O Campeonato Distrital chega no próximo fim de semana ao final da sua primeira fase e se bem sete das equipas já se encontram apuradas para a segunda ronda (melhores oito do distrito que discutirão o apuramento para a Fase Final Distrital e para as provas nacionais) existem ainda algumas indefinições quanto a quem ocupará a última vaga disponivel e quanto as posições finais na tabela de classificação que definirão o calendário da próxima ronda.
Assim sendo, no grupo I, já estão definidas as quatro classificadas para a fase das oito melhores equipas: AD Ovarense, AD Sanjoanense, Sangalhos e Brandoense provaram ser os melhores conjuntos da chave. A derradeira jornada da série, permitirá esclarecer os lugares que as equipas ocuparão em definitiva. Na luta pelo primeiro lugar os vareiros partem em vantagem sobre a Sanjoanense e o Sangalhos uma vez que até poderão perder (sempre e quando não seja por mais de 6 pontos de diferença). Mas uma vitoria do Sangalhos por mais do que isso poderá complicar ainda mais as contas podendo a equipa bairradina caso obtenha uma vitória folgada (por mais de 8 pontos) ser inclusive a primeira do grupo. Já o Brandoense será sempre o quarto classificado independentemente do resultado que vier a alcançar nesta jornada.
No Grupo II há duas questões ainda em aberto. A primeira diz respeito à liderança: Galitos e Illiabum chegam a quinta jornada em igualdade (4 vitorias e 0 derrotas) e vão decidir no sábado em Aveiro qual das duas equipas é mais forte nesta fase da época. Será também uma boa oportunidade para avaliar dois dos conjuntos que formam parte do leque de candidatos para a discussão do título na presente temporada. Com o CP Esgueira já apurado e de forma algo surpreendente como a terceira melhor equipa da série, caberá a Oliveirense e ACR Vale de Cambra decidir no domingo o seu futuro na competição. Ambas equipas chegam ao derradeiro jogo com oportunidade de passar para a seguinte ronda. Os locais tem menos uma vitória mas caso vençam usufruiriam em igualdade pontual do resultado positivo no confronto directo pelo que se espera um jogo recheado de emoção e de nervos.
Relembre-se que as quatro melhores equipas de cada grupo irão passar à segunda fase onde jogarão todas contra todas a duas voltas. O vencedor dessa segunda fase apura directamente para o Nacional enquanto que da prova irão sair as quatro equipas que se apurarão para a disputa da fase final distrital e para a luta pelas outras vagas nas diferentes competições nacionais e inter-regionais.
O facto do Esgueira surgir em 3º lugar não me surpreende nada. Ao longo dos anos tem vindo a crescer, na época passada provaram que podiam bater-se com os melhores (ganhou à Sanjoanense em casa e perdeu após 2 prolongamentos contra o Illiabum). A Oliveirense está mais frágil, não apresenta grandes soluções e, com certeza, vai passar muitas dificuldades contra o Vale de Cambra.
ResponderEliminar