentam-nos o primeiro capítulo de um documental dirigido pelo próprio jogador que mostra como foi o largo e sacrificado caminho que a estrela dos Chicago Bulls tem recorrido desde o fatídico dia em que se lesionou no joelho esquerdo até o momento atual, na fase final do processo de recuperação.

Atitudes | Os hábitos saudáveis de Kobe Bryant

A página web ivillage.com publicou um escrito feito por Kobe Bryant no que a estrela dos LA Lakers e campeão olímpico com a selecção dos USA em Londres 2012 enumera os que ele considera os cinco hábitos de saúde que tem convertido em normas na sua vida diária. Saudaveis



Os cinco princípios de saúde que explica Bryant são os seguintes:

1.- Exercício.
2.- Nutrição.
3.- Ajudar os outros.
4.- Descompressão.
5.- Não te esqueceres de viver e estar contente contigo mesmo.

NBA | Top 10 dos Utah Jazz Época 2011/2012

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Seleções | Sub20 vencem novamente e mantém vivo sonho da manutenção

A seleção feminina de basquetebol venceu de forma convincente esta quarta-feira a Grã-Bretanha, por 66-39, e ascendeu ao segundo lugar do grupo de relegação do Europeu de Divisão A, que decorre em Debrecen, na Hungria.

O 1.º período do terceiro confronto de Portugal na fase de relegação foi o mais equilibrado, com o coletivo de Eugénio Rodrigues a impor-se à Grã-Bretanha por 18-14. Nos restantes três períodos, a equipa portuguesa não permitiu veleidades às britânicas, fechando com os parciais de 15-6, 16-9 e 17-10.

Entre as portuguesas, Daniela Domingues voltou a ser a que mais pontos somou (20). Victória Pacheco somou 12 pontos, Jessica Almeida averbou 11 pontos e Inês Fasutino concretizou 8. Paula Couto (7), Joana Soeiro (4) e Laura Ferreira (2) também contribuíram para a segunda vitória de Portugal no Europeu e no grupo de relegação, depois do triunfo sobre a Lituânia (60-57), na terça-feira.

Com o êxito frente a Grã-Bretanha, Portugal subiu da terceira para a segunda posição, com 5 pontos. A Itália, próximo adversário da equipa portuguesa, na tarde de sexta-feira, é a primeira, totalizando 6 pontos.

Na segunda-feira, as duas equipas defrontaram-se e as transalpinas venceram as portuguesas (57-48), no primeiro compromisso da fase de relegação. No sábado, defronta a Letónia e encerra a participação no Europeu no domingo no embate com a Grã-Bretanha.

Na fase de relegação, apenas a nação vencedora garante a permanência na Divisão A, enquanto as restantes três descem à Divisão B em 2013.

Por Portugal jogaram e marcaram: Daniela Domingues (20), Vitória Pacheco (12), Filipa Bernardeco (-), Paula Couto (7), Brigitta Cismasiu (-), Inês Faustino (8), Inês Pinto (2), Jéssica Almeida (11), Joana Soeiro (4), Joana Jesus (-), Laura Ferreira (2) e Maria João Andrade (-).

LPB | Sérgio Ramos diz adeus ao basquetebol como jogador

Após 20 anos como basquetebolista sénior, Sérgio Ramos pôs esta quarta-feira um ponto final na sua carreira aos 36 anos. "Esta é uma das decisões mais difíceis que tive de tomar. Foi algo que ponderei, analisando um conjunto de fatores. O facto de ter estado cinco meses lesionados também pesou", explicou o antigo capitão do Benfica, numa conferência de imprensa no Pavilhão da Luz.

Sérgio Ramos deu início a uma carreira internacional sem igual no nosso basquetebol após a sua primeira passagem pelo SL Benfica, seu clube de sempre em Portugal, mantendo-se durante largos anos nos principais campeonatos de Itália e Espanha. Ramos completou também 88  internacionalizações pela Seleção Nacional. Depois de ter sido um dos convocados para representar Portugal no histórico Eurobasket'07, Sérgio Ramos regressou a Portugal para voltar a vestir a camisola do SL Benfica, onde conquistou mais 3 títulos de campeão nacional.
 
Finda a etapa como jogador, Sérgio Ramos vai agora abraçar um novo desafio, liderando a equipa de sub-18 do Benfica. "Neste momento, mais que os títulos, o objetivo é formar jogadores que possam integrar a formação principal e que cheguem lá com capacidade para jogar. Vou ser integrado numa estrutura e este primeiro ano vai ser de aprendizagem para mim", frisou.

