****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Juniores Femininas | Garra vareira relança candidatura a Fase Final Nacional

A Ovarense manteve intactas as suas opções de revalidar o título nacional de Sub-19 Femininos ao vencer no passado sábado no Raimundo Rodrigues a equipa do CPN por 54-43. As vareiras  sobreviveram a um segundo período menos conseguido e com uma grande segunda parte (34-18) venceram por segundo dia consecutivo limpando a jornada dupla que dava inicio a segunda volta da competição o que combinado com os outros resultados da jornada lhes permitiu voltar a estar no grupo de equipas que lutam pelas duas vagas que dão acesso a Fase Final Nacional. 

Num desafio nem sempre bem jogado, entre dois conjuntos  que estavam proibidos de perder para não se verem prematuramente afastados das posições cimeiras, houve sempre entrega a 100%   as vareiras  conseguiram superiorizar-se graças ao emprego de grande intensidade e entreajuda nos processos defensivos, da solidariedade e entrega revelada em cada momento de jogo, da maior fortaleza mental para gerir a pressão do jogo e pela maior eficácia na concretização.

Ambas equipas entraram mal impondo um ritmo louco no jogo o que se reflectiu na grande quantidade de "turnovers", na pouca qualidade das transições ofensivas e nos baixos índices de concretização. Estes primeiros dez minutos se pautaram pelo grande equilíbrio, pelos muitos erros de parte e parte e pela grande tensão que todas as atletas revelavam. Mesmo assim, as vareiras conseguiram chegar ao final dos primeiros dez minutos em vantagem (12-10).

No segundo quarto, as locais passaram pelo seu pior momento no jogo ao perder alguma consistencia na sua exibição. Em termos defensivos deu mais espaço as jogadoras nortenhas ao permitir-lhes sair mais vezes em contra-ataques, foi menos dominante nas tabelas permitindo alguns segundos lançamentos e foi menos pressionante nos cortes das linhas de passe. Ofensivamente, perdemos algum discernimento acelerando em demasia o jogo e fazendo más seleções de lançamento o que permitiu que ao intervalo (20-25) as visitantes chegassem em vantagem no marcador.

Na segunda parte a situação alterou-se. A Ovarense entrou mais concentrada e coesa, impondo maior intensidade e agressividade defensiva, mais lúcida nas transições e mais assertiva na concretização o que lhe permitiu ir ganhando maior solidez na sua prestação. A equipa foi capaz de asfixiar as visitantes condicionando ao máximo o ataque das portuenses e ao conseguir alternar com sucesso o lançamento exterior com as penetrações foi ganhando uma boa vantagem que lhe permitiu virar o rumo dos acontecimentos e consolidar no final do terceiro quarto uma vantagem de sete pontos (37-30).

No derradeiro período (17-13) as vareiras mantiveram a qualidade do seu jogo ofensivo e embora perdendo alguma intensidade defensiva fruto do cansaço acumulado pelo jogo da véspera ainda conseguiram alargar a diferença pontual até aos onze pontos alcançada pela primeira vez a 6m26s do final.  As locais tiveram o tino suficiente para gerir essa vantagem até ao apito final  que reflectem a justiça do resultado e premeia a garra e o querer das nossas atletas ao longo dos quarenta minutos.

Jogaram: Carolina Tam (7), Maria Dumbrava (15), Carolina Semedo (10), Mariana Pinto (0) e Sofia Pinheiro (15) -Cinco Inicial- Patrícia Silva (0), Sara Marques (7), Liliana Fernandes (0), Rute Castro (-) e Cecília Baptista (-). Treinador: Jorge Maia

Sem comentários:

Enviar um comentário