O Naismith Memorial Basketball Hall of Fame anunciou hoje, durante o início do NBA All-Star Weekend, os 12 homens e mulheres finalistas para a eleição que resultará no ingresso na entidade em 2013, que acontecerá no dia 8 de abril, em Atlanta, durante o Final Four da NCAA.
Os possíveis novos membros são: os jogadores Gary Payton, Maurice Cheeks, Tim Hardaway, Bernard King, Spencer Haywood, Mitch Richmond e Dawn Stanley, e os treinadores Tom Heinsohn, Guy Lewis, Rick Pitino, Jerry Tarkanian e Sylvia Hatchell. Para serem eleitos, eles precisam de no mínimo 18 de 24 votos do Comitê de Honra da entidade.
Também foram anunciados cinco membros diretamente eleitos para o Hall da Fama: Oscar Schmidt, indicado pelo Comitê Internacional, Richard Guerin, pelo Comitê dos Veteranos, Roger Brown, pelo Comitê da American Basketball Association (ABA), Edwin B. Henderson, pelo Comitê dos Pioneiros Afro-Americanos e Russ Granik, pelo Comitê de Colaboração de Eleição Direta.
Em 2011, esses cinco comitês foram criados para assegurar que o Hall da Fama se mantenha focado em homenagear aqueles que tiveram uma grande contribuição para a história do basquetebol mundial. Brown e Guerin são ex-jogadores com passagens por All-Star Games, Granik era o braço direito de David Stern comandando a liga e Henderson foi pioneiro a apresentar basquete para negros nos Estados Unidos, em 1904. Já o brasileiro Oscar Schmidt é o maior anotador de todos os tempos da história do basquetebol, com 49.703 pontos oficialmente computados. Foi campeão nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987, e participou de cinco Jogos Olímpicos pelo Brasil. Se recusou a jogar na NBA para poder continuar disputando competições pela seleção nacional, pois na época, atletas da liga norte-americana não eram autorizados a defender seus países.
Sem comentários:
Enviar um comentário