União do colectivo vareiro foi fundamental para a vitória |
A equipa de Sub18 masculina da AD Ovarense superou com nota positiva o seu primeiro teste oficial da temporada ao vencer na sempre complicada deslocação à Sanjoanense por 62-69, em partida que marcava a estreia da equipa vareira nas competições oficiais na época 2012/2013. Num jogo caracterizado pela grande intensidade e entrega de ambos conjuntos ao longo dos quarenta minutos, os visitantes justificaram o resultado final graças a sua maior regularidade e consistência principalmente em termos ofensivos.
Entramos bem no jogo, com saídas rápidas, boa circulação da bola e mobilidade nas situações de ataque organizado com boas seleções de lançamento e boa eficácia. Isto permitiu-nos a meio do período alcançar uma vantagem de sete pontos (12-5). No resto deste quarto (21-18), mantivemos a nossa qualidade em termos ofensivos mas fomos perdendo algum discernimento defensivo com alguma falta de agressividade e chegadas tardias nas ajudas defensivas que permitiram que o adversário se aproxima-se muito graças a concretização de lances livres. Isto condicionou desde cedo os nossos bases que rapidamente se carregaram de faltas.
Vareiros estiveram bem nos processos ofensivos |
No segundo período (14-13), estivemos menos bem na transposição da bola para o ataque perdendo alguma dinâmica nas movimentações interiores o que não nos permitiu manter a mesma fluidez dos primeiros dez minutos. A par disso continuamos a ter algumas dificuldades em ler os movimentos ofensivos do adversário e pela primeira vez no jogo revelamos alguns problemas nas tabelas. Isto levou a um maior equilíbrio no jogo embora o resultado a nosso favor registado ao intervalo (35-31) evidencia-se a nossa superioridade em campo pecando talvez por ser algo escasso.
Após o intervalo, veio o nosso pior momento no jogo. Não entramos concentrados falhando sucessivos ataques por precipitação ou má finalização inclusive em situações fáceis que permitiram à Sanjoanense ir ganhando confiança. Os locais pouco eficazes no lançamento interior, foram-se aproximando graças à eficácia e boas leituras dos seus jogadores exteriores. As nossas ajudas estavam a ir muito longe e deixamos, por vezes, demasiado espaço o que aunado a uma grande eficácia permitiu que os locais a 3m46s deste terceiro período passassem para a frente (37-38). Seguiram-se momentos de alternância no marcador mas no final do período continuamos na frente do marcador (43-41).
No derradeiro quarto (26-21) as equipas acusaram o desgaste e as defesas ressentiram-se disso. Contudo, entramos mais agressivos e podemos sair mais rápidos para o ataque. Solidificamos o nosso domínio nas tabelas e conseguimos incrementar os níveis de eficácia. A meio do período conseguimos esticar a diferença no marcador para os dez pontos por duas vezes (53-43 e 55-45) mas faltou-nos alguma qualidade na temporização do jogo e na gestão dos ritmos o que permitiu novamente que os locais voltassem ao jogo (empate a 58 a 1m23 do fim da partida). Perante o jogo mais físico dos locais não nos deixamos intimidar e reagimos bem à pressão desde a linha de lance livre acabando por dilatar nos últimos momentos a diferença pontual consolidando uma vitória inteiramente justa numa partida em que acabamos por mostrar à espaços boas indicações para o decorrer da época.
Vitória importante e moralizadora, que nos vai dar mais tempo de preparação para a consolidação das rotinas de jogo, sem queimar etapas no trabalho de preparação da equipa retirando alguma pressão sobre os desafios que se seguem.
MVP do Jogo: Domingos Loureiro (15 pontos, 15 ressaltos, 2 recuperações e 1 assistência).
A equipa agradece toda o apoio incondicional de todos aqueles que se deslocaram até São João da Madeira para a apoiar e dedica a vitória ao seu atleta João Leite afastado por doença a quem desejam rápida recuperação.
Sem comentários:
Enviar um comentário