A Ovarense perdeu esta sexta-feira diante do Galitos por 46-49 em jogo em atraso correspondente a 12ª jornada da 2ª fase do Campeonato Distrital de Sub18 Masculinos e que marcava o inicio de um ciclo exigente de três partidas antes da disputa da Fase Final do escalão no próximo fim de semana em Ílhavo. Numa partida onde as defesas se superiorizaram aos ataques, a baixa eficácia desde a linha de lance livre, algumas facilidades concedidas no ressalto defensivo e alguma falta de concentração ao longo dos quarenta minutos, foram cruciais para precipitar a derrota diante de uma equipa visitante que conseguiu estar na frente do marcador durante toda a partida.
Foi uma partida algo atípica para a nossa equipa. Tinhamos quase duas semanas sem jogar e tivemos durante a semana alguns condicionalismos na preparação da partida ao não poder dispor de todo o plantel. Talvez por isso, revelamos alguma ansiedade e intranquilidade sem revelar especial intensidade no jogo com algumas faltas de concentração comprometedoras que se reflectiram especialmente durante os primeiros 25 minutos de jogo numa prestação pouco conseguida em que facilitamos muito no ressalto defensivo permitindo segundos e terceiros lançamentos, em que tivemos pouca segurança nas transições e em que estivemos pouco asertivos de cara ao cesto, falhando muito nas zonas interiores e sem boa selecção de lançamento. Acresce a todo isto o facto de termos estado pouco eficazes desde a linha de lance livre (38%) em momentos chaves do desafio que não nos permitiram ter um melhor rendimento em termos pontuais. Por isso, não surpreende que os visitantes com uma melhor atitude em campo, sempre mais agressivos e rápidos sobre a bola, estivessem sempre na frente do marcador chegando a dispor de até 11 pontos como vantagem máxima nos primeiros vinte minutos embora uma boa ponta final no segundo período nos permitisse reduzir as diferenças ao intervalo para seis pontos (20-26).
Pese a uma má entrada na primeira metade do terceiro período (parcial de 4-11) que nos deixou a 13 pontos de diferença (24-36) com 4m10s por jogar, soubemos reagir e a partir dai conseguimos estar claramente melhor. Alternamos com mais sucesso o lançamento exterior com o jogo interior e principalmente incrementamos os nossos niveis de intensidade defensiva o que obrigou aos visitantes a cometer mais erros. No final do período continuavamos a perder (34-39) mas mostramos que podiamos voltar a discussão do resultado.
No derradeiro quarto, o jogo manteve o equilibrio com os visitantes a tentar gerir a magra vantagem e os vareiros a tentar reduzir. Conseguimos com grande empenho e atitude chegar pela primeira vez ao empate (46-46) com 2m43 por jogar, ao aproveitar a nossa maior dinamica no ataque organizado, uma melhor selecção de lançamentos e um aumento da eficácia principalmente no lançamento exterior. Com o jogo a poder cair para qualquer um dos lados, foram no entanto, os visitantes a ser mais lúcidos na gestão das ultimas posses de bola conseguindo também através do lançamento exterior chegar a vitoria numa partida em que ficou claramente a sensação de que se tivessemos jogado desde o inicio com a mesma atitude, concentração e intensidade que mostramos nos últimos quinze minutos poderiamos ter sido nós a celebrar no fim.
Depois deste resultado os vareiros que já estão apurados para a fase final mantém vantagem no confronto directo com o Galitosdispós ao longo do jogo.
Sem comentários:
Enviar um comentário