****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

terça-feira, 7 de maio de 2013

Juniores Femininas | Ovarense obtém dramática vitoria e fica mais perto da Fase Final


A Ovarense deu um passo gigante rumo a Fase Final Nacional de Juniores Femininas depois de receber e vencer no passado sábado a equipa do Académico por 58-48 num jogo dramático e que só ficou decidido após a disputa de um prolongamento. A equipa vareira precisava de vencer por mais de oito pontos para depender de si própria nessa corrida a fase decisiva da prova e pode dizer-se que teve de sofrer muito para poder atingir esse objectivo.

Num jogo muito equilibrado as vareiras mostraram muita irregularidade ao longo dos quarenta minutos alternando excelentes parciais em que jogou rápido com boa dinâmica ofensiva, excelente atitude defensiva e muita garra nas tabelas com outros momentos de alguma falta de concentração em que primou o individualismo sobre o colectivo, com algumas falhas na coesão defensiva e demasiada precipitação na hora de selecionar os lançamentos. Depois de que nos primeiros dez minutos (empate a 12) o jogo passa-se por uma toada de equilíbrio, as vareiras entraram muito bem no segundo quarto construindo um parcial de 11-01 que lhe permitiu pela primeira vez na partida ter mais de dez pontos de vantagem no marcador (23-13) com 16m12s de jogo. No entanto, a equipa abrandou o ritmo no final do período e consentiu que o Académico ainda descontasse alguma desvantagem na saída para o intervalo (25-18).

No regresso dos balneários, manteve-se a falta de consistência na prestação das locais. A uma má entrada (0-9 nos primeiros 4m18s) seguiu-se um parcial de 10-0 em 4 minutos (35-27) que permitiu que as vareiras voltassem a sonhar. Contudo, o final do período foi favorável as visitantes que voltaram a reduzir para seis a desvantagem (37-31).

O quarto período (07-13) acabou por marcar a única fase de ascendente das portuenses na partida. As vareiras pareceram acusar alguma ansiedade jogando com muita precipitação e alguma falta de colectivo tanto nas tarefas defensivas como nos processos ofensivos, cometendo muitos erros nas transições e acusando alguma falta de mobilidade o que se reflectiu numa baixa eficácia no lançamento. No seu pior momento no jogo as vareiras tiveram no entanto a estrelinha da sorte do seu lado no final dos quarenta minutos conseguindo empatar já dentro dos últimos 25 segundos desde a linha de lance livre forçando a realização do prolongamento.

Nos cinco minutos adicionais a história foi totalmente diferente. A pausa fez bem as vareiras que entraram mais confiantes e concentradas neste período conseguindo dominar por completo a partida, controlando o  ritmo e impondo a sua maior frescura física e emocional para aos poucos ir ganhando vantagem. Contudo, o objectivo dos nove pontos só viria a ser atingido a pouco mais de 20 segundos para o final do desafio  numa fase em que a equipa visitante já se encontrava desconcertada e em quebra anímica. Um triplo a 9,5 segundos do fim foi a machadada final na resistência das portuenses e o justo prémio a capacidade de luta e persistência mostrados pelas locais ao longo da partida.

Jogaram: Carolina Tam (4), Maria Dumbrava (16), Carolina Semedo (7), Mariana Pinto (2) e Sofia Pinheiro (21) - Cinco Inicial - Patrícia Silva (0), Rute Castro (3), Helena Santos (0), Mariana Ferreira (5), Liliana Fernandes (0) e Sara Marques (0). - Treinador: Jorge Maia.

Na próxima partida, a Ovarense desloca-se a Valongo e se vencer irá garantir o apuramento para a disputa da Fase Final Nacional para a qual já se encontram apuradas o Algés, o GDESSA e o SC Coimbrões.

Sem comentários:

Enviar um comentário