****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Basquetebol Olimpico Feminino | USA de vento em popa, China e França surpreendem

A França foi responsável por uma das maiores surpresas até ao momento do torneio olímpico de basquetebol feminino. A turma gaulesa derrotou uma das melhores seleções da atualidade, a Austrália, por 74-70, numa partida que ficou decidida somente no prolongamento. O destino das australianas até podia ter ficado sentenciado mais cedo mas um triplo de Belinda Snell, no último segundo, fez o empate a 65 pontos e forçou o tempo extra, onde as francesas acabariam por levar a melhor.

Emilie Gomis, com 22 pontos, foi fulcral para o triunfo dos europeus. Do lado da seleção oriunda da Oceânia, a estrela Lauren Jackson, que atua na WNBA, ficou-se pelos 13 pontos e 6 ressaltos.

Com este triunfo, as gaulesas lideram com 4 pontos, fruto de duas vitórias em outros tantos jogos. Também no Grupo B, o Brasil sofreu a segunda derrota em outros tantos jogos. Desta feita, as canarinhas caíram perante a Rússia (59-69), que venceu pela segunda vez e lidera o grupo B ao lado da França, ambas com 4 pontos.

As russas estiveram boa parte do encontro na frente mas as brasileiras nunca desistiram, embora o esforço tenha sido inglório. A poste russa Irina Osipova destacou-se graças aos seus 13 pontos, 4 ressaltos e 3 assistências. Entre as brasileiras, Erika Souza assinou prestação de alto nível (15 pontos, 18 ressaltos e 3 desarmes de lançamento) mas não sorriu no final.

No último jogo do dia neste Grupo, Canadá derrotou a Grã-Bretanha, por 73-65.  As canadianas alcançaram a primeira vitória na prova, ao passo que as anfitriãs continuam sem vencer. O conjunto do contintente americano colocou-se bem cedo na dianteira do marcador mas viu as britânicas reduzirem a desvantagem para uma posse de bola durante o terceiro período. No entanto, no derradeiro quarto, o Canadá soube gerir a vantagem e até aumentá-la. A base canadiana Shona Thorburn esteve em evidência, com 18 pontos e 3 ressaltos. Entre as britânicas, Natalie Stafford e Johannah Leedham marcaram 15 pontos cada uma.

No Grupo A, a China somou a segunda vitória em outros tantos jogos no grupo A do torneio olímpico de basquetebol feminino. Desta feita, a vítima foi a Croácia, que acabou derrotada por claros 58-83. A poste chinesa Nan Chen foi a figura da partida, com 28 pontos e 10 ressaltos. Do lado das europeias, a extremo Sandra Mandir terminou com 22 pontos e 5 ressaltos.

Já a Turquia continua a mostrar boa forma neste torneio olímpico de basquetebol feminino.  As turcas bateram a Rep. Checa (61-57) e alcaaram a segunda vitória na prova. Nevriye Yilmaz (11 pontos e 13 ressaltos) e Bahar Caglar (11 pontos e 7 ressaltos) foram as figuras da Turquia. Entre as checas, Jana Vesela destacou-se com 19 pontos e 5 ressaltos.

Refira-se que são apurados para os quartos-de-final os quatro primeiros classificados de cada um dos dois grupos.

LPB | Novidades Época 2012/2013

Ovarense Dolce Vita : A SAD da Ovarense Basquetebol anunciou no seu site a renovação de dois jogadores que têm vestido a camisola do clube nas últimas épocas, José Barbosa e Fernando Neves. Este dois jogadores são assim os primeiros nomes a fazerem parte do plantel da Ovarense Dolce Vita para atacar a época 2012-2013. Por outro lado, o capitão Nuno Manarte pondera abandonar a carreira.

Académica Coimbra: Depois da confirmação de Norberto Alves como treinador a Académica confirmou a contratação do extremo de 25 anos,  João Balseiro (Ex-Sampaense). Balseiro junta-se a  Fernando Sousa, Bruno Costa, Arnette Hallman, Diogo Simões, Marco Gonçalves, Pedro Rebelo, Artur Coelho e Paulo Figueiredo como fichas da equipa conimbricence para a próxima época.

SL Benfica: Sérgio Ramos e Miguel Minhava não irão jogar com a equiqa na próxima época. Os lisboetas vão contar com uma equipa «B» que vai jogar na proliga. Frederick Gentry poderá jogar como português uma vez que o seu processo de naturalização está bem encaminhado. Já Diogo Carreira renovou por mais um ano com o clube e junta-se a João "Betinho" Gomes, Seth Deliboa, Élvis Évora, Tomás Barroso, Pedro Belo e Carlos Ferreirinho.

Algés: Segundo o Jornal Record, Sérgio Ramos poderá estar a caminho o clube. O jogador que não chegou a acordo com o SL Benfica quer jogar mais uma época e está em conversações com o recém promovido campeão da última edição da Proliga.

Seleções | Sub18 Femininas só conhecem a vitoria no Europeu B

A seleção portuguesa sub-18 feminina de basquetebol voltou hoje a triunfar no Campeonato da Europa (Divisão B), a decorrer na Macedónia, batendo Israel, por 70-40, e apurando-se para a segunda fase da competição.

Depois de um início em falso, Portugal, que terminou o primeiro período a perder por 17-10, encontrou o seu jogo e não teve dificuldade em levar de vencida a seleção israelita, fechando os três tempos seguintes em vantagem (21-7, 19-8, 20-8).

