A equipa de Sub18 Masculina da Ovarense manteve o seu rumo 100% vitorioso na corrente época ao bater no Raimundo Rodrigues a equipa do Sangalhos por 54-47 (23-24 ao intervalo) alcançando a sua quinta vitória consecutiva, numa partida intensa e muito disputada que só caiu em definitiva para a equipa da casa após um último período (20-08) de grande qualidade ofensiva. Com este resultado, a equipa vareira acabou por vencer o seu grupo nesta primeira fase do Distrital continuando invicta a sua carreira na prova.
Foto cortesia de: Estrela Simões |
O jogo ficou marcado pelo grande equilíbrio existente no marcador logo desde o inicio da partida. Contudo, entramos muito bem a nível defensivo na primeira parte do primeiro período, aplicando sempre grande intensidade defensiva no jogo, o que provocou que a equipa visitante chegasse a estar 5m20s sem fazer um cesto de campo. Conseguimos a traves dessa boa atitude condicionar o jogo dos visitantes que só marcaram pontos graças ao facto da arbitragem penalizar em excesso a equipa local (12 faltas a favor do Sangalhos contra apenas uma dos locais) e a grande eficácia mostrada pelos bairradinos desde a linha de lance livre (9/11). Isto somado ao facto de mostrar-nos pouco felizes na finalização (38% em lançamento de campo), algo precipitados no ataque organizado e menos coesos defensivamente na ponta final do quarto, foi permitindo que os visitantes chegassem ao final do período em vantagem (13-17).
Nos segundos dez minutos (10-07) voltamos a mostrar grande empenho nas tarefas defensivas fechando bem os espaços, empregando maior agressividade no corte das linhas de passe e aumentando o nosso controlo nas tabelas mas não conseguimos tirar maior aproveitamento desse facto devido às péssimas percentagens na concretização (4/17 para 24% em lançamentos de campo) motivado a algumas más selecções de lançamento e alguma precipitação na gestão do ataque organizado. Ao intervalo, a equipa local perdia por 23-24 num jogo em que claramente as defesas se tinham superiorizado aos ataques.
Foto cortesia de: Estrela Simões |
Na segunda parte, a equipa vareira não entrou bem no jogo. Na primeira metade deste terceiro período (11-15) a Ovarense mostrou-se algo desconcentrada, perdendo varias bolas nas transições (5), mostrando alguma lentidão na circulação da bola e alguma falta de dinâmica nas movimentações que permitiram que os bairradinos explorassem o contra ataque com sucesso levando-os a atingir a sua maior vantagem durante a partida (26-35) a 3m20s do final do quarto. Depois de um atempado desconto de tempo, a equipa reagiu e com um parcial de 8-4 voltou a discussão do jogo deixando tudo em aberto para o derradeiro período.
O quarto período (20-8) foi o melhor da partida para os vareiros. O regresso da intensidade defensiva, o controlo absoluto das tabelas (15-8) e o aparecimento do jogo exterior (3/3) permitiram que a Ovarense virasse a partida quando faltavam ainda por disputar 4m51s de jogo. A partir dai os vareiros controlaram sempre o jogo e pese as tentativas dos visitantes acabaram por inclusive dilatar a diferença até aos sete pontos finais que ditaram a vitória final.
Vitoria justa da equipa vareira que premeia o seu bom trabalho defensivo, a sua maior profundidade em termos de soluções no plantel e a sua excelente atitude ao conseguir virar o rumo da partida mesmo em condições pouco favoráveis (vareiros foram fortemente penalizados pela arbitragem ao longo de todo o desafio) diante de uma boa equipa que só valorizou ainda mais o resultado positivo alcançado. Depois de finalizada esta etapa, devemos ter a consciência que só com trabalho sério no dia a dia poderemos continuar a evoluir de forma sustentada de forma a superar os novos e mais complicados desafios que agora nos surgirão pela frente.
A equipa agradece o apoio de todo o público que fez acto de presença na partida e dedica a vitoria aos seus colegas José Soares e André Vaz que se encontram de fora devido a lesões e a quem desejam rápida recuperação.
Sem comentários:
Enviar um comentário