De acordo com informações adiantadas pela imprensa desportiva, o Barreirense anunciou, esta segunda-feira, através de comunicado, a suspensão da equipa sénior de basquetebol, devido à falta de apoios para garantir a auto-sustentabilidade financeira da modalidade. O presidente do clube, António Martins, disse à agência Lusa que o clube suspendeu a equipa sénior, que militava na Liga Profissional de Basquetebol, pois não consegue assumir as responsabilidades financeiras: "Não temos condições financeiras para assumir as responsabilidades que a Liga Profissional obriga. Não vamos assumir o que não podemos cumprir, numa altura em que lutamos pela viabilidade económica do clube", disse em declarações à Lusa.
António Martins referiu que a participação no escalão máximo da modalidade seria muito difícil sem a angariação de apoios e defendeu que é preciso uma reestruturação da modalidade. O líder do clube também informou que o clube vai manter os escalões de formação e refere que o clube tem o propósito de, logo que as condições financeiras o permitam, voltar à competição com uma equipa sénior.
O Barreirense é uma das principais escolas de basquetebol do país, com vários jogadores formados no clube que chegaram aos melhores clubes em Portugal e à seleção nacional, casos de António Tavares, Betinho Gomes, Miguel Minhava ou David Gomes.
Depois do FC Porto, chega agora a vez do Barreirense extinguir a equipa sénior de basquetebol. A desistência do clube é mais uma machadada na modalidade que atravessa momentos muito críticos e obrigará a nova reorganização dos calendários competitivos. O principal campeonato português será agora disputado por 10 equipas, o que deixa já uma garantia: desportivamente, nenhuma equipa descerá ao Campeonato da Proliga na temporada 2012-13.
Sem comentários:
Enviar um comentário