Laura Ferreira destacou-se ao ser a melhor anotador do encontro, assinando 20 dos 70 pontos da seleção portuguesa. Joana Soeiro somou 13 pontos, 6 assistências e 4 ressaltos numa partida em que a equipa técnica voltou a dar minutos a todas as jogadoras do plantel.

O próximo jogo de Portugal será na quarta-feira diante da Dinamarca. Bulgária será a outra equipa que as portuguesas encontrarão na segunda fase.

Seleções | Portugal perde frente a Áustria no Torneio de Oberwart

A Seleção Nacional masculina perdeu este domingo frente à Áustria, por 65-69, na terceira e última jornada do Torneio Internacional da Áustria, que decorreu na cidade de Oberwart e que serviu de preparação para a fase de qualificação do Eurobasket’2013.

Depois da vitória de ontem sobre Israel e da derrota, apenas, por 2 pontos diante da Alemanha, este desaire com os austríacos pode considerar-se uma surpresa uma vez que teoricamente a equipa anfitriã era a mais debil da competição. No entanto, a Seleção portuguesa, que nunca conseguiu terminar qualquer período na frente (12-9, 42-27, 50-46 e 69-65), não logrou, não só ultrapassar esta formação austríaca como os critérios utilizados pela equipa de arbitragem. Contudo, os jogadores portugueses, no cômputo geral deram excelentes indicações, o que certamente deixará o selecionador Mário Palma satisfeito.

Por Portugal alinharam e marcaram: Mário Fernandes (10 pontos), Tomás Barroso (5), Jaime Silva (3), Paulo Cunha (5), Betinho (15), Miguel Minhava (8), Jorge Coelho (3), Elvis Évora (4), Nuno Oliveira (2), Rui Quintino, Fábio Lima (6) e Cláudio Fonseca (4).

A Seleção Nacional  regressa ao estágio, na Costa de Caparica, na terça-feira, tendo agendados mais dois jogos de preparação com a Suíça, nos dias 3 e 4 de agosto, no Pavilhão Municipal Cidade de Almada.

Basquetebol Olímpico | USA, Espanha, Rússia e Argentina vencem sem contemplações na primeira jornada

Os Estados Unidos voltaram a provar o seu estatuto de grandes favoritos ao ouro olímpico, graças a uma vitória expresiva sobre a França por uma diferença de 27 pontos (98-71), na estreia no torneio olímpico de basquetebol masculino. O conjunto orientado por Mike Krzyzewski apenas sentiu mais dificuldades no período inicial, quando os franceses, comandados por um Tony Parker com um novo visual - jogou com óculos de proteção, para evitar um qualquer agravamento da sua lesão no olho esquerdo -, chegaram ao final dos primeiros 10 minutos a perder por apenas 1 ponto (21-22). Contudo, os norte-americanos explodiram no 2.º período, altura em que a maior pressão defensiva começou a dar frutos e cestos mais fáceis. O parcial de 30-15 nesta fase é elucidativo da superioridade dos EUA, que aumentariam a vantagem no regreso dos balneários. O 4.º período acabou por ser uma formalidade, com Krzyzewski a colocar em campo um cinco constituído por suplentes como Deron Williams, Iguodala, Kevin Love e Anthony Davis.

Kevin Durant (22 pontos e 9 ressaltos) e LeBron James (9 pontos, 8 assitências e 5 ressaltos) foram os melhores dos norte-americanos. Do lado dos franceseses Ali Touré (12 pontos) e Tony Parker (10) foram os melhores anotadores.

Também no Grupo A, a Nigéria estreou-se da melhor forma no torneio olímpico masculino de basquetebol, com um triunfo sobre a Tunísia por 60-56 num duelo entre equipas africanas.Os postes Alade Aminu com 15 pontos e 9 ressaltos, e Ike Diogu, duplo-duplo de 13 pontos e 10 ressaltos, foram os elementos em destaque na equipa liderada pelo técnico Ayo Bakare.

Mas a terafa não foi fácil para os nigerianos que, no último quarto, quase viram os tunisinos virar o marcador. O extremo Amine Rzig, com 18 pontos (4 em 5 nos triplos), foi o melhor marcador da formação magrebina.

No último jogo do dia neste grupo, a Rússia guiada por Kirilenko (35 pontos) estragou a estreia da equipa anfitriã, a Grã-Bretanha a quem superou por 95-75. A equipa russa cedo tomou conta dos acontecimentos e ao intervalo já tinha o jogo virtualmente resolvido ao intervalo (49-34). Na segunda parte dedicou-se a gerir a vantagem diante duma equipa que vive em demasia de Luol Deng (26 pontos) e de Mensah-Bonsu (22).


No outro grupo,  Espanha, vice-campeã olímpica há quatro anos, em Pequim, bateu (97-81) a China  em jogo da primeira jornada. À imagem do sucedido com os Estados Unidos, na partida com a França, os espanhóis também fugiram no marcador no 2.º período, altura em que anotaram 34 pontos e sofreram 24. Na frente, os espanhois geriram a vantagem calmamente até ao fim.

Yi Jianlian, ex-jogador dos Dallas, apontou 30 pontos. No lado espanhol,  Pau Gasol, foi o homem da partida. O poste dos Lakers terminou com 21 pontos, 11 ressaltos e 4 assistências e tornou-se o terceiro espanhol com mais pontos (335) em Jogos Olímpicos, apenas atrás de Epi (409) e Andrés Jiménez (343).

