****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Seleções | Boa segunda parte não da para Portugal chegar a vitoria diante da Itália

João "Betinho" Gomes esteve em grande
com um duplo-duplo (22pts e 10 Ress)
Portugal averbou esta quinta-feira a sua quinta derrota em outros tantos jogos no Grupo F da Fase de Apuramento para o Eurobasket 2013 ao cair em Coimbra diante da Itália por 70-82. Por seu lado, a equipa transalpina continuou a sua marcha invicta na prova e ficou a beira de garantir um lugar no Europeu do próximo ano. A equipa nacional, única sem vitórias no grupo, está assim matematicamente afastada do Campeonato Europeu, na Eslovénia, em Setembro de 2013, quando ainda faltam disputar três jogos. Portugal fez uma boa exibição conseguindo principalmente durante a segunda parte (51-44) do encontro condicionar durante muitos minutos o jogo da poderosa equipa visitante.

Numa partida em que os portugueses conseguiram "lavar" a pobre imagem deixada diante do mesmo adversário no jogo da primeira volta, foi novamente  preponderante para este novo desaire, uma entrada menos conseguida no jogo (9-22 nos primeiros dez minutos). Os italianos entraram muito fortes no desafio exercendo uma pressão defensiva constante no perímetro diante duma seleção portuguesa algo temerosa que revelava pouca dinâmica em campo, que pecava pela pouca eficácia no lançamento  (4/17) mostrando falta de paciência no ataque e pela pouca segurança no jogo (5 turnovers que produziram 8 pontos para os italianos). 

Essa superioridade dos visitantes pareceu confirmar-se no segundo período (10-16) com Portugal a ter novamente muitos problemas para criar boas soluções no ataque. Portugal entrou novamente mal (parcial de 0-6 nos primeiros 3m de jogo) mas foi melhorando a medida que o período avançava ao impor mais intensidade defensiva e uma pressão mais alta o que não permitiu aos italianos tantas facilidades no seu ataque organizado. Mesmo assim, ao descanso as estatísticas revelavam a grande diferença entre as duas equipas com os italianos a ter 50% nos lançamentos de campo contra 24,1% dos portugueses e com onze dos doze jogadores transalpinos a terem concretizado pelo menos dois pontos ao contrario da equipa lusa que ia vivendo praticamente da inspiração de João "Betinho" Gomes.

O vareiro Jaime Silva esteve muito
eficaz (50%) desde a linha dos 3pts
Abaixo no marcador ao intervalo por 19-38, os fantasmas do jogo em Sassari pareceram rondar a prestação lusa mas a segunda parte revelou uma seleção transfigurada, mais combativa e que foi capaz de complicar e de preocupar a espaços, a estrutura italiana.  Portugal arrancou muito bem no 3º período marcando os primeiros 8 pontos impondo maior agressividade defensiva, alternando a defesa zona com a pressão em todo o campo e tirando também partido de alguma soberba e relaxamento dos jogadores visitantes. Pena que esta boa atitude que nos permitiu aproximar-nos a 12 pontos (31-43) não tivesse continuidade com os portugueses a perderem na ponta final do período alguma concentração que permitiu aos italianos regressar aos 17 pontos de vantagem no final do quarto (42-59). 

Portugal voltou à discussão do jogo com um último quarto de excelente qualidade. A equipa portuguesa conseguiu amealhar um parcial de 10-0 graças ao acerto no lançamento exterior (personalizado em Jaime Silva) e à capacidade de "Betinho" Gomes em ações individuais dentro da zona da pintura. Os italianos passam então por um mau momento na partida ao não conseguir contrariar um jogo mais físico e agressivo nas marcações dos portugueses. Portugal conseguiu ainda aproximar-se a sete pontos (54-61) a falta de pouca mais de três minutos mas depois embora continuasse a lutar perdeu alguma objectividade no ataque o que permitiu que a Itália respirasse e conseguisse nos últimos dois minutos, principalmente, manter a vantagem até ao final do desafio.

Na equipa portuguesa, João "Betinho" Gomes esteve em destaque coleccionando um duplo-duplo (22 pontos e 10 ressaltos) aos que somou 3 recuperações. Jaime Silva também esteve em destaque ao somar 15 pontos (5/10 em  L3 pts). O veterano Paulo Cunha somou 8 pontos e 4 ressaltos.

Portugal joga agora no próximo dia 5 de Setembro como visitante diante da República Checa equipa que venceu no outro jogo do grupo a Bielorrusia por 79-72 afiançando o seu segundo lugar na "poule atrás dos italianos.

Por Portugal jogaram: José Silva (2), Mário Fernandes (8), Jaime Silva (15), Paulo Cunha (8), Claúdio Fonseca (3), João "Betinho" Gomes (22), Miguel Minhava (4), Jorge Coelho (2), Elvis Evora (0), João Santos (6), Tomás Barroso (2) e Fábio Lima (0).

Sem comentários:

Enviar um comentário