****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

sábado, 30 de março de 2013

Liga Feminina | Ovarense despede-se com vitoria por falta de comparência da AD Vagos

A equipa sénior feminina da AD Ovarense encerrou a sua participação no Campeonato da Liga Feminina época 2012/2013 com uma vitoria diante da AD Vagos devido a falta de comparência da equipa visitante, numa nova situação que desacredita o basquetebol nacional. A equipa vaguense  que já se encontrava apurada para os playoffs até se apresentou na Arena Dolce Vita. mas depois optou por não jogar,  tomando esta decisão como medida de protesto contra a ausência do CAB Madeira no seu jogo nos Açores o que segundo a equipa visitante representa um atentando contra a credibilidade da prova. Nos detalhes desta notícia poderás ler o Comunicado emitido pela AD Vagos para justificar esta falta de comparência.

No que diz respeito as vareiras, estas encerram a sua participação na prova com o mérito de ser uma equipa constituída a 100% por atletas nacionais, a maior parte delas muito jovens, oriundas da formação do próprio clube, factor que só torna mais transcendente a sua campanha e que não mereciam esta despedida anormal da competição. 

Alinharam pela Ovarense: Bárbara Casquinha, Maria Jardim, Carolina Tam, Carolina Semedo, Maria Dumbrava, Gabriela Raimundo, Ana Raimundo, Susana Cardoso, Mariana Bandeirinha, Filipa Liz, Sara Marques e Sofia Pinheiro. Treinador: Jorge Maia


COMUNICADO DA AD VAGOS

- A ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE VAGOS tem abraçado como um dos seus principais princípios a promoção, divulgação e dignificação desta modalidade, o Basquetebol.
- Tem sido essa mesma orientação que nos tem norteado nas competições nacionais, nas participações europeias, no contributo que damos na formação, na realização de importantes eventos. 
- Foram esses mesmos objetivos que nos impulsionaram à génese da Comissão de Acompanhamento da Liga Feminina, no sentido de melhorar as competições que abarca, de as promover e credibilizar.
- Lamentavelmente, temos vindo a constatar que, apesar de terem sido implementados alguns passos importantes, continuamos ainda a derrapar em situações que há muito já deveriam ter sido ultrapassadas.
- O incumprimento de regras básicas e simples de implementar, tais como as que se referem a bolas, estatísticas, águas, suporte digital dos jogos, entre outros, tem que ser definitivamente punido onerosamente para que seja um forte meio dissuasor para quem reiteradamente não cumpra.
- É imprescindível livrarmo-nos definitivamente destes importantes fatores, mas que não passam de falsos problemas, para nos concentrarmos na implementação de uma estratégia global que sirva para alavancar esta Liga, tornando-a mais apetecível para todos os agentes e entidades que a possam promover.
- No entanto, muito mais grave que o incumprimento daqueles fatores enumerados, é a falta de comparência a provas oficiais. Não nos compete questionar a pertinência dos argumentos apresentados por quem falta. Nem nos compete definir em que moldes devem ser garantidos os meios necessários. Mas não restam dúvidas de que essa ausência desprestigia a competição em causa em particular, e a modalidade, no seu todo, perde credibilidade.
- Mais grave ainda se torna quando essa ausência deturpa a verdade desportiva, altera emparelhamentos previsíveis nos play-off, reflete-se em alterações assinaláveis em deslocações e encargos decorrentes.
- Face à presente situação em que, com os argumentos públicos apresentados, um dos clubes decidiu fazer uma falta de comparência da qual resultariam todos os aspetos negativos referidos, vem a AD VAGOS comunicar uma posição que reflete a sua revolta e inconformismo.
- Assim, a AD VAGOS decidiu não participar no jogo OVARENSE - AD VAGOS.
- Foi a forma mais veemente que encontrámos para manifestar o nosso direito à indignação e o nosso grito de revolta de quem tem vindo a assistir, ano após ano, e já no decorrer da presente época, a sucessivas faltas de comparência que desvirtuam as competições.
- Ao nosso adversário de hoje – AD Ovarense, apresentaremos pessoalmente as devidas desculpas, pois trata-se de um clube da nossa associação distrital, clube com quem temos as melhores relações, às jogadoras, aos árbitros e demais staff, pediremos que entendam a nossa decisão.
- Alargamos as nossas desculpas à Associação de Basquetebol de Aveiro, e agradecemos a sua atitude e preocupação junto da FPB.
- Esperamos que esta atitude radical, de quem nunca recorreu a este tipo de procedimentos, acabe definitivamente com a inoperância de regulamentos e com permissividades insustentáveis. Atempadamente, a FPB deverá implementar normativas e meios que obstem a que estas situações voltem a acontecer, e que são comprometedoras para todos os que gostam do basquetebol.

Vagos, 30 de Março de 2012

P’lo Presidente da AD Vagos

Sem comentários:

Enviar um comentário