Já o Brasil venceu este domingo a Austrália por 75-71 num jogo equilibrado. Na partida que marcou o regresso dos basquetebolistas brasileiros aos Jogos Olímpicos depois de 16 anos de ausência, a equipa comandada por Rubén Magnano demonstrou falhas ofensiva mas conseguiu garantir a vitória. Leandrinho Barbosa, que marcou 16 pontos, foi um dos jogadores em destaque a par de Marcelinho Huertas (15 pontos). Do lado da Austrália, destaque para Patrick Mills, com 20 pontos.

Quem também confirmou a sua candidatura a uma medalha foi a Argentina de Ginóbili que aplicou chapa 100 a Lituânia. Os argentinos mostraram um excelente nivel e venceram uma equipa sempre complicada como a lituana por 102-79.

Seleções | Estatísticas do vareiro Rodrigo Soeiro no Europeu B de Sub16 Masculinos


A Seleção portuguesa de Sub16 masculinos concluiu ontem a sua participação no Europeu B que se disputou em Bucareste, Roménia. A equipa portuguesa realizou nove jogos vencendo cinco e perdendo quatro. As vitorias portuguesas foram contra a Áustria (21º classificado), Noruega (20º), Suíça (16º), Holanda (9º) e Hungria (4º) tendo perdido diante de Macedónia (7º), Israel (6º), Bósnia (5º) e Montenegro (2º). Por último destaque para o facto da Bélgica ter-se coroado vencedora da Divisão B em 2012.

domingo, 29 de julho de 2012

Videos | A conexão Deron Williams - LeBron James a funcionar nos Jogos Olimpicos

Seleções | Sub16 Masculinos acabam em oitavo ao somar quarta derrota consecutiva

A Seleção portuguesa de sub16 masculinos concluiu este domingo a sua participação no Europeu B que se está disputar na Roménia no oitavo lugar depois de perder diante da sua congenere de Macedonia por 56-70. Foi a quarta derrota consecutiva da equipa lusa que depois de ter feito uma primeira fase perfeita nunca mais conseguiu reencontra-se com os resultados positivos na prova.

Hoje, a equipa portuguesa voltou a padecer dos mesmos problemas que a tem vindo a assolar durante o torneio: perdas de concentração, pouca profundidade defensiva, alguma irregularidade e falta de consistencia, pouca eficacia no lançamento exterior e nos lances livres (40%), alto numero de turnovers (28 no total), poucas alternativas em termos de gestão do plantel e muitos lançamentos forçados. Se somarmos a isto o facto de que hoje, nos macedonios Kristijan Nikolov foi imparavel somando 32 pontos, resulta natural o desfecho final da partida.

Portugal entrou nervoso no desafio sofrendo de rajada um parcial de 0-8 nos primeiros 3m50 acumulando turnovers e más seleções de lançamento. Essa má prestação se extendeu até ao minuto sete quando Portugal perdia já por 4-18. Uma assinalavel melhoria na ponta final do período permitiu aos lusos recuperar no marcador acabando o quarto a perder por 15-23.

Nos segundos dez minutos Portugal conseguiu impor uma maior agressividade defensiva e foi capaz de aproveitar melhor as suas oportunidades no ataque conseguindo equilibrar o encontro. Portugal chegou a poder encurtar a diferença para quatro pontos por duas vezes mas não esteve acertado na concretização desde a linha de lance livre o que permitiu aos macedonios manter a vantagem e chegar ao intervalo a vencer por 30-36.

No regresso dos balnearios, Portugal incrementou a sua presença defensiva em campo, fechou bem as tabelas e imprimindo mais dinamica no seu ataque conseguiu encostar novamente no marcador por duas vezes (36-38 e 38-40) a meio do período mas surpreendentemente teve nova crisis de concentração permitindo ao seu adversário partir nos últimos quatro minutos do período para um parcial de 0-11 que practicamente arrumou com as esperanças lusas de discutir o resultado até ao final.

No derradeiro período os macedonios geriram sempre a vantagem e inclusive aproveitaram alguns erros da nossa seleção para dilatar ainda mais a vantagem. Contudo um triplo mesmo no final da partida permitiu aos lusos maquiar as cifras do resultado final numm jogo em que a vitória macedonia não sofre contestação uma vez que estiveram ao longo dos quarenta minutos sempre em situação de vantagem mostrando-se mais regulares ao longo da partida.

Diogo Araújo (9 pontos e 11 ressaltos), Sérgio Silva (10 pontos) e Francisco Amiel (9 pontos e 6 ressaltos) estiveram em destaque por Portugal. O vareiro Rodrigo Soeiro jogou 8 minutos com 2 pontos, 2 ressaltos defensivos, 1 turnover e duas faltas cometidas.

Basquetebol Olimpico Feminino | Favoritas iniciam com vitorias ; China maior surpresa na primeira jornada


A primeira jornada do basquetebol feminino nos Jogos Olimpicos disputada este sábado ficou marcada pela vitoria das principais candidatas à disputa do ouro e pela surpreendente derrota da República Checa a mãos da China.

A seleção dos Estados Unidos começou da melhor forma a defesa do título olímpico conquistado há quatro anos, em Pequim, ao derrotar a Croácia por expressivos 81-56. Contudo o jogo conheceu um grande equilibrio durante os primeiros 30 minutos e só um último período demolidor das norte-americanas lhes permitiu saltar para a liderança do grupo A, com os mesmos dois pontos de Turquia e China mas com melhor diferença de pontos.

Tina Charles, com 14 pontos, foi a melhor norte-americana. Já a Croácia, apesar de ter contado com as duas melhores marcadoras da partida (Ivezic, com 22 pontos, e Vrsaljko, com 19), acabou por vacilar no derradeiro período, quando sofreu um parcial de 9-28.

