A equipa de Sub19 Femininas da AD Ovarense perdeu esta sexta-feira (59-64) diante do GD Gafanha em São João da Madeira na sua estreia na Fase Final do Campeonato Distrital numa partida muito disputada e intensa que se prolongou para lá da meia noite. Num jogo muito equilibrado ao longo dos quarenta minutos e que só ficou decidido nos instantes finais, a menor eficácia no lançamento, especialmente no que diz respeito ao lançamento interior e de meia distancia, alguns erros defensivos e alguma irregularidade exibicional levaram a que as vareiras não pudessem superar uma equipa que se apresentou muito concentrada em campo revelando sempre muita intensidade e sentido colectivo.
Numa noite com muita chuva e com um pavilhão onde se fazia sentir uma alta temperatura, a equipa vareira entrou melhor no jogo e no final dos primeiros dez minutos vencia por 18-10, justificando a vantagem com uma exibição sólida assente na boa atitude defensiva, no controlo das tabelas e na dinâmica e mobilidade reveladas no ataque. Contudo, o segundo período (11-18) marcou uma inflexão na corrente do jogo. A Ovarense perdeu lucidez na rotação da bola, perdeu velocidade e segurança nas transições e deixou de ser coesa defensivamente permitindo que as adversárias virassem o marcador. No entanto, uma ponta final bem conseguida permitiu as vareiras com um lançamento de três pontos sobre a buzina partir para o intervalo em vantagem por um ponto 29-28.
O tónico não serviu de nada a nossa equipa que pelo contrario entrou algo desconcentrada cedendo nos primeiros dois minutos do terceiro período um parcial de 0-8 o que permitiu ao GD Gafanha amealhar uma boa vantagem que foi gerindo ao longo do período. Mesmo assim a Ovarense reagiu e conseguiu voltar a equilibrar na segunda metade do quarto. Com o jogo em aberto, no derradeiro período registaram-sealgumas alternâncias, embora com pequenas vantagens de lado a lado. Finalmente, nos últimos dois minutos foi a equipa da Gafanha a revelar-se mais lúcida e serena na gestão das posses de bola e graças também a boa eficácia desde a linha de lance livre conseguiu chegar a vitoria. A equipa vareira ainda dispôs de duas oportunidades dentro dos últimos 30 segundos para forçar pelo menos o prolongamento mas não teve a sorte do jogo o que deixa a Ovarensecom a obrigação de vencer as duas partidas que tem ainda pela frente na prova para aspirar ao título distrital e a marcar presença no Campeonato Nacional.
As vareiras irão agora jogar hoje pelas 16h30 diante da AD Vagos que surpreendeu no jogo de abertura da competição ao ganhar à equipa anfitriã, a Sanjoanense.
Jogaram: Carolina Tam, Sofia Pinheiro, Maria Dumbrava, Carolina Semedo, Mariana Pinto, Sara Marques, Helena Santos, Rute Silva, Mariana Ferreira, Joana Soares, Patrícia Silva e Ana Pinho. Treinador: Jorge Maia.
Sem comentários:
Enviar um comentário