A Seleção portuguesa de Sub16 masculinos perdeu pela primeira vez no Europeu B que se está a disputar na Roménia, ao cair, no inicio da segunda fase, diante da seleção da Bósnia por 52-69 numa partida em que a equipa nacional ainda conseguiu equilibrar o jogo durante os primeiros vinte minutos (32-31 ao intervalo) mas em que depois foi claramente superada pela maior presença física e pela maior eficácia no lançamento dos bósnios. Num jogo muito fraco tecnicamente (51 turnovers entre as duas equipas), a equipa lusa esteve claramente num dia não a nivel ofensivo abusando do lançamento exterior com nulo aproveitamento (1/22) e não conseguiu impor a agressividade defensiva que tinha mostrado nos seus primeiros jogos talvez porque tivesse encontrado nesta partida uma equipa mais forte fisicamente que soube controlar totalmente a luta nas tabelas (53-36).
Portugal entrou bem no jogo (16-14) surpreendendo a esquadra bósnia com um jogo de transições rápidas que tirou partido de alguma insegurança no passe, exibida pelo adversário nos primeiros compassos do encontro. Mas essa superioridade começou a esbater-se no segundo período (16-17) quando Portugal começou a padecer a espaços de alguma falta de consistencia em campo não conseguindo fazer a melhor seleção de lançamentos e vendo como claramente o seu adversário passava a dominar as tabelas a seu belo prazer. Contudo, Portugal conseguiu ainda chegar em vantagem ao intervalo (32-31).
A segunda parte foi totalmente da Bósnia. A equipa do leste da Europa controlou totalmente as tabelas (10 pontos em segundos lançamentos), aproveitou bem o aumento de turnovers na formação portuguesa (27 ao total), explorou com acerto o contra ataque (19 pontos conseguidos), e principalmente se beneficiou de alguma desesperação lusa na hora do lançamento com Portugal a abusar do lançamento exterior para ir ganhando uma vantagem confortavel que principalmente no quarto período foi dilatando até establecer os números finais.
Diogo Araujo foi o mais esclarecido da equipa portuguesa com 15 pontos, 8 ressaltos e 1 assistência com Francisco Amiel a somar 12 pontos (mas com baixissima eficácia no lançamento), 6 ressaltos e 5 assistências e Sérgio Brito a registar (10 pontos). O vareiro Rodrigo Soeiro somou uma assistência e duas faltas cometidas em 6m30s em campo.
Portugal defronta amanhã Montenegro com a obrigação de vencer se quiser passas às meias finais da competição.
Sem comentários:
Enviar um comentário