A Turquia venceu sem problemas a seleção de Angola por 22 pontos (72-50).  Tugba Palazoglu, com 13 pontos e 4 assistências, foi a melhor entre as turcas. A experiente Nacissela Mauricio destacou-se pelas angolanas com 11 pontos. A jornada fica completa este sábado, com a realização do Estados Unidos-Croácia. Na outra partida do grupo, a China provocou a principal surpresa da primeira jornada do torneio olímpico feminino de basquetebol, ao derrotar a Rep. Checa (66-57). Lijie Miao, com 12 pontos e 8 assistências, foi um dos destaques da seleção asiática, que esteve quase sempre na dianteira. Nas checas, Eva Viteckova esteve em evidência com 14 pontos.

No Grupo B, a Austrália entrou com uma vitória no torneio olímpico de basquetebol feminino, ao bater a equipa anfitriã, a Grã-Bretanha por 74-58. A seleção oriunda da Oceânia termina esta primeira jornada na frente do grupo B, com os mesmos 2 pontos de Fraa e Rússia, mas com melhor diferença de pontos. As britânicas estiveram sempre atrás do marcador e viram a rival fugir progressivamente ao longo da partida. A poste australiana Lauren Jackson, que atua na WNBA (Seattle Storm), foi a melhor marcadora do encontro, com 18 pontos. Já a Rússia sofreu para vencer o Canada 58-53 e a França arrasou o Brasil por 73-58.

Basquetebol Olímpico | Conhecendo as equipas: Lituânia

sábado, 28 de julho de 2012

Seleções | Sub18 Femininas voltam a vencer no Europeu

A Seleção Nacional Sub-18 feminina voltou a triunfar no Campeonato da Europa (Divisão B), na Macedónia. Desta feita derrotou a Hungria, por apenas um ponto (55-54), na segunda jornada do Grupo A.

Num jogo em que Portugal esteve mais de trinta minutos em desvantagem a equipa portuguesa teve de recuperar de uma entrada menos boa na partida. No final da primeira parte, Portugal estava em desvantagem (19-29).  Mas uma excelente segunda metade permitiu as jovens portuguesas virar o rumo dos acontecimentos muito graças as actuações de Joana Soeiro, melhor marcadora da equipa (15 pontos e 4 ressaltos), Inês Viana (13 pontos, 6 ressaltos e 3 assistências) e o aporte de Laura Ferreira (4 pontos, 6 ressaltos e 3 assistências). Nota de destaque para o facto de todas as jogadoras terem participado no encontro.

O resultado permitiu a equipa portuguesa assumir o primeiro lugar do grupo em solitário e garantir o apuramento para a fase das oito primeiras. Portugal volta a jogar na segunda feira diante da seleção de Israel que ainda não conseguiu nenhuma vitoria na prova.

Seleções | Portugal vence Israel no Torneio da Austria com grande exibição ofensiva

Portugal venceu este sábado Israel, por 100-94, na segunda jornada do Torneio Internacional da Áustria, que decorre até amanhã, em Oberwart.  Ao igual que já acontecera na vêspera o jogo ficou marcado pelo equilíbrio existente ao longo dos quarenta minutos. Mas se ontem, os lusos não tiveram a sorte do seu lado ao falhar a possibilidade de vencer com a última posse de bola diante da Alemanha, hoje Portugal acabou por sorrir no fim.

Não foi uma vitória fácil diante de uma equipa de bom nível como é esta equipa de Israel que se apresentou neste torneio com a sua principal figura, o NBA , Omri Casspi. A grande paridade existente na partida reflecte-se nos parciais (33-26, 13-19, 20-26, 34-23), num encontro em que a Seleção Nacional terminou com 52 por cento de lançamentos de campo, 25 ressaltos e 15 assistências. Portugal também esteve bem no lançamento exterior com um total de 13 triplos convertidos.

O extremo João "Betinho" Gomes voltou a estar em evidencia nesta segunda partida, somando 26 pontos, 4 ressaltos e 3 assistências. Além de João Gomes, mais um quarteto de atletas marcou na casa das dezenas: o extremo Fábio Lima, e os bases Mário Fernandes, Miguel Minhava e Tomás Barroso.

Amanhã, Portugal disputa a última partida do Torneio Internacional da Áustria, defrontando a equipa da casa. Em caso de derrota da Alemanha frente a Israel, e de vitória portuguesa, ainda é possível que o seleccionado luso possa chegar ao 1º lugar neste Torneio. 

Por Portugal jogaram e marcaram: Mário Fernandes (14), Jaime Silva (5), Paulo Cunha (8), Cláudio Fonseca (6), Betinho Gomes (26), Miguel Minhava (11), Jorge Coelho (6), Fábio Lima (13), Tomás Barroso (11), José Silva (0), Elvis Évora (0) e Nuno Oliveira (0).

Seleções | Má entrada no jogo dita nova derrota dos Sub16 Masculinos no Europeu


A seleção nacional de Sub16 masculinos disse adeus este sábado a possibilidade de terminar nos seis primeiros lugares do Europeu B que se está a disputar em Bucareste, Roménia ao perder diante da seleção de Israel por 64-73. Uma má entrada na partida (09-22 no primeiro período) foi determinante para o desfecho final do encontro. Portugal somou assim a sua terceira derrota consecutiva na prova depois de ter iniciado da melhor maneira a sua participação na competição ao ter ganho os seus primeiros quatro jogos.

