A seleção portuguesa de basquetebol continuou a somar por derrotas os seus jogos na Fase de Apuramento para o Eurobasket de 2013 ao ceder este sábado em Coimbra diante da Turquia (69-79) em jogo da oitava jornada do do Grupo F. A equipa orientada por Mário Palma chegou a ter alguns bons momentos, liderando, inclusive, o marcador, mas nos momentos decisivos não teve argumentos para contrariar a maior experiência e poderio físico da Turquia.
Desta vez, a seleção nacional conseguiu realizar um bom jogo e chegou ao final dos primeiros 30 minutos em vantagem (52-47) batendo-se de igual para igual com a atual vice-campeã do Mundo, numa partida muito disputada. Contudo, um péssimo último período deitou por terra as esperanças lusas de alcançar a sua primeira vitoria nesta fase qualificação. Con este resultado a equipa turca manteve-se na luta pelo apuramento directo e continua a depender de si propia para o lograr na próxima terça feira quando receber em casa a equipa da República Checa.
Portugal mostrou novamente problemas para manter a concentração competitiva ao longo dos quarenta minutos alternando brilhantes momentos (primeiro e terceiro períodos) com outros menos conseguidos (segundo e quarto períodos) que não lhe permitiram poder discutir o resultado e talvez chegar a outro desfecho diante duma equipa turca que se mostrou muito ansiosa durante grande parte do jogo e que tal como no jogo da primeira volta pareceu longe do seu real potencial.
Contudo, não chegou a Portugal ter feito a sua melhor performance nesta fase de apuramento em termos de eficácia no lançamento de campo (50%) nem as brilhantes prestações de Cláudio Fonseca (20 pontos e 8 ressaltos) que se bateu bem na zona da pintura contra os gigantes turcos e de Mário Fernandes (17 pontos e 6 assistências). Os lusos não conseguiram ganhar a luta nas tabelas (23-34) permitindo 14 pontos em segundos lançamentos e voltaram a não estar bem no capítulo dos turnovers (15) que propiciaram 14 pontos do adversário.
Na equipa turca o melhor foi Ilkan Karaman que terminou com um duplo-duplo, com 21 pontos e 11 ressaltos fazendo o seu melhor jogo nesta fase de apuramento.
No outro jogo a Itália completou a fase de qualificação sem derrotas nos oito jogos depois de vencer em casa a Bielorrusia por 83-58. Na terça-feira, na Bielorússia, Portugal disputa o último encontro desta fase de grupos.
Por Portugal alinharam: José Silva (-), Mário Fernandes (17), Jaime Silva (0), Paulo Cunha (2), Cláudio Fonseca (20), João "Betinho" Gomes (11), Miguel Minhava (8), Jorge Coelho (0), Elvis Évora (0), João Santos (11), Tomás Barroso (0) e Fábio Lima (-).
Sem comentários:
Enviar um comentário