****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

quinta-feira, 14 de março de 2013

Juniores Ovarense | Segundo Período pouco conseguido afunda vareiros


Um segundo período pouco conseguido deitou por terra a possibilidade da equipa Sub18 masculina da Ovarense obter um melhor resultado no passado sábado na sua deslocação ao Porto em jogo em atraso correspondente a primeira jornada do Torneio Inter Associações 2013. A equipa vareira acabou por somar a sua primeira derrota na competição ao cair  71-53 diante do Académico. Diante de um adversário directo na corrida à fase final da prova as diferenças no marcador não reflectem o equilíbrio verificado ao longo de grande parte dos quarenta minutos com a equipa de Ovar a conseguir dar sempre uma boa resposta perante um rival forte, de grande capacidade ofensiva e que empregou ao longo dos quarenta minutos uma grande agressividade mostrando algumas carências defensivas nem sempre bem aproveitadas pela nossa equipa. Sem por em causa a justiça da vitória dos locais, ficou a ideia de que não fossem os lapsos de concentração durante o segundo quarto e a pouca eficácia apresentada no ataque, a equipa poderia ter saído do Pavilhão do Lima com outro resultado.

Entramos bem na partida, defendendo com intensidade fazendo pressão na bola, provocando erros no passe e dificultando ao máximo a selecção de lançamento do adversário. No ataque no entanto, estivemos menos bem, falhando muito nas zonas próximas do cesto e desde a linha de lance livre, sem conseguir aproveitar a pouca capacidade defensiva mostrada pelos locais para conter as nossas penetrações, caracteristica que se iria manter ao longo dos quarenta minutos. Isto levou a que estes primeiros dez minutos fossem sempre muito disputados com continuas alternâncias no marcador, sendo que os locais chegariam a vitória sobre o apito final (14-13) ao conseguir acertar num lançamento de três pontos.

A situação alterou-se no segundo período (21-08) quando a equipa vareira perdeu concentração defensiva ao baixar a intensidade e a pressão sobre a bola, ao perder claramente a luta nas tabelas (9-14) o que permitiu alguns segundos lançamentos bem aproveitados pelos locais e ao revelar alguma falta de agressividade, ambição e espírito colectivo deitámos fora todo o bom trabalho efectuado até então. A nível ofensivo a equipa não conseguiu fazer as transições com segurança (7 turnovers), não conseguindo criar desequilibrios  e  perdeu claramente eficácia no ataque (1 cesto de campo concretizado em 10 minutos) o que somado ao desperdiço desde a linha de lance livre (10 lançamentos falhados na primeira parte) propiciaram que a equipa do Académico descolasse no marcador atingindo ao intervalo uma vantagem de 14 pontos (35-21) que lhe permitiria gerir o jogo na segunda metade com outra tranquilidade.

No reatamento, voltamos a mostrar alguns problemas a nível defensivo ao revelar alguns problemas para contrariar a alta eficácia revelada no lançamento exterior e de media distancia pelos locais principalmente na primeira metade do terceiro período. Acusamos também precipitação na gestão das transições perdendo algumas bolas por erros no passe e alguma falta de dinâmica nos processos ofensivos. Isto levou-nos a ficar a 24 pontos de desvantagem com pouco mais de 13 minutos para o final da partida.  A partir daí  melhoramos a nível ofensivo conseguindo aumentar a nossa eficácia no ataque impondo maior velocidade e agressividade no jogo, mais capacidade de luta na zona da pintura e alterando a nossa defesa para zona o que dificultou mais o trabalho da equipa local. Nos derradeiros dez minutos conseguimos recuperar no marcador chegando a encurtar a diferença para 53-66 com posse de bola a 1m29 do fim mas não conseguimos concretizar e por alguma falta de maturidade ainda consentimos no final do período um parcial de 0-5 que iria sentenciar o desfecho final da partida.

Por último, destaque negativo para o excesso de dureza mostrado pela equipa local que recorreu as faltas frequentemente com alguns atletas e pessoal do banco a revelar alguma falta de fair play. 

FICHA DO JOGO:

OVARENSE (13+8+15+17): Ricardo Martins (4), Gabriel Diaz (16), Paulo Diaz (0), Nuno Monteiro (2), Nuno Leite (4), Sebastião Casaca (4), Ricardo Ribeiro (6), Domingos Loureiro (5), Rodrigo Soeiro (4), Rodolfo Castro (2), José Soares (0) e André Vaz (6). - Treinador: Mário Leite.

ACADÉMICO (14+21+20+16): Diogo Neves (8), Diogo Pereira (4), Filipe Costa (14), Paulo Miranda (0), José Sousa (6), Flávio Diniz (1), José Brandão (-), João Silva (3), Diogo Oliveira  (16), F.Felix (4), Henrique Melo (15), e Manuel Correia (-). - Treinador: D.Perdigão.

Árbitros: José Nogueira e José Leite (Excluíram F.Costa e J. Sousa do Académico)

MVP OVARENSE: Gabriel Diaz  (16 Pontos/2 Ressaltos/5 Assistências e 3 Recuperações).

Sem comentários:

Enviar um comentário