Os lusos que venciam 4-2 após a disputa dos primeiros três minutos de jogo, quebraram na sua concentração sofrendo um parcial de 5-20 nos restantes sete minutos que permitiu aos israelitas tomar conta da partida com algum conforto. Nesta fase do encontro, Portugal voltou a estar mal no capítulo da segurança (8 turnovers) e da estabilidade defensiva e precipitou muitos lançamentos o que redundou numa presença em campo algo desequilibrada que garantiu aos israelitas muitos pontos em consequencia dos turnovers portugueses.

Nos segundos dez minutos, Portugal conseguiu inverter a marcha dos acontecimentos ao apresentar-se mais agressivo do ponto de vista defensivo, aproveitando também algum desleixo na organização ofensiva do seu adversário. Com um parcial de 8-0 nos primeiros quatro minutos, Portugal encostou no marcador. O jogo a partir daqui conheceu um maior equilibrio, embora sem Portugal nunca conseguir passar para a frente do marcador. Aliás, a equipa lusa chegou a estar por varias vezes  um ponto atrás no marcador mas revelando alguma falta de concentração e consistencia, deixou sempre que os israelitas voltassem a fugir no placard. Contudo o jogo se encontrava perfeitamente em aberto ao intervalo com Portugal atrás no marcador 28-34.

No regresso dos balnearios os portugueses mantiveram a mesma atitude conseguindo novamente neutralizar o ataque do adversário chegando novamente a encostar a um ponto (39-40) a meio do periodo. Foi o momento de mais fulgor dos portugueses que se revelaram mais assertivos nos lançamentos e conseguiram tirar maior aproveitamento dos erros forçados que iam cometendo os adversários. Contudo, uma boa ponta final dos israelitas lhes permitiu segurar a vantagem no final do terceiro quarto (43-48).

No derradeiro quarto a equipa nacional ainda tentou apostar o tudo por tudo na recuperação do resultado mas a equipa adversária manteve uma extraordinaria performance a nivel ofensivo não tendo falhado nenhum dos seus primeiros seis lançamentos de campo na primeira metade do período o que lhe permitiu gerir uma vantagem que andou sempre na casa dos dez pontos até ao final da partida impossibilitando a boa reação portuguesa.

Israel acaba por justificar a vitoria com alguma naturalidade uma vez que manteve uma maior regularidade ao longo da partida. Portugal voltou a revelar-se perdulario no transporte da bola (20 turnovers), pouco eficaz no jogo exterior (6/20) e pouco consistente na defesa da zona da pintura (36 pontos sofridos) num jogo em que conseguiu equilibrar a luta nas tabelas. Resta agora a Portugal lutar amanhã pelo sétimo lugar na prova contra a Macedonia.

Francisco Amiel (15 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências), Benvindo Mendes (11 pontos e 3 ressaltos) e Diogo Araújo (9 pontos e 5 ressaltos) foram os melhores anotadores de Portugal. O vareiro Rodrigo Soeiro não saiu do banco.


Basquetebol Olímpico | Conhecendo as equipas: China

Basquetebol Olímpico | Conhecendo as equipas: Tunísia

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Seleções | Portugal perde na estreia no Torneio Internacional da Áustria

Portugal perdeu esta sexta-feira frente à Alemanha, por 77-79, no primeiro jogo do Torneio Internacional da Áustria, que decorre na cidade de Oberwart e de preparação para a fase de qualificação do Eurobasket’2013.

Os alemães começaram melhor (15-04) graças a solidez do seu jogo interior com Tibor Pleiss e Jan-Hendrik Jagla em plano de destaque. Ao mudar a defesa para pressão em todo o campo a seleção nacional reagiu e encetou uma excelente recuperação que lhe permitiu chegar ao intervalo a perder só por 5 pontos (33-38).

No reatamento, Portugal apelou ao jogo exterior e conseguiu dar a volta ao jogo passando para a frente do marcador no terceiro período (52-57). Os germânicos não desistiram e conseguiram regressar a liderança mantendo-se o equilíbrio nos últimos cinco minutos. Numa partida equilibrada, a Seleção Nacional vencia no início do quarto período (59-58) mas acabou por perder no derradeiro segundo, quando Jorge Coelho falhou um lançamento de longa distância permitindo assim aos germânicos alcançar a vitoria na jornada inaugural da competição. Portugal mesmo derrotado deu boas indicações. A seleção defronta, amanhã, Israel (15 horas portuguesas) que hoje arrasou a equipa do pais organizador do Torneio por 95-70.

Na equipa portuguesa alinharam e marcaram: Mário Fernandes (13), Jaime Silva (12), Cláudio Fonseca (4), Betinho Gomes (16), Miguel Minhava (11), Jorge Coelho (5), Elvis Évora (2), Nuno Oliveira (4), Tomás Barroso (5), Fábio Lima (5) e Paulo Cunha.

Basquetebol Olimpico | Conhecendo as equipas: Rússia

Época 2012/2013 | Novidades

* O CP Esgueira anunciou no seu site que Fernando Santos, experiente treinador, que ainda durante parte da última época orientou a equipa sénior do Beira-Mar, na CNB1,  será uma das caras novas do corpo técnico esgueirense, sendo que irá assumir a liderança da equipa Sub18 Masculina.

* Já Luís Araújo foi nomeado treinador da equipa de Sub18 do Galitos de acordo com informações veiculadas no site do clube.

Basquetebol Olimpico | Conhecendo as equipas: Brasil

Basquetebol Olimpico | Conhecendo as equipas: Nigéria

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Seleções | Sub18 Femininas entram a vencer no Europeu

A Seleção Nacional feminina de sub-18 estreou-se, esta quinta-feira, no Campeonato da Europa de basquetebol da categoria (Divisão B), a decorrer em Strumica, na Macedónia, com vitória diante da Áustria por 60-45. As jovens lusas fizeram uma boa primeira parte (32-14) que lhes permitiu cavar uma boa vantagem que acabou por resultar decisiva para o desfecho da partida.

