O equilíbrio existente entre as diferentes equipas e a ausência de um claro favorito , marcam o arranque oficial da época 2012/2013 no escalão de Sub18 masculinos que dará inicio este fim de semana para a maior parte das equipas participantes na competição.
Esta época serão doze os clubes que lutarão pela ansiada conquista do título distrital e pelo apuramento para as provas nacionais. Nesta primeira fase da competição, os doze conjuntos foram divididos em dois grupos, dos quais os primeiros quatro classificados de cada chave irão depois discutir numa segunda fase todos contra todos, o apuramento para a Fase Final Distrital. Com alguns movimentos em termos de planteis e de equipas técnicas, cada uma das equipas tentará fazer valer os seus argumentos para atingir os seus objetivos.
Galitos, Ovarense, Sangalhos, Sanjoanense e Illiabum, sem necessariamente respeitar essa ordem,surgem à partida como as equipas que se apresentam como as mais fortes candidatas a lutar pelo campeonato distrital. Vigentes bi campeões distritais, a equipa do Galitos muda de treinador mas mantém um núcleo interessantes de jogadores com experiência, aos que juntou alguns atletas fisicamente fortes de primeiro ano. Some-se a isto o facto de se terem reforçado com dois bons jogadores que vem acrescentar centímetros e disponibilidade física (Ricardo Martins, ex Gafanha e Julien Viaud, ex Sangalhos) e obtém-se um candidato que parte novamente na linha da frente do favoritismo.
Ovarense e Sangalhos não mexeram muito nos seus planteis embora tenham sofrido de alteração no comando técnico. Ambas equipas valem pelos seus coletivos sendo que os vareiros mantém basicamente o grupo que foi campeão de sub16 a duas épocas e que em teoria lhes da grande profundidade em termos de rotações e de opções nos diferentes sistemas de jogo que vier a utilizar. No caso dos bairradinos, dispõem de um conjunto de atletas de segundo ano que garantem solidez, mas subsistem algumas duvidas quanto a aportação que possa vir dos atletas mais novos e da possibilidade de gerir todo o conjunto em competições prolongadas.
Sanjoanense e Illiabum completam o grupo dos principais candidatos. Ambas equipas tem continuidade no comando técnico e apresentam-se claramente mais fortes que na época transata. A equipa de São João Madeira ganhou altura e poder na zona da pintura com a chegada dos atletas de 1º ano embora persistem algumas dúvidas quanto a profundidade da equipa nas soluções da condução do jogo. Pouco se sabe da preparação da equipa sanjoanina o que cria uma grande expectativa a sua volta. No caso dos ilhavenses, a equipa possui uma equipa que peca pela excessiva juventude do plantel, assente em demasia nos jogadores de 1º ano embora mantenha em aberto a possibilidade de se reforçar com Andrew Costa (Ex Gafanha) que poderia acrescentar experiência e maior profundidade ofensiva.
Na luta pelo apuramento para a 2ª fase, Oliveirense, Gafanha, Esgueira e ACR Vale de Cambra aparecem como as equipas candidatas a ocupar essas vagas. Brandoense, Gica e AD Vagos são em teoria as equipas com menos probabilidades de alcançar ditas vagas embora sempre exista a possibilidade de surgir uma surpresa.
Tudo está preparado para o apito inicial nos diferentes pavilhões. A emoção volta a unir-nos na festa do basquetebol.
Quadro de Jogos da primeira Jornada