****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

terça-feira, 7 de maio de 2013

Juniores B | Coesão defensiva garante vitória suada


A Ovarense venceu no passado dia 01 de Maio a equipa da Juventude Pacense por 54-59 garantindo virtualmente o apuramento para a Fase Final do Torneio Inter Associações 2013. Numa partida bem disputada, vibrante e muito equilibrada, a equipa vareira fez valer a sua maior fortaleza defensiva, muito especialmente durante o terceiro período, para assegurar uma suada vitoria diante de um adversário forte fisicamente e que chegava a partida com a imperiosa obrigação de vencer para manter vivas as suas esperanças de apuramento.

Não se esperava um jogo jogo fácil e simples de ganhar a não ser que a nossa exibição fosse mais coesa, intensa e homogénea durante os 40 minutos. No jogo da primeira volta já tínhamos verificado a qualidade da equipa pacense caracterizada pela grande capacidade física, o alto ritmo de jogo e a sua fortaleza nas áreas interiores mas também no lançamento exterior. Por isso foi importante entrar bem no desafio impondo um ritmo forte, com agressividade defensiva, presença na tabela defensiva, transições fluídas e normalmente com boas seleções de lançamento que nos permitiram durante os primeiros cinco minutos liderar o marcador. No entanto, com o decorrer dos minutos fomos perdendo consistência e permitimos que os locais equilibrassem a partida cedendo mesmo no final do período um lançamento exterior que levou a que  a equipa pacense se adianta-se por 12-14.


No segundo quarto estivemos menos bem durante a primeira metade mostrando a nossa pior faceta durante o jogo uma vez que não tivemos segurança nas nossas transições para o ataque o que se reflectiu num elevado número de turnovers e propiciou que a equipa local com bom aproveitamento no lançamento exterior se distanciasse momentaneamente no marcador com 9 pontos a passagem dos primeiros quinze minutos de jogo. Depois de um atempado desconto de tempo, recuperamos os níveis de concentração e conseguimos recuperar o controlo do jogo ao apertar mais com o adversário em termos defensivos e ao melhorar na circulação da bola e na dinâmica ofensiva o que nos permitiu recuperar no marcador embora ao intervalo continuássemos a estar por baixo no marcador: 24-26.

A segunda parte dos vareiros foi diferente para melhor. Entrámos a todo gás conscientes de que só trabalhando colectivamente poderíamos levar de vencida a equipa anfitriã. Melhoramos nos processos defensivos reduzindo os espaços, elevando a pressão sobre as linhas de passe do adversário e exprimindo ao máximo as suas posses de bola o que se reverteu na maioria dos casos em más seleções de lançamento . A nossa entrega defensiva foi recompensada pelo facto da equipa local anotar tão só 4 pontos durante este período o que se iria revelar fundamental para garantir a vitoria final. A vitória no quarto (12-4) só peca por escassa uma vez que estivemos perdulários na finalização o que nos impediu de amealhar uma vantagem segura que nos permitisse gerir com mais tranquilidade os derradeiros dez minutos.

O derradeiro parcial voltou a ser mais equilibrado embora a nossa equipa tenha mantido sempre o controlo do marcador. A falta de 2m55s por jogar, os vareiros lideravam 41-51 atingindo a máxima vantagem no jogo o que lhes permitiu controlar até ao final aguentando ainda uma última tentativa de recuperação dos locais mais forçada por alguns lapsos de concentração da nossa equipa que por méritos próprios.

Vitória clara e justa da nossa equipa que provou grande capacidade de sacrifício e solidariedade diante de um adversário forte mas que nesta partida se revelou menos colectivo.

 FICHA DO JOGO:

OVARENSE (12+12+12+18): Ricardo Martins (2), Gabriel Diaz (4), Paulo Diaz (4), Nuno Monteiro (5), Nuno Leite (11), Josué Costa (2), Ricardo Ribeiro (0), Rodrigo Soeiro (8), Rodolfo Castro (8), José Soares (0), e Sebastião Casaca (10).    - Treinador: Mário Leite.

JUVENTUDE PACENSE (14+12+04+19): D. Ferreira (11), A. Moreira (14), F. Leal (-), H. Lemos (0), R. Silva (0), J. Gonçalves (13), P. Monteiro (0), F. Freitas (3), R. Morais (0) e R. Gomes (8).   Treinador: Raul Santos.

Árbitros: Pedro Lourenço e Luís Serra (Excluíram J. Gonçalves por 5 Faltas)

MVP OVARENSE: NUNO LEITE  (12 Pontos/ 7 Ressaltos / 4 Recuperações).

Sem comentários:

Enviar um comentário