Após o regresso dos balneários, Portugal manteve o ritmo e chegou a dispor de uma vantagem de 27 pontos que lhe permitiu gerir com algum conforto o resto da partida permitindo que todas as atletas tivessem minutos incluindo as mais novas. A equipa austríaca ainda esboçou uma reação no derradeiro que lhes permitiu encurtar as diferenças mas sem nunca comprometer a vitoria lusa.

No próximo jogo, já amanhã, Portugal defronta a Hungria que hoje venceu Israel por 68-55. Uma vitoria lusa garante o apuramento para a segunda fase.

Por Portugal jogaram e marcaram:

Inês Viana (7), Joana Canastra (7), Jessica Costa (6), Nádia Fernandes (4), Simone Costa (0), Laura Ferreira (14), Maria Kostourkova (4), Joana Soeiro (7), Inês Veiga (4), Jessica Filipe (7), Chelsea Guimarães (0) e Ana Santos (0).

Seleções | Sub16 Masculinos arrasados por Montenegro dizem adeus as Meias-Finais

A Seleção Nacional masculina de Sub-16 foi esta quinta-feira afastada das meias-finais do Campeonato da Europa (Divisão B), ao perder de forma clara diante da congénere de Montenegro, por 51-90 (22-44, ao intervalo).

Num jogo em que o vencedor garantia um lugar nas Meias-finais, a jovem selecção portuguesa tinha pela frente o forte conjunto de Montenegro. Depois de ter transitado pela primeira fase da competição sem ter sofrido nenhuma derrota diante de adversários modestos, Portugal voltou a não conseguir equilibrar a partida diante de novo adversário do Leste Europeu e tal como na vêspera diante da Bósnia foi incapaz de contrariar a superioridade exibida pelo seu adversário.

Se bem o período inaugural revelou algum equilibrio embora com a equipa montenigrina a vencer o parcial por 13-17, o mesmo não se verificou nos 30 minutos seguintes. Com um parcial de 10-0 no 2º quarto, Montenegro fugiu para uma diferença na casa das dezenas, e a partir daí não teve nenhum problema para gerir a partida a seu belo prazer. Aliás, ao intervalo a vantagem montenegrina já se cifrava nos 22 pontos de diferença (22-44).

No reatamento da partida, Portugal não conseguiu em nenhum momento encurtar a diferença com a equipa montenegrina a mostrar-se fora do alcance das ambições lusas. Portugal voltou a sofrer um parcial de 2-18 no final do 3º período que acabou por sentenciar um encontro que já estava bem encaminhado para o Montenegro. No último período (21-21) os montenegrinos geriram o plantel e o ritmo já a pensar nas meias finais o que permitiu a Portugal dar uma melhor imagem e não sofrer uma derrota por números ainda mais dilatados.  Com esta vitoria de 51-90, Montenegro avança para as Meias-finais, enquanto que Portugal vai lutar pela melhor classificação possível entre o 5º e o 8º lugar.

A equipa portuguesa esteve novamente desastrada no lançamento exterior (3/17) e em geral não conseguiu boas percentagens de lançamento de campo. A nivel dos lances livres também não esteve muito bem (4/9) e foi também superada nos ressaltos (25-32). Os lusos tiveram 19 turnovers e se mostraram muito faltosos  durante o desafio.  

Sérgio Brito acabou por ser o melhor marcador da equipa portuguesa, liderada por Rui Alves, ao somar 9 pontos. O vareiro Rodrigo Soeiro jogou 11 minutos anotando 2 pontos aos que somou 2 ressaltos, 1 assistência, 3 faltas cometidas e uma sofrida.

Basquetebol Olímpico | Conhecendo as equipas: França

Basket para Todos 2012 | Jogos para Hoje

Basket para Todos 2012 | Resultados Jogos Quarta Feira

Basquetebol Olimpico | Conhecendo as equipas: Argentina

Basquetebol Olímpico | Conhecendo as equipas: Grã-Bretanha

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Selecções | Sub16 Masculinos perdem no inicio da segunda fase

A Seleção portuguesa de Sub16 masculinos perdeu pela primeira vez no Europeu B que se está a disputar na Roménia, ao cair, no inicio da segunda fase, diante da seleção da Bósnia por 52-69 numa partida em que a equipa nacional ainda conseguiu equilibrar o jogo durante os primeiros vinte minutos (32-31 ao intervalo) mas em que depois foi claramente superada pela maior presença física e pela  maior eficácia no lançamento dos bósnios. Num jogo muito fraco tecnicamente (51 turnovers entre as duas equipas), a equipa lusa esteve claramente num dia não a nivel ofensivo abusando do lançamento exterior com nulo aproveitamento (1/22) e não conseguiu impor a agressividade defensiva que tinha mostrado nos seus primeiros jogos talvez porque tivesse encontrado nesta partida uma equipa mais forte fisicamente que soube controlar totalmente a luta nas tabelas (53-36).

Portugal entrou bem no jogo (16-14) surpreendendo a esquadra bósnia com um jogo de transições rápidas que tirou partido de alguma insegurança no passe, exibida pelo adversário nos primeiros compassos do encontro. Mas essa superioridade começou a esbater-se no segundo período (16-17) quando Portugal começou a padecer a espaços de alguma falta de consistencia em campo não conseguindo fazer a melhor seleção de lançamentos e vendo como claramente o seu adversário passava a dominar as tabelas a seu belo prazer. Contudo, Portugal conseguiu ainda chegar em vantagem ao intervalo (32-31).