NBA | Top 10 de Kobe Bryant Época 2011-2012

NBA | Top 10 dos Los Angeles Clippers Época 2011/2012

Seleções | Portugal averba segunda derrota na Fase de Qualificação para o Eurobasket


Portugal perdeu, em Almada, com a República Checa, por 67-74, na 3.ª jornada do Grupo F da fase de qualificação para o Eurobasket'2013, na Eslovénia, numa partida onde um mau primeiro período foi fulcral para o desfecho negativo do jogo.

Depois da pesada derrota (45-97) sofrida em Itália, na ronda de abertura (o conjunto nacional folgou na jornada seguinte), a equipa comandada por Mário Palma esteve francamente melhor. Contudo, logo de entrada, voltou a revelar imensas dificuldades ofensivas, na defesa da sua tabela e com baixos índices de agressividade que contribuíram para que os checos, desde cedo, amealhassem uma importante vantagem. A perder por 14 no final do período inicial (10-24), Portugal ainda esboçou uma boa reação no segundo período que venceu por 24-19 fazendo do lançamento exterior a sua principal arma. Com Jaime Silva em destaque neste período (15 pontos com 5/7 em L3ptos) a equipa lusitana esteve mais activa em campo conseguindo com Claúdio Fonseca e Paulo Cunha equilibrar a luta nas tabelas e criar mais problemas aos checos no seu ataque. Contudo, Portugal nunca conseguiu encurtar a diferença para menos dos sete pontos.

Na segunda parte, Portugal esteve melhor mas sem conseguir materializar o seu ligeiro ascendente sobre os visitantes. A equipa checa pareceu acusar maior desgaste devido ao intenso calor verificado no Pavilhão de Almada e os lusos conseguiram manter-se na discussão do resultado embora sem nunca conseguir passar para a frente do marcador. O melhor que a equipa nacional conseguiu foi aproximar-se a 4 pontos, já dentro do derradeiro minuto.

Em relação as estatísticas do jogo, Portugal foi dominado nos ressaltos (37-39) embora essa diferença se tenha acentuado mais ao longo da primeira parte. Mas foi na eficácia no lançamento de campo que se verificaram as maiores diferenças. Enquanto Portugal lançou para um 34,8% os checos foram claramente mais eficazes com um 49,1%. Destaque na equipa nacional para o registo de 100% nos lançamentos livres (11/11). Outro detalhe importante é que o banco de Portugal anotou 45 dos 67 pontos marcados na partida.

Com esta derrota, as possibilidades de Portugal obter a qualificação e chegar à fase final são cada vez menores, mas matematicamente ainda está tudo em aberto.

Por Portugal jogaram: José Silva (2), Jaime Silva (20), Paulo Cunha (2 pts e 7 ress), Claúdio Fonseca (6), João "Betinho Gomes" (10), Miguel Minhava (6), Jorge Coelho (4), Elvis Evora (0), Nuno Oliveira (-), João Santos (8), Tomás Barroso (9) e Fábio Lima (0).

NBA | Top 10 de Tracy Mcgrady na Época 2011/2012

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Seleções | Sub20 Femininas vencem pela primeira vez no Europeu

A Seleção Nacional feminina de Sub-20 alcançou esta terça-feira a primeira vitória no Campeonato da Europa (Divisão A), que decorre em Debrecen (Hungria). A equipa portuguesa venceu a Letónia, por 60-57, após prolongamento (51-51, no final do tempo regulamentar), em jogo referente à fase de permanência na Divisão A. Com a conquista as lusas mantiveram viva a esperaa da manutenção.

O selecionador nacional Eugénio Rodrigues já contou com duas das seis jogadoras que estiveram hospitalizadas desde quarta-feira, devido a uma intoxicação alimentar. Joana Soeiro, jogou sete minutos e ajudou com 2 pontos e um ressalto, enquanto Laura Ferreira esteve em ação durante 14 minutos, tendo registado dois ressaltos.

No triunfo sobre a seleção letã, destacaram-se na Seleção Nacional Daniela Domingues (17 pontos e 7 ressaltos), Inês Faustino (16 pontos e 4 ressaltos), Jéssica Almeida (12 pontos) e Vitória Pacheco que somou um duplo-duplo (11 pontos e 15 ressaltos).

Amanhã, Portugal defronta a Inglaterra na última jornada da 1.ª volta desta fase da competição, antes de voltar a medir forças com a Itália, na quinta-feira.

