****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Seleções | Portugal averba segunda derrota na Fase de Qualificação para o Eurobasket


Portugal perdeu, em Almada, com a República Checa, por 67-74, na 3.ª jornada do Grupo F da fase de qualificação para o Eurobasket'2013, na Eslovénia, numa partida onde um mau primeiro período foi fulcral para o desfecho negativo do jogo.

Depois da pesada derrota (45-97) sofrida em Itália, na ronda de abertura (o conjunto nacional folgou na jornada seguinte), a equipa comandada por Mário Palma esteve francamente melhor. Contudo, logo de entrada, voltou a revelar imensas dificuldades ofensivas, na defesa da sua tabela e com baixos índices de agressividade que contribuíram para que os checos, desde cedo, amealhassem uma importante vantagem. A perder por 14 no final do período inicial (10-24), Portugal ainda esboçou uma boa reação no segundo período que venceu por 24-19 fazendo do lançamento exterior a sua principal arma. Com Jaime Silva em destaque neste período (15 pontos com 5/7 em L3ptos) a equipa lusitana esteve mais activa em campo conseguindo com Claúdio Fonseca e Paulo Cunha equilibrar a luta nas tabelas e criar mais problemas aos checos no seu ataque. Contudo, Portugal nunca conseguiu encurtar a diferença para menos dos sete pontos.

Na segunda parte, Portugal esteve melhor mas sem conseguir materializar o seu ligeiro ascendente sobre os visitantes. A equipa checa pareceu acusar maior desgaste devido ao intenso calor verificado no Pavilhão de Almada e os lusos conseguiram manter-se na discussão do resultado embora sem nunca conseguir passar para a frente do marcador. O melhor que a equipa nacional conseguiu foi aproximar-se a 4 pontos, já dentro do derradeiro minuto.

Em relação as estatísticas do jogo, Portugal foi dominado nos ressaltos (37-39) embora essa diferença se tenha acentuado mais ao longo da primeira parte. Mas foi na eficácia no lançamento de campo que se verificaram as maiores diferenças. Enquanto Portugal lançou para um 34,8% os checos foram claramente mais eficazes com um 49,1%. Destaque na equipa nacional para o registo de 100% nos lançamentos livres (11/11). Outro detalhe importante é que o banco de Portugal anotou 45 dos 67 pontos marcados na partida.

Com esta derrota, as possibilidades de Portugal obter a qualificação e chegar à fase final são cada vez menores, mas matematicamente ainda está tudo em aberto.

Por Portugal jogaram: José Silva (2), Jaime Silva (20), Paulo Cunha (2 pts e 7 ress), Claúdio Fonseca (6), João "Betinho Gomes" (10), Miguel Minhava (6), Jorge Coelho (4), Elvis Evora (0), Nuno Oliveira (-), João Santos (8), Tomás Barroso (9) e Fábio Lima (0).

Sem comentários:

Enviar um comentário