A segunda parte foi totalmente da Bósnia. A equipa do leste da Europa controlou totalmente as tabelas (10 pontos em segundos lançamentos), aproveitou bem o aumento de turnovers na formação portuguesa (27 ao total), explorou com acerto o contra ataque (19 pontos conseguidos), e principalmente se beneficiou de alguma desesperação lusa na hora do lançamento com Portugal a abusar do lançamento exterior  para ir ganhando uma vantagem confortavel que principalmente no quarto período foi dilatando até establecer os números finais.

Diogo Araujo foi o mais esclarecido da equipa portuguesa com 15 pontos, 8 ressaltos e 1 assistência com Francisco Amiel a somar 12 pontos (mas com baixissima eficácia no lançamento), 6 ressaltos e 5 assistências e Sérgio Brito a registar (10 pontos). O vareiro Rodrigo Soeiro somou uma assistência e duas faltas cometidas em 6m30s em campo.

Portugal defronta amanhã Montenegro com a obrigação de vencer se quiser passas às meias finais da competição.

Basquetebol Olimpico | O melhor do USA - Espanha

NBA | Equipas regressam aos anos 90 na próxima época

Varias equipas da NBA vão vestir uniformes "retro" dos anos 90 durante ocasiões especiais na próxima temporada. A Liga sempre teve um especial carinho pelo "antigo" e tem sabido fazer negocio com todo tipo de merchandising, começando por comercializar essas camisolas que relembram o passado das franquicias mais ilustres.

 
Durante a época 2012-13, as equipas que usarão equipamentos Hardwood Classic serão as seguintes: Indiana Pacers, Milwaukee Bucks, Chicago Bulls, Atlanta Hawks, Miami Heat, Sacramento Kings, Phoenix Suns, Philadelphia 76ers, Cleveland Cavaliers, Toronto Raptors, Houston Rockets e Utah Jazz.

Basquetebol Olimpico | Team USA arrasa a Espanha no último teste antes de Londres


Os Estados Unidos ganharam sem complicações à Espanha em Barcelona, por 100-78 no último jogo de preparação de ambas as selecções antes dos Jogos Olímpicos. A equipa europeia só conseguiu por em apertos aos americanos durante o primeiro quarto mas após o intervalo nunca mais pode seguir o ritmo do chamado "Dream Team".

Os americanos foram sempre superiores vencendo em todos os períodos do jogo: 23-21, 25-19, 26-20 e 26-18 com o Coach K a dar minutos a todos os jogadores.

Guiados por Carmelo Anthony (27 pontos) e LeBron James (25) que dividiram o protagonismo por cada uma das metades que o jogo teve, os americanos demonstraram uma grande versatilidade conseguindo contrariar a suposta vantagem de que dispunham os espanhóis no jogo interior. Mesmo com Tyson Chandler a jogar só sete minutos na partida devido a problemas de faltas (chegou a sair com 5 faltas) os americanos tiraram grande partido dos seus extremos interiores a jogar como "postes falsos", que graças a uma grande mobilidade e a um bom aproveitamento do pick and roll uma e outra vez foram complicando a vida dos homens altos da equipa da casa. O Team USA também impôs sempre uma defesa muito pressionante que acabou por complicar a vida a uma Espanha que não se mostrava a vontade na construção do seu jogo ofensivo.

Com a motivadora vitória sobre a Espanha, os Estados Unidos somaram triunfos nos cinco jogos de preparação: vitórias sobre a República Dominicana (113-59), o Brasil (80-69), a Grã-Bretanha (118-78) e a Argentina (86-80).

Do lado espanhol, sem as mesmas soluções, acabou por ser Pau Gasol, jogador dos Lakers, o melhor marcador, com 19 pontos (cinco ressaltos defensivos e nenhuma assistência) seguido por Sergi Ibaka que anotou 16 pontos mas que desapareceu do campo na segunda parte do encontro.

ESPANHA: Calderón (4), Navarro (11), Rudy Fernández (8), Ibaka (16), Pau Gasol (19) --cinco inicial--; Reyes (7), Claver (7), San Emeterio (2), Llull (1) e Sada (3).

ESTADOS UNIDOS: Paul (5), Bryant (6), James (25), Durant (13), Chandler (2) --cinco inicial--; Westbrook (9), Williams (4), Iguodala (-), Love (2), Harden (7), Davis (-) e Anthony (27)

Videos | Adidas EUROCAMP 2012

Basket para Todos 2012 | Jogos regressam hoje

terça-feira, 24 de julho de 2012

LPB | Ovarense abre campeonato com o ascendido Algés

O sorteio da Liga, que decorreu ontem na sede da federação (FPB), ditou que o campeão Benfica vai estrear-se na competição frente ao CAB, na Madeira. As águias iniciam a defesa do título num recinto onde na última temporada venceram por 92-87, logo na 2.ª jornada da prova.

O campeonato da Liga Portuguesa de Basquetebol, com apenas 11 equipas, arranca no fim-de-semana de 20 e 21 de outubro com a Ovarense Dolce Vita a defrontar em casa o recem promovido Algés. Face à ausência do vice-campeão FC Porto – que extinguiu a equipa profissional devido a problemas financeiros e não apresentou a candidatura à federação –, as atenções estarão esta temporada centradas na formação do SL Benfica, actual campeão, que terá como principais adversários na luta pela revalidação do título a Ovarense e o CAB Madeira.