Por Portugal jogaram e marcaram: Daniela Domingues (17), Vitória Pacheco (11), Filipa Bernardeco (-), Paula Couto (2), Brigitta Cismasiu (-), Inês Faustino (16), Inês Pinto (0), Jéssica Almeida (2), Joana Soeiro (2), Joana Jesus (-), Laura Ferreira (0) e Maria João Andrade (-).

NBA | Top 10 de Chris Paul na Época 2011-2012

NBA | Top 10 dos Miami Heat Época 2011-2012

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

LPB | Novidades Época 2012/2013

SL Benfica:  Os actuais campeões nacionais continuam a definir o plantel que vai atacar a próxima temporada. Depois de terem garantido o concurso de Carlos Andrade, os lisboetas anunciam no site oficial oficial do clube a contratação do base  norte-americano Ricky Franklin, 25 anos que já na temporada passada actuou em Portugal ao serviço do SC Lusitânia Expert deixando médias de 17.1 pontos e 3.3 assistências por jogo durante a Fase Regular, enquanto que nos Playoffs acabou com as médias de 14.6 pontos e 4.3 assistências.  O norte-americano  junta-se, assim, a Diogo Carreira e Tomás Barroso com opções para a posição 1.

Sampaense Basket: André Calabote (Ex Benfica "B"), Diogo Gonçalves (Ex Terceira Basket), Carlos Ferreirinho (Ex Benfica), Hélder Carvalho (Ex BBC US Hiefenech - Luexemburgo) juntam-se a Jorge Sing e André Ruivo como as primeiras peças garantidas para a próxima época. José Calabote será o novo treinador em substituição de João Moutinho.

Seleções | Sub20 Femininas condicionadas averbam nova derrota no Europeu


A seleção portuguesa feminina de basquetebol de sub-20 sofreu hoje novo desaire, por 57-48 frente à Itália, e está cada vez mais próxima de baixar à Divisão B do Europeu da categoria.

Em Debrecen, Hungria, as lusas, com apenas seis elementos disponíveis, não conseguiram evitar o desaire no grupo que decide entre os 13.º e o 16.º classificados, sendo que só a primeira seleção evitará descer.

No derradeiro período, Portugal ainda conseguiu colocar o marcador com apenas 6 pontos de diferença, com Daniela Domingues e Jessica Almeida a merecerem algum destaque. Mas a diferença não baixou da meia-dúzia e com o resultado final de 57-48, a vitória acabou por ficar para o lado italiano.

Daniela Domingues (17 pontos, cinco ressaltos e duas assistências) voltou a ser a melhor portuguesa, tendo-se igualmente destacado como a mais concretizadora do encontro: Jessica Almeida também esteve bem com 13 pontos, quatro ressaltos e uma assistência.

Por Portugal jogaram e marcaram: Daniela Domingues (17), Vitória Pacheco (4), Filipa Bernardeco (-), Paula Couto (1), Brigitta Cismasiu (-), Inês Faustino (9), Inês Pinto (4), Jéssica Almeida (13), Joana Soeiro (-), Joana Jesus (-), Laura Ferreira (-) e Maria João Andrade (-).

NBA | Top 10 de Kyrie Irving na Época 2011-2012

NBA | Top 10 de Vince Carter na Época 2011-2012

Atitudes | A importancia de fazer sempre treinos exigentes

domingo, 19 de agosto de 2012

Seleções | Sub18 Masculinos ficam em 10º no Europeu B


Terminou o Campeonato da Europa de Sub-18 (Divisão B), com a Seleção Nacional a terminar na 10.ª posição, mercê do desaire averbado frente à Holanda (74-61), no encontro de atribuição do 9.º e 10.º postos da competição.

A Holanda entrou melhor na partida e chegou a o intervalo com uma vantagem de 19 pontos. No terceiro quarto manteve-se no comando das operações mas no derradeiro período a equipa nacional, que esteve a perder por mais de 20 pontos, acabou por dominar, sem que no entando a reação fosse suficiente para dar a volta ao jogo.

Em Sarajevo, na Bósnia, o conjunto nacional teve em Diogo Ventura o seu melhor elemento, com 18 pontos, enquanto na turma holandesa foi Jito Kok o jogador em destaque, com 15 pontos, 8 ressaltos e 1 assistência.

Por Portugal alinharam: Henrique Piedade (6), João Gallina (5), André Miguens (7), José Miranda (0), Diogo Gameiro (6), Pedro Marques (4), João Grosso (2), Isaías Insaly (2), Diogo Ventura (18), Guilherme Maia (3), João Guimarães (4) e Pedro Bastos (4).