O calendário completo do campeonato só será divulgado mais tarde após emparelhamento com as jornadas duplas para conveniência das equipas insulares.

1.ª JORNADA

20 E 21 DE OUTUBRO

CAB Madeira-Benfica
Ovarense-Algés
Barreirense-Académica
Física-Lusitânia
V. Guimarães-Barcelos
Folga: Sampaense

Basket para Todos 2012 | Classificação Final 2ª Fase

Videos | Basquetebol Espectáculo na Summer League 2012

Videos | Roubo e Afundaço na Summer League

Notícias | Aprovado o documento da Conferência Nacional do Calendário 2012/13

A Federação Portuguesa de Basquetebol levou a cabo no passado dia 7 de Julho durante as Festas do Mini Basquetebol que realizaram em Paços de Ferreira a Conferência Nacional do Calendário 2012/13 onde se definiu a calendarização da nova temporada.  Dita reunião que juntou muitas das pessoas envolvidas no basquetebol nacional realizou-se no Auditório da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

No link abaixo assinalado podes conferir todas as conclusões e a calendarização da próxima época do nosso basquetebol:

Conferencia de Calendário Época 2012/2013

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Selecções | Portugal sofre mas vence novamente e fecha primeira fase invicta


A Selecção portuguesa de Sub16 Masculinos venceu esta segunda-feira a equipa da Áustria por 43-40 no derradeiro jogo da primeira fase da competição. Depois de ter assegurado o primeiro lugar do seu grupo a selecção lusa teve alguns problemas para levar de vencida um adversário que ainda não conheceu o doce sabor da vitória nesta prova mas que complicou ao máximo o triunfo português.

Uma excelente entrada na partida (17-8) permitiu aos portugueses ir gerindo a vantagem no marcador. Se bem é certo que a equipa lusa voltou a não permitir muitos pontos também é certo que esteve muito desacertada no lançamento de campo (26%) e nas transições perdendo novamente um elevado número de bolas (20) e o resultado do jogo poderia ter sido outro se o adversário tivesse um melhor aproveitamento desde a linha de lance livre (44% falhando 18 lances livres em 32). Um aviso à navegação num momento em que a nossa selecção irá entrar numa fase mais competitiva e com adversários mais exigentes.

O jogo e a situação na tabela de classificação permitiu ao seleccionador dar mais minutos a atletas menos utilizados nas primeiras rondas numa partida onde Sérgio Silva não actuou. Carlos Salamanca com 9 pontos e 6 ressaltos, Luís Câmara (9 pontos e 4 ressaltos) e Francisco Amiel (6 pontos e 9 ressaltos) foram os jogadores que mais estiveram em destaque na Selecção. O vareiro Rodrigo Soeiro esteve em campo 9 minutos com 1 ponto, 1 ressalto ofensivo e 1 assistência, cometendo 4 faltas e sofrendo uma, com um turnover e uma bola recuperada.

Videos | O melhor do USA - Argentina em camara lenta

Basquetebol Olímpico | Team USA sofre para vencer a Argentina


Os Estados Unidos continuam 100% vitoriosos nesta preparação para os Jogos Olímpicos, tendo este domingo batido a Argentina por 86-80, numa partida disputada em Barcelona, naquele que terá sido o mais duro teste até ao momento para a Dream Team.

A turma norte-americana, comandada por Mike Krzyzewski, até entrou muito bem, abrindo um anormal "score" de 19-3 em pouco mais de três minutos. Os argentinos conseguiriam responder e lutaram pela partida até final, cedendo apenas por 6 pontos.

Kevin Durant voltou a mostrar a sua capacidade, fazendo 27 pontos, enquanto Kobe Bryant fez 18 e LeBron James 15. Do lado contrário, Manu Ginobili alcançou 23 pontos, seguido por Carlos Delfino (15) e Luis Scola (14).

Videos | Basquetebol Espectáculo com Jeremy Pargo na NBA Summer League 2012

Videos | A conexão Kenneth Faried-Evan Fournier na Summer League

domingo, 22 de julho de 2012

NBA | Brandon Roy está de volta

Selecções | Sub16 Femininas perdem e não conseguem a subida de divisão

A Selecção Nacional feminina de Sub-16 falhou hoje o terceiro posto da divisão B dos Europeus ao perder, após prolongamento, com a Letónia por 42-35 em Tallin, Estónia. Com a derrota Portugal também perdeu a possibilidade de alcançar a subida de divisão uma vez que as primeiras três equipas classificadas ganhavam esse direito.

Depois de se atrasarem nos dois primeiros períodos, face aos 10-5 e 14-9, as portuguesas voltaram ao jogo com supremacias 10-1 e 9-8 nos parciais seguintes, que motivaram o empate 33-33 no fim do tempo regulamentar. Como os parciais do jogo demonstram a partida esteve sempre caracterizada pelos muitos nervos em ambos lados, com as equipas a mostrar-se pouco felizes na concretização ( Portugal teve 14% de lançamento em campo e a Letónia 29%) e com muitos turnovers de ambas partes o que possibilitou um grande equilibrio ao longo de todo o encontro.

As portuguesas ainda equilibraram no início do tempo extra 35-35, mas depois sofreram um decisivo parcial 7-0 que acabou com as suas esperaas.

Francisca Meneido, com 11 pontos, e Simone Costa, com 10, foram as melhores concretizadoras da selecção de Portugal que hoje não contou o com o aporte de Maria Koustorkova bem defendida que só conseguiu aportar 5 pontos longe do que tem sido a sua producção ao longo do torneio.

Com esta derrota, Portugal acaba em 4º lugar a sua participação no Europeu do escalão.